ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

boas

agradecia uma ajuda se possível

tenho 2 casais de ingleses e ambas as posturas destes casais foram de 6 ovos, ate aqui nada de novo, mas apos a incubação a própria femea rejeitou os ovos, para meu espanto quando os fui verificar tinha em ambos os casos 5 ovos não galados e o 6º continha já a ave bem formada na sua totalidade mas morta no seu interior...

qual poderá ser a causa desta situação?

agradeço qualquer ajuda.

cmps
rdj
****
Mensagens: 252
Registado: quinta, 14/mai/2015, 13:43

Re: ave morta ainda no ovo

Boas!

É a primeira postura desses casais? 5 ovos não galados pode denunciar inexperiência/falta de maturidade do casal...
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: ave morta ainda no ovo

no 1º casal sim é a 1ª postura

já no segundo não... é a 2ª postura ( na primeira nenhum veio galado ) como teem a pena mais longa apos a 1ª postura tratei de aparar a mesma mas apenas 1 ovo galado e no qual a ave morreu dentro do mesmo....

ambos os casais são de janeiro e março de 2015 respetivamente
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: ave morta ainda no ovo

Boas
Coloque fotos das aves e da gaiola onde estão, assim como alimentação, etc
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

boas

as aves encontram-se numa gaiola com as seguintes medidas -- C45*L40*A40 , os ninhos teem A17*C25*L20 , são ninhos deitados.

a alimentação dou Pet Cup Pro e adiciono mais 50% do peso da saca em alpista, tenho sempre disponível Grit e Osso de choco , vou intercalando uma dose de aveia descascada com Anima stra fortificante e uma mistura de vegetais ( cenoura, broculo, ovo, etc) 1 vez por semana vou rodando esta mistura, pois com a aveia têm tendência a ficar obesos :D .

efetuo uma desparasitação exterior de 3 em 3 meses ( piolho )e também neste período efetuo uma desparatização interior .

a água é mudada todos os dias no verão e intervalados no inverno, e os bebedouros lavados e desinfetados.

temperatura do local onde estão é sensivelmente a ambiente no verão e no inverno ficam mais resguardados estando sempre com temperatura mais elevada que a ambiente .
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

Viva,

Parece ter uma alimentação correta, adicionava ai papa de ovo que me parece na altura da criação imprescindível em qualquer ave, para mim o problema prende-se com o facto de as aves terem muito pouco espaço.

Repare que os ninhos representam quase metade do tamanho da gaiola :roll:

Só para ter uma noção, eu crio goulds, que são passarinhos com metade do tamanho dos periquitos ingleses, em gaiolas de 75*50*35. Com essas medidas penso que terá dificuldades em levar uma criação a bom porto..

Salvo erro, foi o senhor que na altura postou aqui a dimensões da gaiolas que iria fazer para a criação e foi avisado que essas medidas seriam insuficientes... :roll:

Cumpts
Última edição por ruben10PT em terça, 05/jul/2016, 11:35, editado 1 vez no total.
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

efetuo uma desparasitação exterior de 3 em 3 meses ( piolho )e também neste período efetuo uma desparatização interior .

Reparei agora neste parágrafo, "neste período efetuo uma desparatização interior ."

A que se refere quando diz neste período?
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

o período que me refiro é o de 3 em 3 meses para a desparatização interna das aves .
note que, sim os ninhos são grandes, mas são exteriores á gaiola, quanto as dimensões das mesmas ( sim foi o sr que me deu a dica que seriam um pouco pequenas e ate disse que tinha avantajado nos ninhos e encurtado nas gaiolas :) ) mas por enquanto é uma situação provisoria, pois já estou em fase de construção de um local mais adequado para melhorar as condições atuais das aves, bem como novas gaiolas mais espaçosas,que serão feitas em pvc e não em madeira como as atuais para evitar o aparecimento do piolho que é mais usual neste tipo de gaiola.

quanto á papa , sim também é disponibilizada aquando o nascimento das crias ( apenas tenho tido crias do periquito comum o mais pequeno :) a marca da mesma é Papa Gold Patee Periquitos , e ate agora com excelente aceitação pelos australianos :), ultimamente para estes tenho vindo a testar uma solução mais económica que é a da Pet Cup
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

Como são os poleiros? Como os ingleses têm mais porte que os australianos é-lhes mais dificil galar, portanto se os poleiros forem de plástico e as aves escorregarem, ou até nem terem espaço, como a gaiola é pequena, pode ser o motivo para aparecerem tantos ovos sem gala. Isto é uma especulação, claro.
Pode dar vitamina E a ver se ajuda.
Acho desnecessário tanta desparatização, a desparatização interna basta fazer 1x por ano ou de 6 em 6 meses, a exterior basta fazer se realmente vir que têm piolho/ se coçam muito, etc, se não vir nada pode fazer por descarga de consciência 1x por ano. :lol:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

Acho desnecessário tanta desparatização, a desparatização interna basta fazer 1x por ano ou de 6 em 6 meses, a exterior basta fazer se realmente vir que têm piolho/ se coçam muito, etc, se não vir nada pode fazer por descarga de consciência 1x por ano. :lol:

nesta parte então já estou esclarecido :)

quanto aos poleiros são de madeira para não escorregarem e também são mais grossinhos para que se agarrem bem , já nos australianos uso os de plástico ate agora sem nenhum problema.

nos ingleses tenho aparado a pena junto da colaca tanto no macho como na femea para ( penso eu... ) ajudar na fecundação ....

como tenho um 3º casal que também é a 1ª vez que irao começar a criar estes colocaram 4 ovos e acabou o tempo no domingo tendo já nascido a 1ª cria , hoje possivelmente já terá nascido a 2ª , no entanto não quis mexer nos ovos para ver pois tive receio da femea os rejeitar....e o espaço é o mesmo ninhos iguais e poleiros também... acho que ando com a sorte em baixa... hehehe :) tenho de comprar mais 1 ou 2 kg de paciencia ... hehe
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

Quando é que fez a última desparatização interna?

Se fornecer a papa de ovo apenas quando nascem as crias, eles dificilmente vão comer devidamente a papa, têm de estar previamente habituados a ela.
Outra coisa muito importante que muita gente ignora: nunca troque de papa a meio das criações, se começa com uma papa acabe com essa, não vá por x ou y que dizem que a papa a é melhor que a b, começa com uma acaba com a mesma, no ano seguinte pode então introduzir outra papa que lhe garanta melhores resultados.
nos ingleses tenho aparado a pena junto da colaca tanto no macho como na femea para ( penso eu... ) ajudar na fecundação ....
Isso é desnecessário, ao andar a apanhar/pegar nas aves só lhes vai causar mais stress, e simultaneamente menos sucesso na criação.

Cmpts
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

ok

dicas sempre uteis nesta fase de iniciação.... como vou ouvindo que um faz assim e outro faz ao contrario e outros não fazem nada andamos sempre nos testes, é bom quando temos alguém que nos possa indicar o melhor caminho para termos algum sucesso nestas aves.

obrigado
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

Viva,

É para isso que cá estamos, aprender uns com os outros. :wink:

Se me souber dizer então em que data fez a última desparasitação interna e a data em que as fêmeas iniciaram postura, poderiam ser também dados importantes para determinar a causa do insucesso na criação.

Abraço
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

ruben10PT Escreveu:Viva,

É para isso que cá estamos, aprender uns com os outros. :wink:

Se me souber dizer então em que data fez a última desparasitação interna e a data em que as fêmeas iniciaram postura, poderiam ser também dados importantes para determinar a causa do insucesso na criação.

Abraço
a ultima desparatização foi efetuada no inicio de março.

este ultimo casal que foi a 1ª vez que efetuou a postura colocou o 1ª ovo a 1 de junho
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Periquitos Ingleses - ave morta ainda no ovo

Assim sendo penso que o problema está mesmo na falta de espaço.

Fiz a questão, pois é conveniente fazer a desparatização no mínimo 1 mês e meio antes de iniciar as criações, isto porque o desparazitante por norma baixa a taxa de fertilidade principalmente dos machos.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”