imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

São mesmo salmonelas? (foto)

Bom dia,

À cerca de um mês tive várias baixas de canários que morreram repentinamente, depois de dar um tratamento e desinfectar tudo, a coisa estabilizou.

Ontem deparo-me com um roseicolli e 4 canários mortos.
Morreram no espaço de 2 horas e quando tinha deixado o viveiro estavam todos bem.

Isto será de novo salmonelas?

Apanhei um canários com os sintomas ontem à noite, administrei a água com o tratamento de salmonelas no bico e ele sobreviveu a noite toda e hoje está mais arrebitado, as fezes dele estão assim:
WP_20161209_09_19_39_Pro.jpg
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: São mesmo salmonelas?

Que tratamento fez em concreto?
Normalmente as aves adultas não morrem assim rápido com salmonelas, mais as crias pequenas.
Na minha opinião isso é outra bactéria, leve a um VET para analisar as fezes ou dê um produto de largo espectro que combata várias bactérias.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: São mesmo salmonelas?

Dei para-mix, depois água limpa, e depois naturvermes. Acabei com o complexo B.
Esta semana dei Colina Ca-P num dia, será que os deixou mais frágeis?
Ontem fui a uma farmácia e o que me deram foi tiforine, é o que estou a dar agora...
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

O naturvermes conheço e no teu caso nada faz, serve para eliminar parasitas intestinais.
A Colina P combate o excesso de gordura, de nada te serve também.
O para-mix e o tiforine nunca utilizei, mas acho que é um produto deste género que te vai ajudar. Basicamente o que as tuas aves devem ter uma bactéria, e estes 2 produtos combatem salmonelas, coccidioses, etc, agora não sei a eficácia destes produtos. Convém dares no modo cura e não no modo prevenção, visto já teres a doença. Mesmo que seja isto, já podes ir tarde para algumas aves.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Isto deixa uma pessoa em baixo, já estava quase pronto para a criação...
Mesmo o roseicolli morreu sem apresentar nenhum sintoma 24h antes, que foi a ultima vez que tinha ido tratar deles. E é uma ave mais resistente... Talvez ele tenha trazido a bacteria, tinha-o adquirido à 1 semana.
Fui também comprar sprayavex, amanhã vou aplicar.

Hoje morreu mais um canário, sem apresentar sintoma nenhum...
Espero é que não morra mais.

O complexo B dou só no fim do tratamento completo, ou durante o tratamento?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Se há um mês atrás também teve várias baixas é porque na altura não conseguiu eliminar a bactéria por definitivo e agora voltou. Não acredito que tenha sido o roseicollis, para além de ter sido adquirido apenas há uma semana, penso que nao esteja junto com os canários, certo?

Em relação ao compelexo-B, depende, tem de ler a bula do produto, há produtos que se der o complexo-B corta o efeito. Mas vai aplicar o tiforine agora?
Cuidado para não "encharcar" demasiado as aves com medicamentos, aliás acho que as suas já estão. Aplique o tiforine e dê vitaminas, caso a bula assim o diga e depois ponha-os a água limpa durante 1 mês. Caso contrário se não morrerem da doença, morrem da cura.

O sprayavex só faz sentido aplicar se aplicar um produto que elimine a bactéria do organismo, mas como é um desinfectante para aplicar na gaiola, mal não fará.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Boa tarde, neste momento lavei e desinfectei tudo com lixívia, apliquei o sprayavex em todo o viveiro e gaiolas dos canários.
Vou para o quarto dia de medicação, na bula refer que devo dar 10 dias seguidos, depois voltar a dar 5 dias seguidos após 2 semanas, e depois mais 5 dias após mais 2 semanas.

Concordo consigo, acho que as aves estão a ficar encharcadas com a medicação, mas a canária que tinha em quarentena pelo menos já tem aspecto de tar curada e muito energética.

Será que se seguir a bula e aplicar tanta vez a medicação, vou deixar as aves demasiado enfraquecidas? Devo de reduzir os dias de medicação?

Na bula não refer se as vitaminas interferem. Devo de dar complexo B, aminovit L ou o multivitamínico da avizoon?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Acho que devia seguir a bula, não vá não eliminar por completo a bactéria e depois andar novamente a dar medicação.
Em relação ás vitaminas se na bula não fala é porque pode dar, mas se não quiser arriscar dê as vitaminas passado 3 ou 4 dias após a ultima aplicação do tiforine.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Boa noite, no quinto dia de medicação tenho mais um canário quase a morrer.
É sinal que a medicação não está a fazer efeito? Devo de trocar a medicação?
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

imlovinit Escreveu:Boa noite, no quinto dia de medicação tenho mais um canário quase a morrer.
É sinal que a medicação não está a fazer efeito? Devo de trocar a medicação?
O estar a medicar as aves não indica que surta o efeito imediato, ou seja, podem existir canários que já estão numa certa fase da doença, que é incurável. Depois de terminar o calendário de medicação, ai sim, deve ter atenção ao que sucede.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Exactamente, como o amigo ivansimao disse, mesmo que o medicamento seja eficaz para algumas aves já pode ser tarde demais por já estarem demasiado fracas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

Pensava que a meio da medicação eles já estariam mais estáveis.
Duvido que este canário sobreviva, é triste não poder fazer mais nada e ver tantas aves a morrer.
kussamiguel
***
Mensagens: 84
Registado: quarta, 08/abr/2015, 02:08

Re: São mesmo salmonelas? (foto)

boas

quais sao memso os sintomas de salmonelas?

obrigado

Voltar para “CANÁRIOS”