vlade
Mensagens: 25
Registado: quinta, 26/mar/2009, 18:24

Re: crias de melro

isso de os pais os matarem é uma grande treta.os passaros morrem de fome.não se pode esperar que os pais lhe dêm comida e depois quando eles não aparecem,e eles comerem granulado.e depois á outra coisa.os pais não sabem o que é uma gaiola.como sabem os pais com o avançar da idade dos filhos vão lhe dando menos comida,para os encentivar a procurar,mesmo que os filhos pessam os pais a partir de uma certa idade simplesmente deixam de lhe dar.se não queria ficar com eles para é que fexou a porta da mesma?o melro jovem é uma ave muito precoce.ao fim de 15 dias saem do ninho e andar pela arvore,e ás vezes caem.mas não faz mal,os pais vão lhe dar comer onde eles estiverem.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: crias de melro

Concordo com o que disse o João e o Vlade, é uma treta os pais os matarem, senao os pais com a comida na boca tambem morriam.
Última edição por pedroleitao em quarta, 08/jul/2015, 10:20, editado 1 vez no total.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
marialui
Mensagens: 3
Registado: terça, 07/jul/2015, 10:31
Localização: Pinhal Novo, Palmela

Re: crias de melro

Olá,
Sou a Luísa daqui do Pinhal Novo.

Quando houve um vendaval mais ou menos tornado aqui há semanas e tal, encontrei de noite à beira da estrada 2 Melros.
Um já tinha cauda mais ou menos crescida e o outro na altura ainda era bébé..

Estão muito bem e já crescidos, estou a pensar solta-los, mas queria a morada do centro de recuperação que dizem que há em Monsanto, espero que seja em Lisboa pois não posso deslocar-me mais longe.

Se alguém souber da morada do centro de recuperação de melros digam-me.

Eles andam à solta pela sala, e eu tenho gatos em casa. Eles adoram os gatos, porque a porta da sala tem vidros e vão-se espreitar uns aos outros, também aqui no jardim do meu bairro há gatos vadios. Não há condições aqui. Além disso o melro mais novo pensa que eu sou a mãe, o que está a custar-me muito estas amizades, visto que eles duram 15 anos e eu quero o melhor para eles. Estes melros são super-inteligentes. São melros com cauda de mancha branca.

Estou a dar-lhes farinha insectivora ( uma mistura amarela de farinha com pequenos camarões e peixinhos) o mais novo adora debicar pão o que não pode ser e ainda foi à caixa dos bolos debicar as migalhas do bolo folhado. O mais novo deve ser fêmea porque é castanho, mas agora está mais escuro, ele toma sozinho o banho matinal, coloquei uma caixa pequenina rasa, com um pouco de agua no fundo e ele vai todo contente, o outro nem quer olhar o banho. Acho que não se deve obrigar o banho, porque tenho um conhecido que foi dar banho a um melro e o bicho morreu, o gajo deve ter metido o bico do animal na agua ( isto não tem nada a haver comigo).
Os melros é que têm que beber sozinhos. E todos os pássaros em geral, se nós dermos eles afogam-se.

Se poderem ajudar com a morada do centro de recuperação eu agradecia visto que eles não estão habituados a comer insectos vivos, e eu não sei apanhar insectos.

Adoro os melros e o mais novo vem para o sofá junto a mim, por cima do encosto começa a piar e a observar a minha cara, faz um piar com intervalos e em tom de perguntas, igual a nós quando fazemos um tom vocal de pergunta, depois observa os meus lábios e dá-me umas bicadas, afinal estava a perguntar pela papinha. São o máximo. É de partir o coração.

Obrigada. :D
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: crias de melro

Boas, uma breve pesquisa no google e dão várias opções, tens:

Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Florestal de Monsanto
http://www.cm-cascais.pt/contactos/cent ... e-monsanto

Também podes recorrer a uma destas instituições:
http://portal.avespt.com/p/uteis.asp
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: crias de melro

Não deves soltar porque eles não se safam na natureza.
Ao entregares a uma instituição ou eles ficam sempre na instituição ou eles fazem a inserção na natureza de forma faseada, com viveiros grandes.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
marialui
Mensagens: 3
Registado: terça, 07/jul/2015, 10:31
Localização: Pinhal Novo, Palmela

Re: crias de melro

borllock Escreveu:Não deves soltar porque eles não se safam na natureza.
Ao entregares a uma instituição ou eles ficam sempre na instituição ou eles fazem a inserção na natureza de forma faseada, com viveiros grandes.

Vou falar com eles primeiro, os melros também não tem condições na minha casa e andam à solta. Se os soltar aqui no jardim podem ser comidos por dois ou três gatos esfomeados que andam por lá. Além disso eles até gostam de gatos, porque vêem os meus através dos vidros da porta. Como eles duram 15 anos, não tenho condições para lhes dar. Vou contactar a instituição e solta-los no Monsanto, mas tem que ser eu a ver. Além disso já comem sozinhos, vou pedir acompanhamento de um técnico lá para os soltar...estão muito lindos com uma mancha branca na cauda.
Eles seriam infelizes em casa. Além disso não há condições visto que tenho os meus gatos. Qualquer dia posto aqui um video deles.
Vou tentar fazer. Fico com saudades deles.

Isto vai dar-me uma trabalheira, temos que ir de carro sem conhecer o caminho por Lisboa...deve ser para a semana. Quando lá chegar quero mesmo solta-los. Acho que quando ficam em cativeiro lá, é porque são novinhos ou têm algum problema.

Vai ser cá uma briga, porque eu sou caprichosa . Eu é que devia ser filmada...porque vou teimar, como: eu é que decido...lool.

Cumprimentos.
luisa.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Crias de melro - o que fazer?

Humm, acho que não compreendeu, eu disse que na natureza não se safam não era por causa dos predadores, mas sim a arranjar alimento. Como não foram ensinados pelos pais a alimentarem-se na natureza o mais certo é morrerem à fome, não se sabem desenrascar.
Acho que não estou errado, mas pode colocar essa questão aos técnicos da instituição onde os vai levar.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
marialui
Mensagens: 3
Registado: terça, 07/jul/2015, 10:31
Localização: Pinhal Novo, Palmela

Re: Crias de melro - o que fazer?

borllock Escreveu:Humm, acho que não compreendeu, eu disse que na natureza não se safam não era por causa dos predadores, mas sim a arranjar alimento. Como não foram ensinados pelos pais a alimentarem-se na natureza o mais certo é morrerem à fome, não se sabem desenrascar.
Acho que não estou errado, mas pode colocar essa questão aos técnicos da instituição onde os vai levar.
borllock, tem razão.
Vou colocar o problema lá aos técnicos. Os melros neste momento já querem comer sozinhos e escolhem cereais e tudo o que apanham, até parecem galinhas a comer. Vou tentar trazer terra tirada de uma horta e coloca-la em caixas para eles debicarem alguns insectos que venham dentro..
Noto que eles comem tudo desde que seja migalhas..o que me preocupa é a falta de agua no verão na vida selvagem, aqui nos jardins ainda há agua deitada pelos jardineiros. Mas também preocupa-me o gelo no inverno, visto que este inverno passado vi pardais mortos com o frio, quando houve umas camadas de geada e que até nos passeios dava para escorregar.
O que me faz confusão é a seca no verão e a geada no inverno. Vou também expor este problema aos técnicos e visitar a instituição, também é bom sabermos tudo.
Se não houver condições tenho que ficar com eles.
Aqui no jardim perto há Poupas ( as tais aves que parecem pica-paus, com uma crista muito gira) também há melros, ultimamente não os tenho visto, devem ter uns retiros lá para o campo. Esta zona é nos arredores do Pinhal Novo ( Salgueirinha) onde há um mercado mensal, e onde as gaivotas vêm de longe cá comer uma vez por mês, também há aqui campo perto e uma estrada onde eu encontrei os 2 melros, por causa de um vendaval. Comida há com fartura, só que o clima aqui é agreste, muito quente no verão e geada no inverno.

Depois darei noticias de como vai correr.

Cumprimentos :D

Voltar para “Insectívoros”