luisrochalves
Mensagens: 5
Registado: segunda, 11/jan/2016, 11:28

Materais para fundo de viveiro - o que utilizam?

Bom Dia!
Tenho como projecto a construção de um viveiro para exóticos, a minha duvida consiste no fundo.
Seja o fundo de cimento, chapa ou que tenha uma parte de terra o que utilizam?
deixam em cimento em chapa ou utilizam serrim ou algum material no fundo?
ou apenas limpam com um raspador?
ou umas codornizes ajudam na manutenção do fundo?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Materais para fundo de viveiro

Olá
Tudo depende do tipo de viveiro que queira fazer, assim como o espaço que tem.
Se for um viveiro grande em que dê para andar lá dentro e tal convém cimentar ou colocar rede e depois terra, isto por causa dos roedores e afins. Se for em cimento dá para lavar, é a vantagem que tem.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
R_JOKER
***
Mensagens: 171
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Localização: Barcelos
Contacto: Sítio web

Re: Materais para fundo de viveiro

Qual é o tamanho do viveiro?
é exterior até ao chão? apanha chuva?
se for exterior e estiver sujeito as condições climatéricas
o melhor sera em cimento.. é fácil de limpar..
isto porque se for em chapa, nos dias de verao a chapa vai aquecer e pode queimar as aves que la estiverem..
quanto ao serrim, ira sujar muito rápido.. não vale a pena..
as codornizes, eu falo por experiência própria, em manutenção não faz grande diferença na limpeza..

No meu caso, pode ver no meu blog ( está muito desatualizado mas está la o viveiro)
tenho metade em terra e outra metade em cimento..
Cumprimentos
Rui Filipe


http://filipeexoticos.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Materais para fundo de viveiro

O meu é cimento afagado mas é no interior. Se fosse exterior optava por terra e plantava as respectivas sementes . quanto às codornizes apenas te vao sujar mais ,alem de aumentar muito a probabilidade de coccidioses etc
minhos
***
Mensagens: 113
Registado: domingo, 20/jul/2014, 18:30

Re: Materais para fundo de viveiro

Boas companheiro,

Uso um viveiro exterior de 8m2 cujo chão é em cimento mas meti mosaico castanho barato mas anti derrapante. É muito fácil de limpar. Também tenho codornizes e sinceramente não noto diferença nenhuma. O que fiz foi fazer tipo um canteiro de terra dentro do viveiro para as aves e codornizes. Se quiser tiro a terra, se quiser muda a terra, faço o que bem me apetecer. É muito prático
luisrochalves
Mensagens: 5
Registado: segunda, 11/jan/2016, 11:28

Re: Materais para fundo de viveiro

Boa Noite!
Desde já obrigado pelas opniões que deixaram!
A minha duvida é se faço externo ou se uso um "anexo" que tenho coberto com telha e chão de cimento (um pouco áspero)
tenho essas duvidas em virtude de com o tempo qual será o mais problemático, cimento, tijoleira, terra.
No "anexo" se colocar serrim no chão será uma boa ideia?
No caso de exterior vai acabar por apanhar alguma chuva, ou pelo menos alguma humidade, utilizo chapa galvanizada, madeira pintada.
A minha principal ideia é ter um fundo pratico, com alguma facilidade de limpeza mas que ao longo não me traga problemas com a higiene, evitar roedores, parasitas e tambem de alguma facilidade de manutenção.
Não sei se me fiz entender???
luisrochalves
Mensagens: 5
Registado: segunda, 11/jan/2016, 11:28

Re: Materais para fundo de viveiro

minhos Escreveu:Boas companheiro,

Uso um viveiro exterior de 8m2 cujo chão é em cimento mas meti mosaico castanho barato mas anti derrapante. É muito fácil de limpar. Também tenho codornizes e sinceramente não noto diferença nenhuma. O que fiz foi fazer tipo um canteiro de terra dentro do viveiro para as aves e codornizes. Se quiser tiro a terra, se quiser muda a terra, faço o que bem me apetecer. É muito prático
Boa noite!
Desde já um obrigado pelo seu comentário.
Achei a sua ideia interessante, já vi nas superfícies comerciais de bricolage uns mosaicos em cimento lisos que se usam no jardim acho que se chamam lajetas, será o género? ou será uma tijoleira de interior\exterior anti-derrapante?
Se não for pedir muito, seria possivel uma foto?
minhos
***
Mensagens: 113
Registado: domingo, 20/jul/2014, 18:30

Re: Materais para fundo de viveiro - o que utilizam?

Nao sei se percebes bem, tive que reduzir a qualidade da foto para conseguir anexar aqui
Anexos
1453893270036-1484639769.jpg
luisrochalves
Mensagens: 5
Registado: segunda, 11/jan/2016, 11:28

Re: Materais para fundo de viveiro - o que utilizam?

minhos Escreveu:Nao sei se percebes bem, tive que reduzir a qualidade da foto para conseguir anexar aqui
Muito obrigado, já deu pra ter uma ideia, se calhar vai ser essa a minha opção.

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”