Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Canários a morrer [ajuda]

Boa noite
Desde o ano passado que me tem morrido alguns canários. Tenho cinco casais que tem estado sempre a mudar de parceiro devido a mortes que não consigo entender. O ano passado uma fêmea arlequim, teve duas crias, que morreram 24 horas após o nascimento. Tinha feito prevenção com fp 20/20, o que não impediu a morte das crias e da fêmea passados 10/15 dias. No início deste ano, morrreu-me uma fêmea e um macho dos que tinha. Para além destes, morreu ainda duas fêmeas arlequins que comprei em novembro. Hoje apercebi-me que tenho outra fêmea muito parada. De salientar que todos eles começaram a ficar parados e embolados, exceto uma que morreu de repente e reparei que pelo menos um tinha o osso do peito saliente (afiado). Doença da faca?
De tudo isto, concluo que deve andar alguma bactéria a provocar estas mortes. Será que alguém me pode tentar ajudar?
Fernando
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canários a morrer [ajuda]

Como deste o fp 20/20, quantidades? Pode não ter atuado por qualquer razão.
Deste alguma vitamina logo a seguir ao fp 20/20?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Canários a morrer [ajuda]

Dei em forma preventiva (penso que foi uma cápsula em 100 cc agua) e penso que mais tarde fiz salmocoli em dose curativa. Após os antibióticos faço sempre complexo B.
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Canários a morrer [ajuda]

Dei em forma preventiva (penso que foi uma cápsula em 100 cc agua) e penso que mais tarde fiz salmocoli em dose curativa. Após os antibióticos faço sempre complexo B.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Canários a morrer [ajuda]

Boa tarde,
Já expressei aqui a minha opinião sobre os antibióticos, vou fazê-lo novamente.

Já pensou que as aves podem estar a morrer exatamente por isso? Administração de antibióticos em aves que não estão doentes? Ainda por cima logo dois antibióticos diferentes mas que atacam a mesma coisa, salmonelas.

Isso dos antibióticos em modo de prevenção são quanto a mim um tremenda estupidez, é a mesma coisa que o senhor estar porreiro da vida sem dor ou doença alguma, mas mesmo assim tomar um antibiótico em 'modo prevenção' para uma eventual dor de dentes que possa aparecer.
Terá isto alguma lógica?
Como todos sabemos os antibióticos nos humanos curam umas coisas mas prejudicam outras, desde problemas dentários, intestinais, pele seca etc..
Pode ler este artigo por exemplo.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-esti ... 99084.html

Ora nas aves é exactamente igual, e estando a ave com saúde, ou seja, 'sem nada para o antibiótico matar' a única coisa que vai fazer é com que a ave tenha problemas de saúde, desde problemas digestivos, intestinais, que resultam em diarreias etc..


Portanto antibióticos, sim, mas em ultimo recurso e só em aves doentes, nunca como 'prevenção' em aves com saude.
Esta é a minha opinião.

Porque não utilizar pré e probióticos em vez de 'antibióticos de prevenção'?


Cumprimentos
Última edição por ruben10PT em sexta, 05/fev/2016, 19:35, editado 1 vez no total.
estimado20
Mensagens: 6
Registado: domingo, 29/jul/2012, 08:45

Re: Canários a morrer [ajuda]

atenção as sementes pretas em demasiado
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Canários a morrer [ajuda]

Concordo que não se deve utilizar de forma leviana os antibióticos, até porque para além dos efeitos secundários aumentam as resistências aos mesmos. Utilizei o fp 20/20, porque foi o primeiro anos que tive aves a criar e pelo que percebi é prática comum fazer essa prevenção, uma vez que as salmonelas frequentemente surgem a manchar as épocas reprodutivas. Como me morreu os bebés com um dia e logo de seguida a mãe, parti do principio que estava perante salmonelas e fiz então a dose preventiva de salmocolli. Quanto às restantes aves e foram quatro que morreram e esta que anda muito parada e me parece que já esta a ficar com a chamada "doença de faca", não lhes dei nenhum antibiótico. O senhor no meu caso imagino que iria fazer uma análise às fezes das aves, que provavelmente é o que deve ser feito. Agora a questão é encontrar laboratórios que façam esse tipo de análise e os preços, que imagino devem superar o valor de algumas aves.
Quanto às sementes pretas, até há um mês atrás, dava apenas alpista. Já agora tenho arlequins e ágata vermelho mosaico, que mistura de sementes dessas que se encontram no mercado recomendam.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canários a morrer [ajuda]

Bem das duas uma, ou a bactéria que anda ai não é combatida pelo fp 20/20 e salmocoli ou deste mal o medicamento.
Eu até ia mais para a segunda opção. Penso que deste o fp 20/20 como prevenção já com as aves doentes correcto? Se foi, cometeste um erro, deverias ter dado em modo cura. Depois com o salmocoli deves ter dado de seguida o complexo-B, que pelo que já li por aí corta o efeito do salmocoli, não encontrei a bula do salmocoli, mas já li isso por aí. Eu mesmo no fp 20/20 não dou logo vitaminas, dou 2 dias de água limpa e depois as vitaminas. Depois nos antibióticos deves utilizar água destilada, a água alcalina penso que corta o efeito ou diminui...mais uma vez é o que li por aí...depois vejo se encontro a fonte desta informação.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Canários a morrer [ajuda]

Quando dei o fp20/20, foi preventivo porque na altura não havia sinais de doença. A preparação foi com água destilada e dei logo de seguida o complexo B. A bula não fala em complexo B.

Voltar para “Canários (geral)”