Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Olá bom dia amigo , querendo ajudar ás suas questões.. e relação á primeira refere-se como proceder para conseguir criar os híbridos é isso?
Em relação á segunda questão, o nome da noiva será um canário femea mestiço pois é de um cruzamento de dois canários de raças diferentes. Logo não é raça pura e defenida. Sendo o amarelo que diz um amarelo tipo lipocromo amarelo.. ou vai ser um amarelo.. mas ágata amarelo ou ágata amarelo mosaico? e o outro o agata mosaico.. qual vai ser? agata amarelo mosaico ou agata vermelho mosaico...

Não sei se ajudei ou compliquei mais,mas chegaremos lá!!
Abraço,
Pintassilgo
ZéGuilherme
Mensagens: 25
Registado: quinta, 20/set/2007, 15:08
Localização: VNGaia

Boa tarde ao Fórum,

Amigo Sérgio, grato pela sua colaboração. Não complicou antes pelo contrário ...
1-Está correcto quando diz que o que eu pretendo é criar híbridos ? ... para vêr como é !!
2-Será correcto chamar à "noiva" ágata amarelo mozaico, sabendo que descende de um cruzamento Macho lipocromo amarelo com Fêmea ágata amarelo mozaico !?
Se bem entendi devo classificá-la como "ágata amarelo mozaico - Fêmea mestiça" ou tem outra designação !?
Analizando a coisa e vendo as gerações, tanto os pais como os filhos são todos mestiços !!! o macho foi-me dado em Aveiro a fêmea é de Gaia. Quando é que se diz que um canário é puro !?

Cumprimentos,
ZéGuilherme
Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Olá amigo Zé Guilherme, faz bem em tentar criar híbridos pois é uma área fascinante.
Não é correcto chamar á dita noiva ágata amarelo mosaico pois ela descende de duas raças diferentes. Só se fossem os dois pai e mae agatas mosaicos. Como o pai é um lipocromo, nem melanico é.. apenas é uma raça indefinida ou seja mestiça.
Até pode parecer muito parecida com o pai ou mae mas nunca será uma de raça pura certo?
De onde os progenitores vêm isso nao interessa... desde que sejam puros.
Para serem puros têm que estar em conformidade com o standar de uma respectiva raça.
Tem que olhar para a ave e observar a cor... as penas... e uma imensidão de coisas afim de se verificar se é pura ou não. Mas nos canários de cor nao tenho muita experiencia.
Espero ter ajudado,
Sérgio Melo
ZéGuilherme
Mensagens: 25
Registado: quinta, 20/set/2007, 15:08
Localização: VNGaia

Boa noite amigo Sérgio Melo,

Estou satisfeito com a sua ajuda, obrigado.
As referências que fiz quanto aos progenitores foi, mais para lhe garantir não haver parentesco entre ambos. Contudo, para mim, a pureza nos pássaros é, a sua beleza de porte; as suas côres e o seu belo canto. Gosto de vêr os meus pássaros felizes e, é por isso que o meu pintassilgo é Rei no meio do canaril ...

Agora, um aparte. O Sérgio tinha razão ao indicar-me o Fórum! é que, tenho consumido algumas boas horas nestes poucos dias... penso até já ter dado a volta a quase tudo... muito boa e proveitosa leitura.

Um abraço,
ZéGuilherme
Avatar do Utilizador
adr
Mensagens: 19
Registado: segunda, 04/fev/2008, 06:18

Saudações, amigos, sou novo no forum e essa é minha primeira resposta, já q sou louco por híbridos.
O texto abaixo é parte da resposta de uma carta q enviei àquele q considero o maior criador de fringilideos do mundo, o italiano Giorgio de Bassegio, nessa carta pedi a ele conselhos sobre hibridação(pintassilgo x canária) com as espécies de pintassilgos q crio, entre eles o carduelis carduelis, vejam em italiano e em português:

E: Con Carduelis carduelis dipende dal tipo di ibridi che si vuole ottenere:
•E: Com Carduelis carduelis depende do tipo dos híbridos que se quer obter:
a)Ibridi scuri : Canarina verde(nero-bruno) a piumaggio intensivo (anche Canarine cobalto e onice)
•a) Híbridos escuros: Canários verdes (preto-marrom) com plumagem intensa (também Canários cobalto e ônix)

b)Ibridi pezzati chiari : Canarina mosaico lipocromica con piumaggio di tipo intensivo (aderente al corpo,corto,compatto,lucido). Nascono F1 scuri e alcuni pezzati di chiaro (giallo o bianco).
•b) Híbridos com manchas claras: Canários negro-marrom mosaico com a plumagem intensa (aderente ao corpo, curta, compacta, clara). F1 escuro e algumas manchas claras (amarelo ou branco).

c)Ibridi chiari: Canarine gialle o bianche dominanti ,entrambe a "occhi rosa" isabella, da un ceppo appositamente selezionato,come indicato nella risposta n° 1.
•C) Híbridos claros: As canárias fêmeas amarelas ou brancas dominante, ambas aos “olhos rosa” amarelo claro, F1 selecionado propositadamente, como indicado na resposta n° 1.

Pelo q entendi, para obtenção de híbridos claros, ele aconselha fêmeas brancas dominantes de olhos vermelhos(Albinas) e amarelas claras(Nevadas) tb com olhos vermelhos(Lutinas).
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

adr Escreveu:Saudações, amigos, sou novo no forum e essa é minha primeira resposta, já q sou louco por híbridos.
O texto abaixo é parte da resposta de uma carta q enviei àquele q considero o maior criador de fringilideos do mundo, o italiano Giorgio de Bassegio, nessa carta pedi a ele conselhos sobre hibridação(pintassilgo x canária) com as espécies de pintassilgos q crio, entre eles o carduelis carduelis, vejam em italiano e em português:

c)Ibridi chiari: Canarine gialle o bianche dominanti ,entrambe a "occhi rosa" isabella, da un ceppo appositamente selezionato,come indicato nella risposta n° 1.
•C) Híbridos claros: As canárias fêmeas amarelas ou brancas dominante, ambas aos “olhos rosa” amarelo claro, F1 selecionado propositadamente, como indicado na resposta n° 1.

Pelo q entendi, para obtenção de híbridos claros, ele aconselha fêmeas brancas dominantes de olhos vermelhos(Albinas) e amarelas claras(Nevadas) tb com olhos vermelhos(Lutinas).
Então voltamos ao ponto de inicio, os rumores sempre estavam certos. :lol: :lol: :lol:
Obrigado pela colaboração Adr :wink:
pintas1977 Escreveu:Boas :lol:

Já tentei e consegui facilmente tirar hibridos (PintassilgoxCanária) com várias espécies de Canárias e várias cores.
Acontece que eles saem sempre escuros.

Quais as Fêmeas ideais para conseguir os Hibridos o mais claro possível ???

Houvi rumores de que isso seria possível com Canárias Brancas ou Amarelas com Olhos Vermelhos. Será possível ?????

Cumpts
Jaime
Cumprimentos
Jaime Simões
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Olá a todos

Continuando este tema descobri esta foto na Net :

Imagem

O autor refere-a como um cruzamento "Pintassilgo X Canária Satiné Vermelha Mosaica". Dá uma cor bonita, no entanto a minha dúvida é se o Pintassilgo é cor Ancestral ou já é mutado ??? Será que um Pintassilgo cor Ancestral com esta Canária dá mesmo esta cor ???
Cumprimentos
Jaime Simões
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Hibridos claros (Quais as melhores fêmeas para consegui-los)

Amigos boas ja tirei hibridos de pintas com todas as cores de canaria, claro que quanto mais clara for a canaria mais claro pode sair , e digo pode por que não é regra , mas os mais bonitos serão sempre de mãe amarela limão ou mosaico embora as malhadas tambem deem filhos bonitos o meu casal que me da malhados mas pouco malhados com o peito amarelo e coleira a femea e mosaico o casal ja cria a 5 anos mas o meu enteresse nunca foi tirar hibridos claros , mas sim hibridos o mais parecidos com o pai com grandes mascaras e muito amarelo nas asas pois ficam lindos quanto as canarias brancas ja disse aqui numa outra conversa que em cada 100 saiem 98 cinzentos quase quie nem se percebe o diadema os outros 2 podem a te ser malhados mas não e facil e a mesma coisa que tirar com uma canaria de poupa podem sair 10 de poupa e com outra canaria nunca da nemhum, espero ter ajudado com alguma coisa eu so falo de experiencias passadas comogo feitas por mim estarei sempre deponivel para qualquer esclarecimento abraço a esta familia que adoar os hibridos
aumore
Mensagens: 23
Registado: quinta, 01/jul/2010, 23:51

Re: Hibridos claros (Quais as melhores fêmeas para consegui-los)

Boa tarde, canárias lipocromo amarelo mosaico e vermelho mosaico, ambas sem olhos vermelhos.
resultado
Imagem
Imagem

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”