Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Bom dia,

Já tinha feito esta pergunta na minha apresentação mas uma vez que não obtive resposta volto a fazê-la aqui.
Adquiri estes 5 ringnecks recentemente como sendo azuis e verdes. Mas os verdes parecem-me ser muito amarelados que pelo que tenho visto pode querer dizer que são palidos ou canela e os azuis na cabeça e nas asas parecem ter um tom esverdeado o que me deixa na duvida se serão turquesa.

Aguardo pelas vossas opiniões.

Cumprimentos
Anexos
20170830_165125 2.jpg
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Mais uma foto
Anexos
20170830_165220.jpg
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Mais uma foto
Anexos
20170829_114809 2.jpg
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Boas já vai algum tempo que não crio ringnecks, mas para mim os verdes são canelas e os azuis são azuis turquesa.
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Antes de mais obrigado fábio.

Pelo que tenho pesquisado também tenho quase a certeza que os azuis são turquesas e os verdes estava indeciso entre o canela e o palido. Até estava mais inclinado para palido mas sou muito novo nisto.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Não sei se é como nos roseicollis, mas nos roseicollis os pálidos têm as guias das asas cinza e os canelas têm a fugir para o castanho. Para além disso o no pálido há mais redução de psitacina e por isso é uma ave mais clara que o canela.
Pelas fotos parecem-me canelas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Obrigado José.

Ja agora, só para confirmar, os pais dos verdes e de um dos azuis são verde (M) x lutina, o que me tinham dito quando os comprei era que o pai era portador de azul possívelmente nem sabia que era portador de canela. Uma vez que os verdes me parecem ser todos canela isto quer dizer que são todos fêmeas autosexadas certo? Uma vez que só o pai podia ser portador de canela.
Criei este tópico pois queria confirmar isso e as mutações pois como os azuis são filhos de pais diferentes estranhei serem os dois turquesa e tão parecidos. Os país do outro azul são ambos cinza.

Cumprimentos
Última edição por Luís Pardal em quinta, 28/set/2017, 23:26, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Esses canelas ou pálidos são fêmeas então. Tanto o pálido como o canela é uma mutação ligada ao sexo. Portanto se o pai é verde e a mãe lutina quer dizer que o macho porta canela/pálido.
O irmão turquesa, se macho porta ino.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
luisbirds
***
Mensagens: 70
Registado: quinta, 24/dez/2015, 14:44

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Boa noite!
Parecem canelas, os pallid têm a cabeça amarela (branca nas aves da linha azul), pelo que percebo do assunto
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Quando os comprei foi exatamente por os machos serem portadores de ino mas com a sorte que tenho nem os turquesa são machos e fico com 5 fêmeas.

Já agora uma pergunta um pouco controversa mas que tenho que fazer.
Existe algum problema em acasalar irmãos?
É que ja vi pessoal a dizer que não tem problema nenhum desde que não seja recorrente e outros que dizem que é gravíssimo. Eu também se pudesse evitava mas dado o sítio onde moro (alentejo) não existe muita oferta na zona e foi o que se conseguiu arranjar.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Não é de todo aconselhável, até porque não tens a certeza que os pais já não são consanguíneos.
Ao acasalares irmãos nascem crias com uma diversidade genética muito menor que o normal, deixando-as mais fracas.
Numa primeira geração de criação com aves consanguíneas acredito que nasçam e se vinguem, mas nas seguintes até podem morrer no ovo.
São aves muito jovens, até poderem acasalar tens tempo para encontrar parceiros, seja por compra ou até troca, visto poderes ter muitas fêmeas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Sim ainda são muito novos são de março deste ano.

Era exatamente por isso que estava a perguntar pois assim vou procurando sem pressas.

Sei que depende dos gostos de cada um, mas uma vez que sou muito novo nisto, se alguém tiver uma sugestão de par para as fêmeas verdes canela e para macho ou fêmea turquesa agradecia.

Obrigado
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Boas, como já foi dito pallidum não são.
Se o pai e verde e a mãe lutina então esses canelas são todos fêmeas. Para nascer um azul ambos os pais tem que ser portadores de azul, e um dos pais também era turquesa se não não podia nascer nenhum turquesa, porque se não estou em erro o turquesa não dá para se ser portador ou é turquesa ou não.
Luís Pardal
Mensagens: 15
Registado: terça, 29/ago/2017, 11:03

Re: Ringnecks - ajuda a identificar mutações

Para ser turquesa um dos pais teria de ser portador de turquesa e o outro de azul no minimo, penso eu.
Mas é possível ser portador de turquesa tanto machos como femeas assim como no azul.
Corrijam-me se estiver enganado.

Já agora reparei que assim como os verdes também um dos turquesas tem a ponta da asa acastanhada será fêmea também? Quando procuro mutações turquesa canela nenhum se parece minimamente com o turquesa que tenho alias os dois turquesas que tenho são muito parecidos só que no outro as pontas das asas são cinza em vez de canela.

Cumprimentos

Voltar para “Psitacídeos Africanos e Asiáticos”