Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Ha já alguns dias que reparei que a fêmea estava sem algumas penas na zona do papo do lado esquerdo, ontem ao fazer a limpeza da gaiola reparei que tinha fezes tipo diarreia e a fêmea estava sem mais Penas tou preocupado também pois acabou de nascer uma cria, e ainda tem 3 ovos no ninho. Tanto a fêmea como o macho estão sempre de volta do ninho, pensei ser falta de cálcio mas tinha sempre osso de choco a disposição mas hoje ate fui ao continente e comprei um novo e um bloco de iodo e cálcio para ver se será este o problema, ou poderá ser outra coisa?
Anexos
IMG_20160214_135018.jpg
IMG_20160214_135114.jpg
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: femea Mandarim doente

Hoje coloquei também agua com vinagre de cidra juntei 1 colher de sopa num litro de agua e pou tanto na banheira como nos bebedouros
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: femea Mandarim doente

A falta de penas como é grande e apenas num só local, pode ser o macho que as arranca. Viu se tem alguma ferida no local sem penas?
Eles têm papa de ovo?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: femea Mandarim doente

Duvido que tenha sido o macho, mas reparei que a feme cossa-se varias vezes naquela zona, papa de ovo não tenho, será por falta disso?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: femea Mandarim doente

Pode ser, falta-lhe proteína animal daí se alimentar das próprias penas.
Para além disso dificilmente as crias se vingam sem papa de ovo.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: femea Mandarim doente

Na criação que tive anteriormente não dei papa de ovo, hoje vai ser complicado pois a loja onde costumo ir esta fechada e em supermercados não me parece grande coisa as papas que la vende, vi uma receita caseira que era ovo cozido, cenourave pão ralado e só isto que leva a papa? Se assim for faço eu para dar aos passaros
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: femea Mandarim doente

As crias safam.se sem papa de ovo mas tambem podes cozer um ovo pa desenrascar. O problema da femea parece.me stress
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: femea Mandarim doente

Sinceramente, eu nunca criei sem papa de ovo, mas noto que quando me falha, as crias vão logo abaixo, não se desenvolvem tão bem, não ficam tão "gordinhas". Mas claro que se for um bom casal as crias vingam-se, mas não ter papa nos primeiros 10 dias de vida é um risco no meu ver, se puder compre amanhã.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: femea Mandarim doente

Vou tratar disso, para desenrascar hoje vou cozer um ovo como o user ashwinder sugeriu, agora a fêmea e que me deixa preocupado, se for stress não vejo o porque limpo a gaioloa uma vez por semana e só mecho quando vejo os comedouros e assim de resto neo mecho a sem necessidade.
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: femea Mandarim doente

Pode ser falta de proteína que será compensada com a papa ou pode ser piolho, vosto estar sempre a coçar-se, e assim o melhor é dar um desparasitante externo.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: femea Mandarim doente

Mantenho a minha opiniao do stress. Todo o processo de criacao pode provocar stress nas femeas. Ja me aconteceu o mesmo varias vezes e a maioria das vezes as crias morrem depois da mae ficar toda depenada e desorientada. Tambem pode ser o macho a querer novamente procriar mas se assim for vai matar as crias no primeiro ou segundo dia o que tambem ja me aconteceu.

Quanto à papa eu dou nos primeiros 5 ou 6 dias para ajudar , mas ja experimentei nao dar e foi em mandarins e nao morrem. Na natureza nao ha papa. Mas claro que convém dar
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: femea Mandarim doente

A única coisa que adicionei de foi pelo de cabra para fazer o ninho podem apanhar piolho mesmo assim? Quanto ao ovo cozido dou com a clara ou só a gema?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: femea Mandarim doente

Telmo Escreveu:A única coisa que adicionei de foi pelo de cabra para fazer o ninho podem apanhar piolho mesmo assim? Quanto ao ovo cozido dou com a clara ou só a gema?
A falta de penas nessa zona não é piolho, essa penugem é arrancada ou para ninho ou pelo stress, mas uma coisa não tou a perceber, adicionaste pelo de cabra depois das crias nascerem?
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Quanto à papa eu dou nos primeiros 5 ou 6 dias para ajudar , mas ja experimentei nao dar e foi em mandarins e nao morrem. Na natureza nao ha papa. Mas claro que convém dar
Amigo não vá por aí, isso não têm lógica nenhuma, na natureza também não existe um ninho caixa, nem existe um comedouro só com alpista e milho alvo.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

ruben10PT Escreveu:
Quanto à papa eu dou nos primeiros 5 ou 6 dias para ajudar , mas ja experimentei nao dar e foi em mandarins e nao morrem. Na natureza nao ha papa. Mas claro que convém dar
Amigo não vá por aí, isso não têm lógica nenhuma, na natureza também não existe um ninho caixa, nem existe um comedouro só com alpista e milho alvo.
Isso do ninho é relativo pois sao eles que o escolhem e o fabricam. Quanto à comida eu forneço papa e uma boa mistura que por vezes ate pode ser mais diversificada que na natureza. Mas por vezes nao dou papa e criam.se na mesma. Por exemplo os bichenovs nao dao papa aos filhotes

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”