avespremium
Mensagens: 12
Registado: segunda, 14/nov/2016, 11:25
Contacto: Sítio web

Ajuda sobre genética em Periquitos Australianos

Boa tarde

Gostava de pedir a ajuda dos entendidos em Genética em periquito australianos no seguinte.

Tenho um periquito fêmea criado a mão que está a fazer quase 1 ano e gostaria de a juntar com um macho para acasalamento, mas desta vez gostava de obter crias um pouco diferentes, se possível mutuação spangle.

A minha fêmea é branca com algum amarelo, como a foto em baixo:
Imagem

Os pais dela são os da foto em baixo (macho azul e amarelo, femea lutina e com um filho verde):
Imagem


Este casal pelo histórico de posturas deu ate agora:
machos verdes
fêmeas lutinas
fêmeas brancas e amarelas (como a fêmea que pretendo agora acasalar)

Eu gostaria de ter crias com spangle em azul ou na impossibilidade em spangle verde. Qual o melhor macho para esta femea? será quem com um macho spangle em azul posso obter crias idênticas?

Gratos a todos as respostas.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: ajuda Genética periquitos australianos

Não o consigo ajudar muito porque não estou muito a par dessa mutação, mas deixo aqui alguma literatura.
http://periquitos.birdsinnet.com/docs.asp
http://periquitosmandarino.blogspot.pt/ ... angle.html
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: Ajuda sobre genética em Periquitos Australianos

Boas. Para ter crias spangle azul o macho terá que ser spangle.
avespremium
Mensagens: 12
Registado: segunda, 14/nov/2016, 11:25
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda sobre genética em Periquitos Australianos

fabio lopes Escreveu:Boas. Para ter crias spangle azul o macho terá que ser spangle.
Obrigado Fabio.
Fiz uma pesquisa no seu facebook e gostei bastante de algumas fotos que considera como follow mas não encontrei muita informação sobre esta mutação. É apenas caracterizada pelos olhos rosa tipo os lutinos?
Que tipo de mutuação é a da foto de capa do seu facebook do 1º periquito amarelo?
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Ajuda sobre genética em Periquitos Australianos

avespremium, você está a pesquisar mal, a mutação é "fallow", dai não achar resultados.

Penso que fallow apenas atua na redução da melanina, como tal afecta a cor dos olhos e faz com que as aves fiquem com os olhos vermelhos, mas não tão intensos quanto uma ave ino.

Nunca vi nenhuma, apenas foi o que andei por ai a ler... mas tenho curiosidade em saber mais desta mutação fallow.
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: Ajuda sobre genética em Periquitos Australianos

Ora bem se pesquisar por fallow encontra alguma informação.
Mas o que diferencia os fallows das outras mutações e o facto de a ave ter os olhos vermelhos como nos inos, mas ao contrário dos inos que sao totalmente brancos ou amarelos ou albinos face amarela como a sua, nos fallows continuam com a cor azul ou verde e marcações das asas.
Os que tenho na capa sao dois fallows verde cinzento, pai e filha.

Voltar para “Genética”