Tomasjm
Mensagens: 16
Registado: sábado, 07/jul/2007, 16:35
Localização: Sintra

Canário doente

Caros amigos necessito de ajuda!
Tenho um canário Arlequim macho que tem dois quistos, um no dorso e outro no abdomem. Fiz uma simples palpação e são os dois superficiais embora um seja maior do que o outro.
O meu pedido de ajuda é no sentido de encontrar alguém que me possa ajudar ou indicar outra pessoa que me possa orientar.
Desde já agradeço a atenção por vós dispensada.
J.Tomás
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Amigo Tomasjm

Esses quistos surgem com muita frequência nalgumas raças de canários, existindo uma maior incidência nas aves que possuem factor mosaico. Como sabe o factor mosaico faz parte das características genótipicas do arlequim.

Esses quistos são facilmente extraíveis, desde que se proceda anteriormente à secagem deles utilizando para o efeito uma pomada à base de terramicina. Depois de secos efectue dois pequenos cortes em cruz com um bisturi e extraia os quistos.

Isto não quer dizer que não possam voltar a surgir, pois como lhe disse é um problema do factor mosaico e não é mais do que penas que enrolam dentro da epiderme.

Se eu por acaso estiver enganado, até porque não sou criador de canários agradeço que alguém me corrija

Um abraço a todos

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”