Diogo Magalhães
Mensagens: 7
Registado: domingo, 18/jun/2017, 21:03

Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Olá boa noite.
Eu tenho um casal de mandarins ambos com 9 meses.
E gostaria de arranjar forma de lhes dar mais liberdade e construi uma plantaforma com dois poleiros para eles mas tenho medo que me fujam como faço para impedir isso , sendo que nao tenho sítio onde os largar em segurança sem os perder.
E desaconselhável utilizar aquelas correntes para os prender? Caso não seja como devo escolher a mais indicada?
Obrigado e fico esperando a resposta.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Olá
Esqueça os poleiros, as aves têm muito menos liberdade aprisionadas a uma corrente, para além de que se podem magoar (partir a pata, etc). Para lhes dar mais liberdade arranje uma gaiola maior ou liberte-os numa divisão da casa para esticarem as asas. Um viveiro grande exterior era o ideal.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Atençao que os passaros podem nem sequer saber/querer voar

Tenho varios passaros num viveiro de 200x100x200.
Os que nasceram e cresceram noutro viveiro, correm aquilo tudo a voar, picam as folahs da malagueta, correm o chao, saltam os ninhos, tudo o que se possa imaginar.
Comprei uns mandarins de exposiçao, nao voam mais de meio metro e estao sempre pousados no chao.
Creio que tenham nascido e crescido em gaiola pequena, tal como os pais e avos e por ai fora, por isso nem sabem o que é voar.
As vezes ja vejo um nos poleiros, mas a maior parte do tempo estao no chao e nao se afastam mais de metro e meio da comida e da agua.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com
Diogo Magalhães
Mensagens: 7
Registado: domingo, 18/jun/2017, 21:03

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Obrigado pelas respostas gostei muito das vossas opiniões mas o lá todo e que eu não tenho muito espaço para colocar um viveiro e larga los numa divisão da casa e depois como faria para apanhar los de novo é que pelo menos os meus são muuuito ágeis.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Se são muito ágeis,imagine presos com uma corrente num poleiro, ficavam sempre pendurados pela pata.

Relativamente aos mandarins de exposição, é verdade, por serem mantidos e gaiolas pequenas e por serem aves com mais porte (bastante pesadas) o seu voo é muito fraco. Também tenho-os em viveiros e tenho 1 que tem de estar numa gaiola porque não voa para os poleiros e não o quero ter sempre no chão a apanhar com os dejectos e ter que colocar água e comida no chão apenas por uma ave. Infelizmente são aves bonitas, mas a seleção tem as suas desvantagens, esta é daquelas situações em que os criadores não criam para preservar a espécie, mas sim apenas para concursos, pois estas aves nunca sobreviveriam à solta, nem estas nem os seus descendentes, pois voam muito mal.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

cable-man Escreveu:Atençao que os passaros podem nem sequer saber/querer voar

Tenho varios passaros num viveiro de 200x100x200.
Os que nasceram e cresceram noutro viveiro, correm aquilo tudo a voar, picam as folahs da malagueta, correm o chao, saltam os ninhos, tudo o que se possa imaginar.
Comprei uns mandarins de exposiçao, nao voam mais de meio metro e estao sempre pousados no chao.
Creio que tenham nascido e crescido em gaiola pequena, tal como os pais e avos e por ai fora, por isso nem sabem o que é voar.
As vezes ja vejo um nos poleiros, mas a maior parte do tempo estao no chao e nao se afastam mais de metro e meio da comida e da agua.
Boas Cableman e Borllock, completamente falso isso dos mandarins de exposição, crio em gaiolas de 60*35*35 e tenho-os no viveiro que podem ver no comentario acima, (video antigo)

Video novo:
https://www.facebook.com/avescompintas/ ... 655017363/

e passam o tempo todo a esvoaçar viveiro todo...
Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com
Diogo Magalhães
Mensagens: 7
Registado: domingo, 18/jun/2017, 21:03

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Os meus mandarins estão em uma gaiola não muito grande pois não tenho espaço para esses viveiros e lá está o que mais me importa é a felicidade deles e como vejo que eles adoram brincar no baloiço e andam sempre a esvoaçar queria alga forma de os deixar voar mais livremente, mas claro sem os perder. E ao deixa los numa divisão depois iria ser muito difícil apanha los.
Agradecia que alguém me podessem ajudar com alguma solução. Eu agora estou a tentar treina los de maneira a conseguir chama los para a minha mão primeiro já lhes consegui ganhar confiança com a minha mao, pois se eu por comida na minha mão eles já vão logo para comer.as tentem me ajudar PDF eu só quero o melhor para eles.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

tonhao Escreveu: ...
Boas Cableman e Borllock, completamente falso isso dos mandarins de exposição,
...
Os passaros estao em minha casa, eu sei perfeitamente o que eles fazem.
Nao posso falar pelo outro utilizador do forum, mas dos meus passaros posso falar.

eu nao sei se acontece com TODOS os madarins de exposiçao, mas o que eu escrevi acima foi que os MEUS passaros nao voam.
Isto nao é uma opiniao, é um facto.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Relativamente aos mandarins de exposição, é verdade, por serem mantidos e gaiolas pequenas e por serem aves com mais porte (bastante pesadas) o seu voo é muito fraco. Também tenho-os em viveiros e tenho 1 que tem de estar numa gaiola porque não voa para os poleiros e não o quero ter sempre no chão a apanhar com os dejectos e ter que colocar água e comida no chão apenas por uma ave. Infelizmente são aves bonitas, mas a seleção tem as suas desvantagens, esta é daquelas situações em que os criadores não criam para preservar a espécie, mas sim apenas para concursos, pois estas aves nunca sobreviveriam à solta, nem estas nem os seus descendentes, pois voam muito mal.
José desculpa lá mas isso é mito..

Para começar, é certo que a ave é mais pesada, mas se é mais pesada têm maior porte, logo, asas ligeiramente maiores e mais fortes..

Os expositores, dignos desse nome, que conheci, todos eles após separar as aves dos pais as colocam em grandes voadeiras/viveiros, só após fazer a muda é que as aves podem ir para as gaiolas de exposição..

É óbvio que após meses numa gaiola minúscula a ave vai ter dificuldade em voar, mas isso no prazo de uma semana vai ao sitio, e não têm nada a ver com selecção.. já tive em miúdo um chiveu oferecido pelo meu tio, tive-o cerca de dois anos numa pequena gaiola, mas depois por impossibilidade de o ter fui devolve-lo ao meu tio que tem um viveiro de 3m2 ao colocar lá novamente o pintassilgo(ave selvagem) o pobre coitado mal voava nem fugir de um canário que lá andava conseguia, imagine se o solta-se na natureza... É um exemplo que contradiz isso da selecção natural e da sobrevivência das aves de cativeiro em estado natural.

Cmpts
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

os meus quando tentam voar parecem um aviao com propulsao a helice... com 1 pa partida.
Um cagaçal...
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Como proporcionar voo aos Mandarins, sem os perder?

Ruben,

Qualquer ave que esteja condicionada a um espaço pequeno terá dificuldade em voar, independentemente da espécie, até aí acho que ambos concordamos.
Em relação aos mandarins de exposição, posso dizer que já fui a algumas exposições, incluindo o mundial e vi alguns mandarins de exposição que até têm dificuldade em saltar de poleiro em poleiro...
Os mandarins de exposição não são mandarins gigantes, não é um standard em que a ave cresce por um todo, se reparares no standard é uma ave bastante arredondada, não me parece que as asas cresçam e acompanhem o aumento de peso, ma também não fui medir :lol: , o que reparo nos meus, mesmo nos que voam bem, têm de fazer um esforço maior para voar, nota-se bem o bater das asas mais rápido para conseguirem atingir determinados locais mais altos. Mas como em tudo acredito que haja exceções e que também dependa muito da seleção de cada criador.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”