ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

Ola pessoal
Ate agora na minha experiencia em exóticos, sempre dei muita prioridade à criaçao directa. Por apenas duas vezes usei amas, mandarins e bengalins, mas agora que aumentei o meu espaço e vou até fazer um viveiro grande , tenho necessidade em ter mais nascimentos para povoar o viveiro mais rapidamente. E tambem porque gostava de tentar tirar ninhadas maiores vou voltar a usar amas . Das vezes que usei amas o que fiz foi simplesmente trocar os ovos. Mas gostava de fazer de outra forma, que era tirar um ovo por dia .
Entao a minha duvida é quanto tempo duram os ovos até os meter no choco?
Ao retirar um ovo por dia a postura continua ? Ou o casal agarra choco depois de x ovos metidos?

Por exemplo agora tenho babetes com 4 ovos com a postura ainda a decorrer. Tenho um casal de bengalins exatamente na mesma situacao. Gostava era de retirar os ovos aos babetes ate ter uns 8/9 . E mete-los nos bengalins. E se os babetes continuassem a meter ovos deixava entao criar directo. Eles ja tiram directo mas a media é dois safos, e assim poderia ter uns 10 de uma vez.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

A durabilidade dos ovos depende muito das condições onde os tem, mas mesmo em condições ótimas não sei o tempo que duram...
Normalmente os casais agarram o choco ao 3º ovo, outros ao 4º e outros ao último (mais raro aqui pela minha experiência).
Ao retirar os ovos a fêmea continua a postura até aos 5/6 ovos que já estavam destinados, mas pode abandonar a postura, cuidado com isso. O que se costuma fazer é trocar os ovos por uns de plástico.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
luisgraca
***
Mensagens: 82
Registado: domingo, 16/nov/2014, 19:28
Localização: Marinhais

Re: Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

E a ideia é juntar 8 ovos de babetes num só casal de bengalins ? Acho um pouco exagerado . Cumps
Cumprimentos,
Luís Graça .
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

Sim era a ideia mas uma vez ou duas so para arranjar mais umas aves mais rapido. Ja tive bengalins a tirar 8 crias. Mas entretanto acabei por abandonar a ideia, pelo menos para ja. Ja esta tudo agarrado ao choco e cada qual vai tirar os seus filhos
luisgraca
***
Mensagens: 82
Registado: domingo, 16/nov/2014, 19:28
Localização: Marinhais

Re: Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

Eu tambem tenho varios casais de bengalins que tiram ou e 9 bengalins, mas é uma coisa que não aconselho , as aves ficam muito mais fracas, mais debilitadas. Ainda por cima sendo babetes , em que se deve exigir uma maior qualidade , eu no maximo colocaria 5 ou 6 ovos . Com tantos ovos , provavelmente vais acabar por tirar menos do que com menos ovos , é só a minha opinião e experiência.
Cumprimentos,
Luís Graça .
Paulo Botica
Mensagens: 2
Registado: sábado, 09/ago/2014, 22:58

Re: Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

eu tenho trios de bengalins de duas femeas e um macho o que me resolve o problema da coencidencia de ter mais que uma postura em simultaneo
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Quanto tempo duram os ovos (exóticos) ?

Paulo Botica Escreveu:eu tenho trios de bengalins de duas femeas e um macho o que me resolve o problema da coencidencia de ter mais que uma postura em simultaneo
Nao entendi o que querias dizer

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”