Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

100x260x200 - Diamantes mandarim

Boas tardes.

Tenho possibilidade de fazer um viveiro com 100cm de largo, 260cm de comprido e 240cm na parte mais alta, a frente, e 100cm na parte mais baixa atras. o chao é em degrau, nao posso por mais alto atras.

A minha duvida é:
1 - qual a dimensao da malha da rede ideal?
2 - Colocando teceloes, gostei da ideia dos gajos pendurarem os ninhos :), quantos posso colocar e que mais especies posso colocar?

Obrigatoriamente teem de poder viver em conjunto, suportar temperaturas de exterior, cobertos por cima e pelo lado poente, apanham sol de lado nascente.

Teem de comer todos a mesma mistura de comida.
NAO podem precisar de nenhum tipo de licença ou autorizaçao ou o raio.
Última edição por cable-man em terça, 24/out/2017, 22:16, editado 6 vezes no total.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso ca colocar?

Boas,

Embora possa parecer enorme, se fores para um viveiro misto não é assim muito espaço.
Nesse viveiro podes colocar várias coisas mas se vais para exóticos e espécies resistentes não dá para grandes "misturas".
Podes colocar uma colónia de tecelões embora o espaço não seja muito para eles... Diria 3 machos e 9-12 fêmeas. Criam em colónias portanto se gostares do desafio pode ser que tenhas sorte (mas não é fácil).
Pardais dourados são muito giros e dentro do mesmo género.
Viúvas também seria engraçado. São parasíticas e as dominicanas podem usar o bico de lacre como hospedeiro. Se encontrares até tens algumas espécies maiores (dorso dourado, por exemplo) que se dão bem com os tecelões e até usam os ninhos deles. Novamente mais machos que fêmeas. Em termos de exóticos mais pequenos para que fiques muito à vontade com frio e para estares descansado só mesmo coisas como bicos de lacre, bicos de chumbo/prata e dominós, embora estes dois últimos ache um bocado um desperdício.

Fora isso se é pela piada de criar, apenas tens muitas outras coisas para estarem ao "monte".

Isto dentro de espécies que arranjas por cá e sem entrar em misturas com australianos.

Cumps
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso ca colocar?

Entao:

Teceloes = 3+9
Bicos de lacre = ?+?
Dominos = ?+?
Viuvas Dominicanas = ?+?

Quais os minimos para os gajos se darem bem para os "?"

Nao faço questao de ter uma produçao em serie de passarada (ate porque nao tenho o que lhes fazer), so quero mesmo que os gajos andem por la sem se matar e que tirem 1 ninhada por ano e nao faço que estao que seja uma ninhada de cada um por ano, pode ser uma ninha de um um ano, outra ninhada de outro outro ano, ...

Ja agora, qual a esperança media de vida destes gajos?

Qual o trabalho com estes gajos? So deitar comida e agua?
Quais os materiais melhores para o ninho?
Ja vi mencionados aqui no forum fibra de coco e outra coisa que nao me lembro, mas ja procuro novamnete, mas fiquei com a ideia de que era algo que "servia" mas que nao era o ideal.

EDIT:

Qual a dimensao da malha de rede para estes gajos?
Pode ser daquela hexagonal ou tambem sao como os psitacideos que derretem tudo o que for menos do que aço?
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

Olá,

Se fores para os tecelões não dá para meter muito mais porque são um bocado pesados. Especialmente se quiseres tentar criar com eles seria um desafio muito engraçado por si só.
Em reação a criares em série não é o caso com nenhuma destas espécies.

Em relação a quantidades, para teres também alguma variedade:

Teceloes = 3+9
Bicos de lacre = 1+1 / (2+2)
Viuvas Dominicanas = 1+3
(Dominos = 1+1) - talvez sim talvez não eu não punha.

Acabas por ter quase um biótopo africano. Necessidades são parecidas me termos de alimentação. Os bicos de lacre apreciam e agradecem umas ervas com sementes verdes, os restantes agradecem e precisam de uns insectos de vez em quando especialmente para criar (asticot, tenebrio, e claro formigas de asa para os tecelões).
Material o melhor mesmo é ervas compridas que eles fazem o resto, verdes e secas.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

vou entao tentar fazer so com estes:

Teceloes = 3+9
Bicos de lacre = 1+1 / (2+2)
Viuvas Dominicanas = 1+3

Nenhum deles precisa de nenhum tipo de autorizaçao legal? CITEs, fauna nao sei que, ... o raio que os parta?

E aquela rede hexagonald e 13mm, serve para eles?

http://www.hilarioalves.com/info/Rede-H ... l-197.html
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

Olá,

A mais fina serve.
Nenhum precisa de CITES, os únicos minimamente discutíveis são os bicos de lacre por serem ou não "nativos" mas por regra ninguém se preocupa muito com isso.
Alem disso existiram e existem bicos de lacre importados portanto como é que os distingues?

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

Os que ha a solta nao sao nativos sao invasores. Podem ja ter nascido ca por os pais terem criado ca, mas algures no passado alguem soltou ca essa passarada.

Mas se é permitido importar vivos é porque sao permitidos.

Obrigado pela repostas.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

Viva,

Já há uns tempos houve aqui no forum essa 'discussão' do ser ou não autóctone..

Para si por exemplo, são invasores, porque há 20 anos se calhar nem existiam por cá, se continuarem a criar a este ritmo, daqui ao 50 anos, se perguntar a qualquer pessoas se os considera ou não autóctones, vai ver as respostas que vai obter :wink:

Na altura escrevi isto no tópico, é um exemplo um pouco parvo, mas acho que é ilucidativo, no caso em questão falava-se de bengalim vermelho, mas depois acabaram por vir também os bicos de lacre:

"Qual é o significado de autóctone? Segundo o dicionário: Que é natural do local onde vive.

Ou seja no caso de reproduzirem cá, as crias e automaticamente a espécie passam a ser autóctones.

Porque é assim, 'Deus quando criou Portugal' não meteu cá o D. Afonso Henrique juntamente com um casal de pintassilgos, 1 de verdelhoes, tentilhoes, lugres, d. fafe e etc.. Certamente algumas destas espécies foram aparecendo em Portugal ao longo dos anos e em diferentes alturas introduzidas, algumas naturalmente outras pela mão do homem.
Por exemplo eu considero os Bicos de Lacre um espécie autóctone dado os anos há que já se encontram em Portugal a criar.
"

Se quiseres espreitar o tópico, e ver diferentes opiniões sobre o assunto, aqui está: http://forum.avespt.com/viewtopic.php?f ... one#p90012

Abraço
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

Independetemente das interpretaçoes semanticas que cada qual quiser dar as palavras, se foi introduzido pelo homem nao é autoctne.
As carpas e os achigas tambem foram introduzidos ha muitos anos, nem por isso deixam de ser considerados como especies exoticas ou mesmo invasoras.

Para esse peditorio nao dou.
Ate haver legislaçao em contrario uma determinada especie é exotica.
Ate poderao passsar a ser legislados, mas nunca passarao a ser autoctenes. Mais uma vez, o achiga teve durante muitos anos uma epoca de defeso nos regulamentos da pesca desportiva, nem por isso passou a ser autoctene.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

Olá,

O assunto não é claro nem em termos de "opinião" nem em termos de lei.
Se perguntarem ao ICNB nem eles sabem bem a resposta, ou pelo menos onde indicar, clara e inequivocamente, em termos legais qual o enquadramento legal destas espécies em cativeiro. Isto porque não são abrangidas pelas restrições CITES, algumas não são abrangidas pelas restrições às espécies exóticas ou potencialmente invasoras, nem são abrangidas pelas restrições às autóctones. E portanto, como acontece, infelizmente, com muitas leis a coisa resume-se também a interpretação semântica. Nisto normalmente a qual das partes consegue contratar/pagar os "advogados" com maior poder de interpretação semântica. Digo-vos mais, há inclusive uma noção curiosa da figura do "espírito do legislador" que também pode ser invocada.

Portanto, no meu entender que vale o que vale (nada...), há que ter bom senso nestas coisas. Sendo aves que se sabe foram e podem ser importadas legalmente, e o foram aos milhares. Que se sabe existem actualmente em território nacional. Que ninguém vai conseguir definir se são descendentes das que foram apanhadas e importadas em 1970 e troca o passo ou das "exóticas" que criaram por cá no mês passado em liberdade. Que não têm na verdade apetência ou grande impacto ambiental e económico em termos de tráfico. Convém não sermos "mais papistas que o papa" e manter algum bom senso.
Agora quem as tem, acho que deve dentro do possível tentar anilhar as que criar para separar as águas. E nesse caso as autoridades também devem ter o bom senso de compreender essa separação.
Dito isto, não me escandalizaria se os bicos de lacre em particular fossem considerados e incluídos futuramente como fauna autóctone e sujeitos às mesmas restrições. Não quer dizer que concorde, quer apenas dizer que, dentro da zona sombria do assunto, não me escandalizava.

Agora há um aspecto complicado que se levanta nisto. Quando se sabe que estas espécies são apanhadas por ai com intuito de comércio e alguém as compra está no fundo a apoiar a actividade de quem as apanha e que, muitas vezes (ou sempre), não se resume a estas espécies "exóticas" ou "invasoras" ou la como as queiramos classificar (não é a mesma coisa mas por agora não interessa para o caso).
No caso do bico de lacre em especial, quantos mais forem criados em cativeiro menos interesse há em apanhá-los em liberdade. As outras espécies de que se está a falar são absolutamente insignificantes quer em termos de procura quer se criação/manutenção em cativeiro na verdade.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

o decreto lei de 99 com a lista de especies de detençao proibida esta para ser actualizado/revisto/whatever.
A malta dos lagos e das pescas esta a espera disto ha ja bastante tempo, por causa das carpas nos lagos e dos achigas na pesca.

Se a especie nao é autoctene, foi introduzida pelo homem, e nao esta nessa lista de animais/plantas proibidos, a sua detençao é legal.

Contas diferentes sao os animais sujeitos a CITES, que nao é uma norma nacional mas sim mundial.
Esses consoante a sua populaçao em estado selvagem sao considerados mais ou menos raros e a sua detençao é condicionada de acordo com essa situaçao.
É estupido um fischeri amarelo com cabeça vermelha constar no CITES? É!!!
No entanto no CITES apenas constam especies, nao mutaçoes, pelo que pela interpretaçao restrita da coisa, todas as mutaçoes e hibridos com base naquela especie estao sujeitos a mesma legislaçao.
Mais uma vez, é estupido sem duvida, mas evita que um corante dado na alimentaçao ou qualquer outra tecnica menos escrupulosa passe um animal de ilegal a legal.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

ora bem, a rede ja ca esta :)

Ate a rede ja vem dos toyotas :)
Anexos
REde 13mm quaadrada electrosoldada
REde 13mm quaadrada electrosoldada
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100 x 260 em degrau x 240, o que posso cá colocar?

agora e so esperar pelo fim da chuva para conseguir meter o rabo la fora uma tarde inteira para fazer o capoeiro dos gajos...
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 100x260x240 - Tecelões, Bicos de lacre e Viúvas Dominica

Andei hoje toda a tarde de volta da gaiola dos gajos.

No entanto uma das paredes esta fechada com rede electrosoldada de 19mm... e parece-me um desperdicio usar rede de 13mm a por por cima daquela rede.

A minha duvida... alguns deles se conseguem pirar por rede electrosoldada de 19mm, quadrada? quais?

Era gajo para reduzir/trocar as especies so para nao ter de meter rede em cima de rede.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 120x260x200 - Mandarins + ...

OK.
Uma das especies ja ca estao 2 animais... Mandarins :)

Agora...
Como distingo machos de femeas?
Quantos aposso ter no meu viveiro?
O que posso juntar a estes gajinhos? - desisti dos teceloes.

Os passaros vieram de oferta de uma pessoa que me ficou com um comedouro e a quem muito agradeço e quando procurei o nome deles decidi logo ficar com eles pela semelhança (nao na cor mas pela fala) a estes gajos:
https://vimeo.com/61971077
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”