ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Boas pessoal
Tenho andado a prestar muita atencao às posturas dos meus exóticos. Primeiro os babetes mandaram os ovos para fora do ninho, tavam bicados, depois um casal de mandarins comeu o primeiro ovo, entretanto ja fizeram nova postura. Outro casal de mandarins exatamente igual, e agora os bichenovs ontem apareceu o primeiro ovo, mas hoje desapareceu. Os bengalins meteram tambem um ovo mas nao comeram, abandonaram o ninho. Tudo isto passaros novos que estao a criar pela primeira vez.
Tou a chegar a conclusao que isto é normal . Como acontece com voces com casais novos?
exoticosftw
***
Mensagens: 78
Registado: domingo, 31/ago/2014, 21:19

Re: Exoticos: O primeiro ovo desaparece sempre?

Nunca, isso normal não é... devem ter é falta de calcio, tem grit e osso de choco à disposição?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Exoticos: O primeiro ovo desaparece sempre?

Não é normal, mas como diz que é a primeira postura pode ser disso, não tem maturidade suficiente.
Ou pode ser mesmo carência de alguma vitamina.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Acho isso tudo muito estranho, principalmente com mandarins, que muito raramente dão problemas na criação.
Prestar atenção aos ninhos constantemente também não ajuda, mas provavelmente é alguma carência de vitamina ou cálcio.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Mas os mandarins ja se deixaram disso, ja tao os dois casais no choco. Agora os bichenovs é que ja comeram hoje o segundo ovo. Têm calcio e osso de choco. Os bichenovs é que so tinham calcio mas meti hoje o osso de choco
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Joker Escreveu:Acho isso tudo muito estranho, principalmente com mandarins, que muito raramente dão problemas na criação.
Prestar atenção aos ninhos constantemente também não ajuda, mas provavelmente é alguma carência de vitamina ou cálcio.
Nos meus ninhos nao preciso mexer para ver. Os mandarins é ninho de canario, os bichenovs e babetes sao ninhos de madeira e pelo buraco vejo la os ovos.

Ja agora aproveito para tirar uma duvida. Os bichenovs criam bem directo?
exoticosftw
***
Mensagens: 78
Registado: domingo, 31/ago/2014, 21:19

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Deveria mudar para ninhos de exoticos nos mandarins.
Se continuarem a desaparecer ovos pode é dar calcio na àgua, eles as vezes sao tontos e nao fazem caso do grit... pode ser tambem falta de experiencia como disseram mas nao é normal.

Depende do casal, eles até criam +/- se bem que a maioria os tire com amas.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

exoticosftw Escreveu:Deveria mudar para ninhos de exoticos nos mandarins.
Se continuarem a desaparecer ovos pode é dar calcio na àgua, eles as vezes sao tontos e nao fazem caso do grit... pode ser tambem falta de experiencia como disseram mas nao é normal.

Depende do casal, eles até criam +/- se bem que a maioria os tire com amas.
Os mandarins escolheram assim. Tinham os dois ninhos a escolha. Os bichenovs sao novos, vou esperar para ver se deixam de comer os ovos
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Boas. Os bichenovs iniciaram hoje a segunda postura. Agora quando chegar a casa vou ver se continuam a comer os ovos. Mas desta vez têm, vitaminas, gritt, osso de choco, calcio em pedra e a gaiola duas vezes maior.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Desta vez ja correu bem. Ja tenho entao os bichenovs no choco com apenas 3 ovos. A maturidade tambem deve contar pois os mandarins custaram a pegar.

Os goulds e os estrelas ainda nao deram indicios de criacao. Os babetes acho um pouco estranho. Ja passaram mais de dois meses da primeira postura falhada. Têm tudo à disposicao, estao numa gaiola de metro, nunca saem, ou praticamente nao saem do ninho mas nao metem ovos.
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

boas, vais criar bichenovs direto ou com bengalins?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Vou tentar directo . Por acaso ate tenho uns bengalins a jeito mas vou tentar directo. Tambem porque me distraí na postura dos bichenovs. Ja devem tar com uns 8 dias
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Fazes muito bem, direto é sempre outro desafio, depois conta como correu, nunca tive bichenovs mas gosto deles
Boa sorte nas criaçoes :D
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Joker Escreveu:Fazes muito bem, direto é sempre outro desafio, depois conta como correu, nunca tive bichenovs mas gosto deles
Boa sorte nas criaçoes :D
Claro eu vou relatando. Tive estes dias de carnaval em casa e reparei que eles fazem choco alternado. Da parte da manha ta a femea a chocar, depois trocam ao almoco. Engraçado
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Exóticos: o primeiro ovo desaparece sempre?

Então estão mesmo em sintonia, se se estão a portar assim bem no choco é bom sinal agora é esperar que tudo corra bem principalmente depois, nos primeiros dias de vida das crias.

Se não foi a primeira pode ser que seja a segunda, se não for a segunda será a terceira, o importante é não desistir das aves

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”