Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Gaiola para fotos

:D Ola a Todos!


Hoje a tarde fiz uma experiencia. Converti uma gaiola de plastico da Orniex, em estudio fotografico para tirar fotos de passaros.

As vantagens são varias. Este estudio é mais leve que a caixa com vidro. Depois como lateralmente as divisorias são amoviveis pude colocar umas laterais novas de maneira que deixem entrar luz. Tapei a parte frontal com cartão e fiz uma extensão para poder introduzir a objectiva da maquina sem recorrer ao espelho, para eliminar o reflexo.

A maquina fotografica foi colocada num tripé, como a caixa ficou tapada a ave ficou mais calma.

Agora vou contar uma pripécia. Tirei as fotos no exterior a sombra com luz do dia. O modelo foi um de três hibrido/a de pintassilgo que me ofereceram pois não cantam. Foi um destes tres passaros que meti dentro do estudio (gaiola orniex). Tapada por todos os lados so com um buraco aberto, a ave fugiu e nem olhou para tras. Bom tive recorrer as reservas e desta vez tive mais cuidado.



Imagem


Imagem


Imagem

Finalmente o resultado das fotos. Não é muito famosa a defenição, mas não ha reflexos na foto. Penso que estou no bom caminho para aprefeiçoar esta tecnica.

Agradeço que façam os vosso comentarios e deixem as vossas sugestões.

Cordiais cumprimentos;)
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Gaiola para fotos

Boas
Armando parece que o novo estudio é mais practico!
Essa de deixar escapar o passaro é que foi pena, mas.... bem, a quem é que nunca aconteceu, seja por que miotivo for?
Armando Moreira Escreveu::Finalmente o resultado das fotos. Não é muito famosa a defenição, mas ...
Acho que não é um problema de definição mas sim de focagem.
Repare que o tronco atrás da ave está focado. Deve te-lo focado e a ave ficou um pouco mais próxima da lente. O Armando está a fotografar muito perto e se a ave estiver 4 ou 5 centimetros mais perto isso vai notar-se.

Experimente com maior velocidade de obturação e abrir um pouco mais
o obturador para entrar mais luz. Isso fará com que o fundo fique ainda mais desfocado e realçará a aquilo que estiver bem focado, esperamos que seja uma das suas belas aves.

Cumprimentos.
Carlos Felicio
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Gaiola para fotos

Boas
Armando parece que o novo estudio é mais practico!
Essa de deixar escapar o passaro é que foi pena, mas.... bem, a quem é que nunca aconteceu, seja por que miotivo for?
Armando Moreira Escreveu::Finalmente o resultado das fotos. Não é muito famosa a defenição, mas ...
Acho que não é um problema de definição mas sim de focagem.
Repare que o tronco atrás da ave está focado. Deve te-lo focado e a ave ficou um pouco mais próxima da lente. O Armando está a fotografar muito perto e se a ave estiver 4 ou 5 centimetros mais perto isso vai notar-se.

Experimente com maior velocidade de obturação e abrir um pouco mais
o obturador para entrar mais luz. Isso fará com que o fundo fique ainda mais desfocado e realçará a aquilo que estiver bem focado, esperamos que seja uma das suas belas aves.

Cumprimentos.
Carlos Felicio
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

Ola Armando

as fotos estao muito boas, será que podes disponibilizar uma foto dessa nova caixa (gaiola) de fotografias???

deixar fugir aves é muito chato, eu não estava habituado a ter os meus na rua, sempre os tive num sotão, e neste fim de semana deixei fugir 5 canários dos novos :cry: :cry: :cry:

um abraço a todos

LuixFlip
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Re: Gaiola para fotos

Boas,
carlosbombarral Escreveu: Acho que não é um problema de definição mas sim de focagem.
Repare que o tronco atrás da ave está focado. Deve te-lo focado e a ave ficou um pouco mais próxima da lente. O Armando está a fotografar muito perto e se a ave estiver 4 ou 5 centimetros mais perto isso vai notar-se.

Experimente com maior velocidade de obturação e abrir um pouco mais
o obturador para entrar mais luz. Isso fará com que o fundo fique ainda mais desfocado e realçará a aquilo que estiver bem focado, esperamos que seja uma das suas belas aves.

Talvez para conseguir uma boa focagem àquela distância baste ligar a função macro da câmara, caso esta exista.

Cumprimentos,
Bruno
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Gaiola para fotos

xef Escreveu:Talvez para conseguir uma boa focagem àquela distância baste ligar a função macro da câmara, caso esta exista.
Boas
Bruno, na realidade não é suficiente.

A função macro nas camaras digitais, apenas "transforma" as objectivas de forma a que possam trabalhar a distâncias muito curtas.
Vai fazer um aproveitamento da capacidade das lentes para aumentar objectos muito pequenos.

Mas é sempre preciso focar, quer seja automaticamente ou manualmente.

Na minha opinião, apesar de no caso das aves não ser facil devido ao constante movimento (já devem ter reparado que na maioria das revistas as fotos de canários e de papagaios são normalmente mais nitidas que a dos exóticos), é sempre preferivel uma focagem manual, ou no caso de ser automatica que não seja "multiponto" pois como a ave é pequena, corremos o risco de focar também a parte traseira da caixa, e aí ela não vai sair perfeita.

Se for uma focagem automatica, mas só num ponto, normalmente ao centro, há que tentar apanhar o ponto que queremos realçar.
Sugestão: tentem focar a parte dos olhos, ou no minimo a cabeça. Vão ver que resulta sempre bem.

Cumprimentos
Carlos Felicio
stbfv
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 27/jan/2007, 20:50

boa noite ao forum
parabens Sr ARMANDO mais uma exlente ideia, foi muito bem pensada
estou certo que com o tempo ira melhorar as fotos
porque ter inimigos se todos morremos
Imagem
PAULO MARTINS
SETÚBAL
FONP
STAM-782I
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Gaiola para fotos

Boa Noite

Ola Armando Moreira :lol:
Uma vez que queres aprefeiçoar a tua caixa de fotos , aqui vai uma boa sujestom. :wink:

http://norwich-gloster.skynetblogs.be/p ... cage-photo

Cumprimentos

Manuel Marinho
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Prototipo 2 Caixa fotografica caseira

:D ola a Todos!

Obrigado Manuel Marinho 8)

Entretanto descobri que existem uns filtros que se aplicam na objectiva da maquina fotográfica e eliminam os reflexos do vidro.

Por outro lado estou a experimentar uma caixa toda fechada (Assim os pássaros ficam mais calmos.) só com um furo para introduzir a objectiva da maquina, evitando os reflexos do vidro.

Vou aplicar no interior iluminação artificial para as fotos terem mais luz e de maneira a evitar as sombras. Não tenho tido muita disponibilidade para afinar esta opção 2.

Quando tiver mais novidades serão partilhadas aqui no fórum, para vocês fazerem os vossos comentários a solução encontrada.

Cordiais cumprimentos a todos, :)
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

alterações a minha caixa fotográfica

:D Ola a Todos!

O avespt, já tem um site de alojamento de fotografias de aves.


Fiz algumas alterações a minha caixa fotográfica.

A primeira alteração foi desistir do vidro frontal. Agora a frente é tapada, e existe um furo por onde tiro as fotografias.

Imagem

Segunda alteração como a caixa é tapada, tenho de recorre a iluminação artificial.

Usei 3 réguas fluorescentes. Coloquei uma no tecto e duas laterais. Assim a luz fica distribuida, iluminando todo o interior.

Imagem

O facto da caixa ser fechada não provoca tanto stress na ave.

Tenho conhecimento que existem outros tipo de caixas para tirar fotos a pássaros. Embora ainda não as tenha visto. Inclusive algumas tem um motor que faz girar o poleiro da ave. Mas eu ainda não cheguei a essa fase.

Cordiais cumprimentos a todos, :)

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”