ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Viva bom dia,
Tenho uma casal de Babetes com cerca de 10/12 meses, fizeram uma postura de 5 ovos todos eles galados, e agarram ao choco com unhas e dentes, só consegui ver que os ovos estavam galados aos 11 dias quando apanhei os dois fora do ninho acontece que nasceram as cinco crias anteontem mas hoje de manha fui ver e estavam todas mortas. :?
Acho que eles embora continuassem a aquecer as crias não as alimentaram..

Alguma dica sobre o que possa ter sido?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: D. Babete - Criação

Tinha papa de ovo?
De qualquer das formas isso acontece muito em algumas espécies e na maioria das vezes não se sabe a razão, pode ter sido por ser a 1ª vez a criar como outras mil e uma coisas.
O meu caal de estrelas por exemplo quando as cria nascem manda-as para fora do ninho. :(
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: D. Babete - Criação

Sim claro que tinham papa, cêdê exóticos misturado com germinado e opti-breed, trocada diariamente e já bem habituados a ela.
Uma boa mistura, osso de choco e grite sempre disponível. Multivitaminico na àgua 2x semana. Gaiola 75*50*30.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Nas primeiras vezes é natural. Outras vezes tambem nao ha explicacao. Tenho um casal de bengalins que nunca falhou e hoje deixou.me morrer 3 goulds.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Bem este casal após duas semanitas de descanso e nova postura nasceram mais 3 crias ontem e ainda tem lá 3 ovos galados por eclodir, mas está tudo na mesma, aquecem as crias mas não as alimentam hoje de manha ja lá estavam as 3 mortas sem comida no papo, não estavam mutiladas mas estavam tipo esmagadas da fêmea estar sempre em cima delas..

Não sei o que hei-de fazer mais, custa-me bastante ver as crias a morrer, por exemplo tenho um casal de Goulds que so à 5ª postura criou direto mas antes ou não ia ao choco ou abandova o choco a meio só por uma vez chegaram a eclodir crias, agora neste caso dos babetes custa-me pois os ovinhos estão sempre todos galados chocam com unhas e dentes mas depois morrem as crias todas, se os 3 que faltam nascerem e não foram aliementados sobe para 11 o numero de crias de babete mortas :roll:
RubenPais
Mensagens: 25
Registado: sábado, 21/nov/2015, 15:46

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

ruben10PT Escreveu:Bem este casal após duas semanitas de descanso e nova postura nasceram mais 3 crias ontem e ainda tem lá 3 ovos galados por eclodir, mas está tudo na mesma, aquecem as crias mas não as alimentam hoje de manha ja lá estavam as 3 mortas sem comida no papo, não estavam mutiladas mas estavam tipo esmagadas da fêmea estar sempre em cima delas..

Não sei o que hei-de fazer mais, custa-me bastante ver as crias a morrer, por exemplo tenho um casal de Goulds que so à 5ª postura criou direto mas antes ou não ia ao choco ou abandova o choco a meio só por uma vez chegaram a eclodir crias, agora neste caso dos babetes custa-me pois os ovinhos estão sempre todos galados chocam com unhas e dentes mas depois morrem as crias todas, se os 3 que faltam nascerem e não foram aliementados sobe para 11 o numero de crias de babete mortas :roll:
Não será boa ideia tirar essas 3 crias que ainda irão nascer e alimentá-las à mão para não morrerem?

Cumprimentos e boa sorte!
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Não, não é uma solução uma vez que trabalho e não tenho tempo para isso, além disso alimentar aves à mão desde o nascimento não me parece muito viável mesmo que vinguem vão ficar aves fracas, mas obrigado na mesma pela opinião.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Normalissimo amigo. Continua a tentar que eles pa proxima ja os alimentam
estrafalhote
Mensagens: 22
Registado: segunda, 02/jan/2012, 11:18

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

bom dia

As crias morrem logo no primeiro dia, ou ainda aguentam 3 ou 4 dias?

Pode ser coccidiose.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Boas,
Não sei exatamente o período pelo qual se mantêm vivas, mas não duram mais de 24 horas.
estrafalhote
Mensagens: 22
Registado: segunda, 02/jan/2012, 11:18

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

normalmente a coccidiose não é tão rápida, acho eu, pelo menos a mim as aves (no caso canários) aguentavam sempre entre 5 a 7 dias e depois iam à vida, a fêmea deixava-as de alimentar e tudo.

Quando tornar a acontecer olhe para o ventre das aves, para ver se nota que o fígado da ave está negro.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Obrigado pela dica.

Espero que não volte a acontecer de novo, é sempre triste quando se deita crias recém-nascidas para o caixote do lixo.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Não te preocupes amigo isso é normalíssimo , acontece-me o mesmo com casais novos.
Não desfaças os casais e vai insistindo, e depois dá-lhe pausas entre as criações porque os babetes vão-se um bocado abaixo de repente, também já me aconteceu
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Vou ver se à terceira é de vez :) como disse acima nos goulds só à quinta vez, portanto se for à terceira já está melhor :mrgreen:

Vou dar-lhes um descanço de 15 dias e depois meto novamente ninho e material como tenho feito e vamos ver como corre.

Obrigado,
Cumps :wink:
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: D. Babete - Criação e morte de crias [dúvidas]

Vou aproveitar este tópico para meter uma dúvida que se enquadra aqui.
O meu casal velho de babetes já habituado a tirar directo agora de um momento para o outro deixaram de colocar os ovos no ninho e aparecem no chao partidos. A única alteração foi a fita led , será que tem a ver com claridade para dentro da caixa? Já desinfectei o ninho e meti material novo mas já começou outra postura pelo chao

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”