grilloweb
Mensagens: 16
Registado: sexta, 11/dez/2015, 00:28

Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Olá pessoal, estou aprendendo sobre reprodução de calopsitas, mas algumas dúvidas ainda me rondam, será que vocês podem me ajudar?

1. Vou tentar comprar casais já formados, com que idade devo comprar o casal?

2. Qual a vida útil de um casal? Ex.: com 1 ano e meio de idade ele está no início de sua fertilidade, com 2 anos está no seu auge, com 10 anos o casal ainda produz da mesma forma que com dois anos, com 15 anos começa a diminuir a quantidade e quantidade de ovos.

3. Os filhotes podem sair da gaiola do casal com quantos meses para ser levado para um viveiro comunitário?

4. Com quantos meses já posso vender os filhotes?

5. Qual o tamanho do viveiro comunitário com 100, 200 ou 300 unidades de calopsitas filhotes da mesma idade? Lembrando que quando os filhotes puderem ser vendidos, serão, então não ficarão até a fase adulta no viveiro.

Desculpa a quantidade de perguntas, mas gostaria de fazer as coisas da forma certa, obrigado!
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Dúvida: reprodução de calopsitas

Boas e antes de mais bem vindo ao forum.

Deixe-me agora dar-lhe um conselho, já está a começar mal, quer iniciar-se numa espécie que sabe pouco ou nada e o seu pensamento principal já é facturar... Não queira meter o carro à frente dos bois.

Quanto as caturras em si e à sua reprodução não sou a pessoa certa para o ajudar, mas espere que existem no forúm que o poderão ajudar.
Posso ajuda-lo sempre no primeiro ponto dizendo-lhe, compre sempre aves jovens (8 meses no máximo no caso das caturras) fique a conhecer e perceber melhor das aves em questão e prepare-as para o ciclo reprodutivo à sua maneira, com sua mistura, papa etc.. este é o conselho que dou a toda a gente quer se quer iniciar no mundo das aves com intuito da reprodução independentemente da espécie.


Cumprimentos,
Ruben.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida: reprodução de calopsitas

Realmente vir aqui colocar dúvidas e que por sinal bastantes, com o intuito de fazer dinheiro não é uma boa maneira de começar :roll:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida: reprodução de calopsitas

Boas.
Meter objectivos é bom por um lado pois pode funcionar como motivaçao, mas pensar ja em centenas sem perceber nada parece.me um pouco exagerado. Talvez o melhor seja começar com uns casais e perceber a reproduçao. Mas para essas centenas é bom que se mentalize que precisará de muitos casais, muito trabalho, muito espaço e poderá demorar anos dependendo do investimento.
No meu caso que sempre tive aves iniciei.me à 1 ano e pouco nos exoticos, investi cerca de 500€ em aves, recuperei o imvestimento pois fui vendendo uns casais. Actualmente ao final de 1 ano nao aumentei muito a coleccao, vou esperar mais um ano para tentar ter entao umas 2 ou 3 centenas. Nessa altura tambem espero vender mas o meu objectivo principal é obter boas aves e poderem dar.me alegrias. O dinheiro tambem ajuda para os tratamentos mas nao o faço por negocio mas sim por prazer.
minhos
***
Mensagens: 113
Registado: domingo, 20/jul/2014, 18:30

Re: Dúvida: reprodução de calopsitas

A diferença é essa mesma. Ter aves por gosto/amor e vender algumas fruto das reproduções minimiza os gastos em tratamentos, em material, em comida, etc. Mas são sempre bem tratadas.

Ter aves para fazer dinheiro apenas, nunca são bem tratadas nem são disponibilizadas as condições ideais porque está-se sempre a pensar em gastar o menos possível e lucrar o mais possível. Portanto a mentalidade de muitos que por aqui andam não passa por esta segunda modalidade.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida: reprodução de calopsitas

minhos Escreveu:A diferença é essa mesma. Ter aves por gosto/amor e vender algumas fruto das reproduções minimiza os gastos em tratamentos, em material, em comida, etc. Mas são sempre bem tratadas.

Ter aves para fazer dinheiro apenas, nunca são bem tratadas nem são disponibilizadas as condições ideais porque está-se sempre a pensar em gastar o menos possível e lucrar o mais possível. Portanto a mentalidade de muitos que por aqui andam não passa por esta segunda modalidade.
Conheço um criador que tem passaros por dinheiro. Por acaso tem as aves em condicoes , muitas gaiolas , muitos viveiros e das vezes que la fui gostei sempre do que vi. O que nao me seduz é que a pessoa em questao admite que aquilo é apenas dinheiro e adapta o seu stock aos preços do mercado.
So tem exoticos de bico liso mas por exemplo desistiu dos goulds porque demoram muito tempo a mudar e nao rendem.
No meu caso tenho apenas dois casais de goulds adultos, e quem visita o meu espaço faz sempre o comentario "estes é que sao bonitos" . Tenho ja algumas crias tiradas e para mim nada vai ser mais gratificante do que daqui por uns meses ver o meu viveiro composto com as cores destas maravilhosas aves. Para mim sao as aves mais bonitas que tenho independentemente do valor. Claro que quando tiver muitos irei vender mas ate la tenho de desfrutar deste processo.

Quanto às duvidas do colega podem na mesma ser tiradas para ficar uma ideia do seu projecto, mas eu nao sou a pessoa indicada pois nunca reproduzi caturras . imagino que para albergar 300aves será preciso um viveiro com imensos metros, e tambem imagino que para tirar 300 aves seriam precisos entre 50 a 100 casais adultos respeitando periodos de descanso. Portanto é obra. Tenho um conhecido que tem um viveiro so de caturras, tem uns 3 metros por 3 para uns 10 casais e na minha opiniao nao ta mal. Mas tambem nao imagino ali muitas mais aves a viverem felizes e em condicoes
grilloweb
Mensagens: 16
Registado: sexta, 11/dez/2015, 00:28

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Olá pessoal,
Gostaria de esclarecer algumas coisas,
1. Estou no fórum para aprender e tirar dúvidas, se isso é um erro, então não entendo para que serve este fórum;

2. Minhas perguntas foram feitas para que eu entenda um pouco mais sobre o processo de criação e procriação da espécie, não estou aqui pedindo ajuda para fazer algo pelo menor curto e de forma que os animais fiquem em ambiente inapropriados, muito pelo contrário, estou em busca de dados para que os mesmos procriem na melhor das condições;

3. Estão julgando que todos os reprodutores maltratam os animais, isso é um absurdo, vamos ter uma mente mais aberta pessoal.

4. Eu moro em um local com 4.5 hectares, já crio galinha, calopsita (sem reprodução), gould, calafate, manon, coelhos, 5 cachorros, etc. Tenho um carinho muito grande por todos eles, não é justo que vocês me julguem como um monstro que só quer ganhar dinheiro.

5. Irei dar atenção exclusiva para eles em tempo integral.

Gostaria de dizer que estou na fase do projeto, neste momento estou buscando dados para avaliar se o negócio é lucrativo ou não, não significa que eu vá comprar 100 ou 200 casais de início, preciso ter métricas para saber se é lucrativo, se depois desse estudo for notado que é lucrativo, irei criar um ambiente escalável e modular onde eu possa aos poucos ir crescendo a quantidade de casais e viveiros.

Irei postando o status do projeto e vocês vão validando se o ambiente está favoravel para os animais, o que acham?

Poderiam me ajudar?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Boas.
Acho que ninguem achou que és um monstro ou que vais maltratar os animais. A malta apenas fica com um pé atras quando se ouve falar em vendas e em centenas. Isto porque quem cria em condicoes sabe que dá muito trabalho mas como o fazemos por amor torna a tarefa muito mais agradável.
Como ja tinha dito acima nao sou a pessoa mais indicada pois nunca reproduzi caturras.

Primeiro convem estabeleceres a ideia geral em relaçao à divisao dos casais, ou seja se vais ter um casal por gaiola ou criar em comunitario.
Quanto às medidas ha aqui pessoal que te sabe dizer as medidas minimas.
Quanto à idade de separar as crias dos pais o google pode ajudar-te mas tambem nao tem muito que saber, quando começarem a comer esperas mais um pouco para ter a certeza e estao prontas a viver independentes.
Quanto ao negocio tenta falar com umas lojas ou revendedores e fazer uma simulaçao para ter uma ideia. Normalmente vender algumas aves compensa , agora para numeros grandes nao sei.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Em relação ao "monstro" o ashwinder disse tudo.
Em relação ás caturras a primeira coisa que deves fazer, já que é com o intuito de venda, se realmente aí no brasil à bastante procura, ou seja, se é uma ave que está na "moda", sim, isto é por modas, pelo menos aqui em Portugal.
Neste momento em Portugal está na moda os agapornis, as caturras estão um pouco de lado, há muito menos gente interessada na espécie, sejam criadores como compradores.
Em relação à criação da espécie e dúvidas eu posso-te ajudar, já que crio caturras há uns anitos, mas com poucos casais.
O primeiro ponto como já disseram é decidires se vais criar em gaiolas individuais ou viveiros comunitários, cada um tem os seus prós e contras. Mas se fores criar em viveiros como deste a entender no primeiro post, se fosse eu a ti fazia viveiros de 3x2x2 (cxlxa) por exemplo e metia lá 5/6 casais, há medida que fosses tendo mais aves ias fazendo mais viveiros com essas dimensões, ias acrescentando aos poucos para não teres um investimento inicial muito grande.
Compra aves novas, mas com a muda da pena feita, ou seja, aves à volta de 1 ano de idade.
As crias saem do ninho por volta dos 50 dias, dá-lhes mais 15 dias para aprenderem a comer e passa-as para um viveiro de aves jovens.
Qualquer questão mais em concreto estás à vontade.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
grilloweb
Mensagens: 16
Registado: sexta, 11/dez/2015, 00:28

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Olá pessoal,
minha idéia é criar em gaiolas, aqui no Brasil o padrão das gaiolas criadeiras são de 90 x 40 x 50cm, o que vocês acham desta medida para os casais?

Os viveiros são para os filhotes que estiverem no momento de ser removido da gaiola dos pais.

Essa é uma das maiores dúvidas que tenho, pois como são muitos filhotes por vez, não consigo estimar um tamanho aproximado.

O ideal para 1 viveiro para calopsitas é que seja mais comprido e menos largo ou o formato quadrado é mais recomendado?
Ex.:
Viveiros com 3 x 3 x 2m (Comprimento x Largura x Altura)
ou
Viveiros com 4 x 2 x 2m (Comprimento x Largura x Altura)

Essa dimensão de viveiro para 50 filhotes crescerem até a fase de venda, é um ambiente legal ou está subestimado/superestimado?

Obrigado pela atenção
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

As gaiolas para caturras no mínimo dos mínimos têm de ter 1x0.6x0.6 com ninho por fora, mas eu não aconselho essa medida, aconselho 1.20x0.8x0.8.
Os brasileiros criam com essa medidas que indicou? Com essa medida as aves nem conseguem abrir as asas :evil:
Depois não diga que o pessoal diz que apenas pensa no lucro com as aves.
Em relação aos viveiros para as crias, com essas medidas eu não colocava mais que 25/30 aves.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
grilloweb
Mensagens: 16
Registado: sexta, 11/dez/2015, 00:28

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Borllock,
As medidas que me foram passadas foram essas, inclusive as lojas virtuais vendem gaiolas nesta proporção indicando que são próprias para a procriação, por isso informei essas medidas. Segue um exemplo de loja virtual (http://www.gaiolarte.com.br/?produtos&pid=116)

Tive muita sorte em encontrar este fórum que segue outro padrão de criação, espero que vocês me ajudem ainda mais para que faça as coisas da forma correta.

Terei que ir em busca de gaiolas que devem ser utilizadas para aves maiores, pois para calopsitas (caturras) 90x40x50 é a maior.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

grilloweb Escreveu:Olá pessoal,
minha idéia é criar em gaiolas, aqui no Brasil o padrão das gaiolas criadeiras são de 90 x 40 x 50cm, o que vocês acham desta medida para os casais?

Os viveiros são para os filhotes que estiverem no momento de ser removido da gaiola dos pais.

Essa é uma das maiores dúvidas que tenho, pois como são muitos filhotes por vez, não consigo estimar um tamanho aproximado.

O ideal para 1 viveiro para calopsitas é que seja mais comprido e menos largo ou o formato quadrado é mais recomendado?
Ex.:
Viveiros com 3 x 3 x 2m (Comprimento x Largura x Altura)
ou
Viveiros com 4 x 2 x 2m (Comprimento x Largura x Altura)

Essa dimensão de viveiro para 50 filhotes crescerem até a fase de venda, é um ambiente legal ou está subestimado/superestimado?

Obrigado pela atenção
Essa medida de gaiola é a que eu utilizo para diamantes (babetes , goulds, bichenovs etc) nao imagino uma caturra a voar nessa medida. E por acaso essa medida de viveiro é a mesma medida do meu onde habitam 14 canarios e 6 mandarins. Para caturras para mim servia para umas 10 talvez.
Tens de perceber uma coisa. Ate podes meter 100 caturras nesse viveiro que elas nao morrem por isso mas as condicoes nao sao ideais. O mesmo se aplica as gaiolas. Esquece o que os vendedores de gaiolas dizem, esses sao os unicos que nao deves ouvir. Claro que as caturras cabem la e criam lá e ate cabem e criam em metade do espaço, mas as condicoes nao sao ideais.
Se gostas mesmo de animais pensa bem nisso.

E porque nao fazeres umas gaiolas em rede electrosoldada? Fazes a medida que queres e sai muito mais barato
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

grilloweb Escreveu:Borllock,
As medidas que me foram passadas foram essas, inclusive as lojas virtuais vendem gaiolas nesta proporção indicando que são próprias para a procriação, por isso informei essas medidas. Segue um exemplo de loja virtual (http://www.gaiolarte.com.br/?produtos&pid=116)

Tive muita sorte em encontrar este fórum que segue outro padrão de criação, espero que vocês me ajudem ainda mais para que faça as coisas da forma correta.

Terei que ir em busca de gaiolas que devem ser utilizadas para aves maiores, pois para calopsitas (caturras) 90x40x50 é a maior.
O melhor é seres mesmo tu a fazeres as gaiolas, fica-te muito mais barato e fazem com as dimensões que quiseres e bem entenderes.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Dúvida: reprodução de Caturras (calopsitas)

Bem deixe-me fazer uma questão à parte, se aí no brasil a maior gaiola que encontras para criar caturras é de 90x40x50cm, qual a medida das criadeiras de bengalim ou manom como voçês chamam? Um ninho de agapornis? :mrgreen:

Eu se tivesse caturras nunca as colocaria numa gaiola inferior a 100x60x60cm, e mesmo assim..
E tal como lhe foi dito faria eu mesmo as gaiolas, rolo de rede alicate de grampos e algumas molas chapas para os fundos e mãos à obra :)

Voltar para “PSITACÍDEOS”