RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

´boas
Ontem fiquei incrédulo foi a feira de aves a braga e vi lá a venda
pintassilgos major estavam a vender por 20 euros cada.
Mas é claro eram capturados,não fazia ideia que cá por portugal se capturava
majores, parva sei que se caçam as manadas agora majores.
E control como custume nenhum vendiam a descarada mal entrei na feira foi logo
o que vi .
cumprimentos
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: PINTASSILGOS MAJOR

Majors a 20€? :shock:

Tem a certeza que eram majors? Isso parece-me pouco provável. Eram em grande quantidade? Não tinham anilha?

Capturados em portugal é impossível..

Capturados na Sibéria e chegam cá vivos? Pouco provável.

Das duas, três:

Ou eram parvas e viu mal, ou foram roubados cortaram as anilhas e estão a vender ao desbarato, ou foram capturados na sibéria e são extremamente resistentes para chegarem aqui vivos..

Esta última parece-me muito pouco provável, primeiro porque em 100 duvido que sobrevivessem mais que 10, em segundo pela vertente financeira, ir buscar/importar aves da sibéria para vender a 20€ não me parece que tivesse rendimento financeiro, imagine que ia buscar 100 aves partindo do suposto que até chegavam todas vivas, que sai-se a 2€ cada um para vender a 20€ cada fazia 2000€, ora só em aves eram 200€ e depois os para os gastos da importação destas aves de um sítio que fica a 8000km será que os 1800€ chegam? Sinceramente não estou muito por dentro disso mas não me parece. Isto fazendo este cálculo tendo em conta que major de captura custem 2€ o que também duvido. Portanto parece-me excluída esta hipótese. Sobram as outras duas :)

Cumpts
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: PINTASSILGOS MAJOR

Boas
Sim tenho a certeza felizmente sei diferenciar pintassilgos major de pintassilgos parva
Na altura em que vi tinha dois machos
E não,não tinham anilha
Eu agora por cá ando um pouco desatualizado,não sei de que zona o senhor é mas aqui a uns anos ouvi
uns rumores que uma certa época do ano na zona de ponte de lima ou por ali perto havia uma passagem de
majores por isso não sei se será assim tão impossivel serem capturados cá.
cumprimentos
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

Não querendo duvidar do senhor, acho que isso não passa de um rumor, ainda por cima nesta altura em que os pássaros estão a criar, no inverno devido ao frio eles saem da sua zona de nidificação que é a sibéria, cazaquistão e montes urais, e deslocam-se para zonas mais 'interiores' mas daí a chegarem a portugal vai uma distância.

Eu nunca ouvi nada disso e tenho dois colegas na aldeia quer vão armar aos pássaros por muito lado de portugal, mas armar por paixão, não é para vender, a bicos grossudos, cruza bicos, tagarelas europeus, barbeiros entre outros, e não é meter lá uma rede e siga, estudam desde o poiso ideal, ao visgo que utilizam, caseiro normalmente e as rotas migratórias das aves etc.. e como lhe disse nunca ouvir falar de rotas de major em portugal.

Além disso em sites de observação de aves em portugal nunca vi ninguém a registar a visualização de um major em terras lusas.
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

boas
Hoje em conversa com uns colegas sobre esse assunto afinal não vi mal um deles viu exatamente o que eu vi
eu foi bastante cedo a feira ele foi um pouco mais tarde e viu a mesma coisa (pintas major)
E na continuação da conversa ele falou-me que um colega que temos em comum que ele comprou no ano passado
na mesma feira um macho major,claro que eu curioso procurei logo esse colega e realmente la estava o passáro lindissimo
um major e esse colega confirmou o que eu ja sabia que comprou na feira de braga exatamente por 20 euros.
Não ha como esses seu colegas investigarem mais um pouco se eles realmente gostam disso deve ser interessante apanharem
uns majores.
E não tenho a certeza pk ja vai a uns anos mas tambem ja vi qualquer coisa na net não sei se foi em algum forum,bem nao tenho a certeza mas que vi vi qualquer coisa sobre essa tal passagem cá por terras lusas
cumprimentos
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

Boas,
Existem fotos ou podem se arranjar dos ditos majores ?

Cumps,
Luis
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

Boas
Não percebi bem a pergunta (fotos)
Vai-me desculpar mas não tenho por habito ir para as feiras tirar fotos ainda para mais a aves que não são legais
tenho amor ao corpo.
Por isso não tenho fotos
Agora arranjar fotos desses ditos majores só se alguem tiver uma máquina do tempo para voltar a trás
é que vi esses ditos majores no domingo passado.
Cumprimentos
Lcrespo
***
Mensagens: 133
Registado: domingo, 19/dez/2010, 19:14
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

A pergunta foi bem simples era mesmo se tinha fotos das aves ou como falou que tinha um conhecido com um major comprado no mesmo sítio. Muito me custa a crer nessa história mas pronto a epoca de passagem já passou faz tempo as aves agora estão a criar ou seja não saem da mesma zona. Os ditos majores apanhados ai pelos passarinheiros costumam ser pertencentes a subespécie britânica maiores que os nossos parva mas nem perto do tamanho dos majors. Apanhar passaros principalmente neste época de cria é de uma completa falta de respeito pela mãe natureza.
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

Boas
Amigo se lhe custa a crer ou não,não quero saber eu não estou aqui a vender nada nem tenho que provar nada a ninguém
simplesmente estou a partilhar uma experiencia que tive.
E pela experiencia que tenho ainda chega para distinguir um major de um parva
Agora como disse anteriormente não quero vender nada a ninguém por isso acredita quem quer
Só acho mal estar a querer descredibilizar uma coisa que o senhor não viu por não ver ou por não ter conhecimento sobre
isso não quer dizer que não seja verdade.
Já vi durante muitos anos pintassilgos parva e vejo todos os dias majores isso deve chegar para distinguir um e outro
Cumprimentos
FábioAlex
***
Mensagens: 66
Registado: terça, 09/jun/2015, 16:28

Re: Pintassilgos Major à venda na Feira de Aves de Braga

Eu tbm já ouvi dizer que os pintassilgos major vem cá , agora não sei se é verdade ou nao

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”