Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Roselas

Olá.

Depois da discussão sobre as sub-espécies das roselas fiquei com algumas dúvidas em relação às minhas, vou deixar aqui umas fotos para discussão :wink:



Imagem



Imagem

Dolfo, Pedro,
Platycercus eximius eximius ou Platycercus eximius cecilae?
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Cláudio,

Bonitas roselas.

E isso eu sei, que são roselas.

O resto, deixo para outros.

Abraço,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: E isso eu sei, que são roselas.
Será que são Dolfo, olha que não sei, tenho muitas duvidas... :D
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Será que são Dolfo, olha que não sei, tenho muitas duvidas... :D
Ora até que enfim que tenho certezas onde tu tens dúvidas... :P

Olha, mas piadas à parte, e se respondesses à pergunta do Cláudio?
Sempre o ajudavas, e até eu gostaria de saber o que acha o "mestre" :wink:
É que eu como simples "aprendiz" infelizmente não o posso ajudar.

Ou será preciso eu dar uma opinião para tu opinares contra?
Será que assim já respondes à pergunta dele?
Se fôr avisa que não me importo nada de dizer uma barbaridade qualquer, só para ter o prazer de ler a tua opinião :wink:

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: Ou será preciso eu dar uma opinião para tu opinares contra?
Será que assim já respondes à pergunta dele?
Se fôr avisa que não me importo nada de dizer uma barbaridade qualquer, só para ter o prazer de ler a tua opinião :wink:
Dolfo já sabes que eu tento não ser o unico a responder, já o disse varias vezes aqui que acho mau para um forum serem sempre os mesmos a responder, por isso espero sempre alguns dias (neste tipo de perguntas) antes de responder, se outra pessoa responder e eu concordar com ela não á necessidade de eu responder, se eu não concordar aí dou a minha opinião, isso pode dar a impresão de que eu sou sempre do contra mas não é disso que se trata. :evil:

Em relação as Roselas ainda não respondi porque não tenho certesa se posso afirmar que fenotipicamente são 100% de uma subespecie ou não, tenho que pesquisar, portanto se quiseres dar o teu palpite força, mais vale falar correndo o risco de ser contestado do que ficar calado só para não correr o risco de parecer estar errado
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Em relação as Roselas ainda não respondi porque não tenho certesa se posso afirmar que fenotipicamente são 100% de uma subespecie ou não, tenho que pesquisar
Concluindo, se alguém opinar, aí já arranjas os 100% de certezas... Hummm... :lol:
portanto se quiseres dar o teu palpite força, mais vale falar correndo o risco de ser contestado do que ficar calado só para não correr o risco de parecer estar errado
Bolas, não obrigado, passo!
Deixo isso para outro membro, que eu já tenho feito de "bombo da festa" vezes demais para o meu gosto... :wink:

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu: Bolas, não obrigado, passo!
Deixo isso para outro membro, que eu já tenho feito de "bombo da festa" vezes demais para o meu gosto... :wink:
Olha que se não fosses tu a animar o forum (em psitacideos) ele teria muito menos participação do que tem, não te esqueças que alguns dos topicos mais interesantes foram colocados por ti, e já sabes, nada como alguma polemica ou pelo menos divergencia de opiniões para animar a coisa.

Nalguns foruns são colocadas autenticas barbaridades e ninguem as contesta e isso é pessimo, aqui podemos contar sempre com um grupo de "criticos" para nos darem na cabeça quando metemos agua e isso é muito positivo
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá.

O macho da primeira foto comprei a um criador, os outros dois da segunda foto já são filhos de um casal que eu tenho e que é proveniente de outro criador, daí a minha dúvida em relação às sub-especies e queria esclarecer antes de formar novos casais para, caso sejam de sub-espécies diferentes, não os misturar.
É que eu noto ali umas diferenças, na altura pensei que fosse por serem de criadores diferentes (linhas diferentes), agora depois da discussão das sub-especies ainda fiquei com mais dúvidas.

Aguardo opiniões :)
Pedro121 Escreveu:Olha que se não fosses tu a animar o forum (em psitacideos) ele teria muito menos participação do que tem, não te esqueças que alguns dos topicos mais interesantes foram colocados por ti, e já sabes, nada como alguma polemica ou pelo menos divergencia de opiniões para animar a coisa.
Concordo plenamente. Muitas vezes o "aprendiz" repara em pormenores que escapam ao "mestre" :)
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Grande verdade Claudio, alias neste caso eu nem tinha reparados que as fotos dos machos eram de aves diferentes :oops:
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Então é assim, na minha opinião e sem ver as aves é algo complicado

1º Foto é de uma eximius

2º Foto são de cecilae

Agora com que grau de pureza, não faço a minima ideia


E que venham as opiniões contrarias
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

Muito obrigado a ambos pelas amáveis palavras :D
1º Foto é de uma eximius

2º Foto são de cecilae
Pedro, poderias por favor elaborar um pouco mais e explicar o porquê da tua opinião? Obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Dolfo Escreveu:
Pedro, poderias por favor elaborar um pouco mais e explicar o porquê da tua opinião? Obrigado.
Posso com certeza, alias tenho todo o gosto em oferecer uma explicação alargada sobre este tema fascinante.
A questão é uma de interesse, já que as diferenças entre as subespécies são mais subtis do que eu pensaria, em especial entre os machos de uma e as fêmeas de outra, não quero com isto dizer que os macho da subespécie A são iguais as fêmeas da subespécie B, mas sim que a nível de coloração existem eventualmente alguma semelhanças.
Para mais temos que considerar outro factor, como sabes as Roselas apresentam dimorfismo sexual no tamanho ou seja os machos são maiores do que as fêmeas, mas não nos podemos esquecer que a subespécie cecilae é maior que a eximius, ora isso implica como é natural que as fêmeas cecilae terão um tamanho próximo dos machos eximius, alem de que como já disse anteriormente tem uma coloração semelhante.

Sendo o tamanho uma das maneiras de as distinguir é uma pena não o podermos usar como referencia já que não podemos observar as aves ao vivo, assim só nos podemos guiar pelas fotos.
Ora bem, nesse caso e guiando-me apenas pelas fotos a característica principal para fazer um juízo sobre as aves é a quantidade de amarelo nas costas das mesmas, mais precisamente a largura das orlas amarelas que rodeiam as escamas pretas, e isto porque as eximius tem orlas menores do que as cecilae, ora é obvio que tendo havido mistura entre as duas subespécies em cativeiro as margens entre as mesmas estão claramente sobrepostas, e em resultado disso o meu palpite pode estar errado, especialmente porque as fotos não permitem fazer uma comparação adequada entre as aves e com a descrição das subespécies.
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Ok, obrigado.

De facto o casal da 2ª foto tem mais amarelo nas costas que o macho da 1ª foto.

O tamanho, só pelas fotos é óbviamente difícil de se conseguir uma comparação com um grau de exactidão aceitável. O ideal seria mesmo vê-las ao vivo.
Mas talvez o Cláudio possa dar mais detalhes sobre o tamanho dumas e doutras.

Achas que tanto com macho da 1ª foto, como com o casal da 2ª foto, já houve cruzamentos entre sub-espécies?


A propósito, Cláudio, e só para confirmar uma pequena incerteza, na 2ª foto, o macho é o da esquerda? Ou é só um efeito da foto, por estar mais perto, que parece maior que a rosela à direita?

Obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Dolfo Escreveu:A propósito, Cláudio, e só para confirmar uma pequena incerteza, na 2ª foto, o macho é o da esquerda? Ou é só um efeito da foto, por estar mais perto, que parece maior que a rosela à direita?
Na segunda foto são dois machos, filhos de um casal que eu tenho.

Vou tentar tirar umas fotos das fêmeas. Em relação ao tamanho não sei precisar bem quais os maiores porque eles estão em gaiolas diferentes e não consigo olhar ao mesmo tempo para ambos de forma a comparar melhor, mas vou estar mais atento a partir de agora.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Já agora Dolfo, Claudio e restantes colegas, o que acham? eximius, cecilae ou hibridos?
Pedro Ramalho

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”