Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

O pelo coloquei a disposição quando pus o ninho, já comprei a papa, mas só vi ainda o maço a comer vou estar atento a vê se a fêmea lhe pega
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Ninguém está a dizer que não criam, agora faça a experiência com 4 casais todos com 5 filhotes nascidos no mesmo dia por exemplo, 2 casais com uma boa papa e germinado e outros 2 só com sementes, e depois veja do desenvolvimento das crias num e noutro ninho, e diga-me alguma coisa.
Aposto que os casais que tiveram só sementes não vão vingar as 10 crias, e as que vingarem vão desenvolver muito mais lentamente que as outras.
Ja fiz esta experiência com bengalins a tirar goulds e não tem comparação o porte e postura das crias depois de separadas dos pais.

Isso dos bichenovs não alimentarem as crias com a papa é normal, uma vez que não estão habituados à mesma.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

O Ruben disse tudo, para além de que na natureza não existe papa, mas existe outros substitutos, as aves na natureza não comem só sementes, têm uma alimentação mais variada que em cativeiro, a papa é para colmatar a falta de alguns alimentos.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Já agora, seria bom dar agua com alho ou não se deve dar com criação?
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Sim podes dar amigo não tem problema nenhum.
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

So uma duvida, Deixo 1 dente e alho numa garrafa de litro de um dia para o outro ou só umas horas?
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Viva,

1 dente de alho não dá o efeito desejado, eu utilizo 6 dentes de alho por 1 Litro de água e deixo pelo menos 18h e no máximo 24h.

Cumprimentos.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Eu dou um dente de alho em 5 litros depois de uma, semana de molho
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

ruben10PT Escreveu:Ninguém está a dizer que não criam, agora faça a experiência com 4 casais todos com 5 filhotes nascidos no mesmo dia por exemplo, 2 casais com uma boa papa e germinado e outros 2 só com sementes, e depois veja do desenvolvimento das crias num e noutro ninho, e diga-me alguma coisa.
Aposto que os casais que tiveram só sementes não vão vingar as 10 crias, e as que vingarem vão desenvolver muito mais lentamente que as outras.
Ja fiz esta experiência com bengalins a tirar goulds e não tem comparação o porte e postura das crias depois de separadas dos pais.

Isso dos bichenovs não alimentarem as crias com a papa é normal, uma vez que não estão habituados à mesma.

Cumprimentos
Ja fiz essa experiencia. Com papa desenvolvem mais rapido, o resultado final aparentemente nao vejo diferencas. Com goulds sempre dei papa os testes foram com mandarins
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Pode ser ácaros traqueia, bebe muita água? nos goulds também já me aconteceu e as fezes tipo aguadas são de beber muita água para tentarem desobstruir traqueia, e é urina juntamente com fezes mas não é diarreia, eu dou pulmosan ou parasita uma gota nuca durante 3 semanas uma vez semana, e já recuperei muitas aves assim, depois de dar o parasita ou pulmosan pelo menos duas horas sem água para não irem retirar a gota, depois de um ou dois dias vê-se logo que começam a fazer menos aguada as fezes..

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Não noto que bebam muita Agua, mas visto já ter uma cria não sei se deva dar algum medicamento, a coisa que eu noto e que pouco comem a papa, assim como o osso de choco que coloquei dificilmente lhe pegam, a papa comprei numa loja de animais, comprei a granel, o osso de choco foi no continente, da riga ou la como e a marca do continente, será que faz diferença ou o osso de choco e tudo igual?
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Amigo esqueça essas papas a granel, não valem nada, além disso nem sabe se esta ou não dentro da validade, além de não prestarem e não nutrirem as aves podem mata-las se estiverem estragadas.
O facto de eles não pegarem na papa é normal pois as aves têm que estar previamente habituadas à papa com que vão alimentar os filhos o que não é o caso.
O meu conselho, e uma vez que ainda não pegaram na papa, é que removo essa papa de imediato e compre uma em condições como a Cêdê exóticos por exemplo, mesmo assim não pense que eles se vão habituar à papa de hoje para amanha.

Cumprimentos.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Eu tambem compro papa avulso mas de uma boa marca num sitio de confiança. Tenho aves que nao lhe tocam e outras que a devoram e dou sempre apenas quando ha crias. Mas a papa que eu dou tem um cheirinho mto agradavel é natural que atraia as aves mesmo as que nunca provaram
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Penso que as aves não têm grande olfato, portanto não será o cheiro que as vá atrair, o granulado C15 por exemplo cheira muito melhor que qualquer mistura e os exóticos,pelo menos os meus, mal lhe tocam :mrgreen:
Telmo
Mensagens: 45
Registado: terça, 17/nov/2015, 17:22

Re: Fêmea de D. Mandarim doente [ajuda]

Hoje dei com a cria morta, cheguei a casa e vejo ambos os pássaros fora do ninho, Espreitei e vi a cria e 3 ovos como tinha ontem, passado uns 20 min continua o ninho sem que o macho ou a femea vão para o choco Espreitei e a cria tava na mesma posição, mexi no ninho e confirmei que a cria não tinha reação, terá sido o frio? ou a papa? A cria tinha 4 ou 5 dias já.

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”