FILIPE1977
Mensagens: 6
Registado: sexta, 26/jan/2018, 18:12

Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

boas
alguem tem conhecimento de criadores de pintassilgos
que não usem medicamentos para os pintassilgos
cumprimentos
FILIPE1977
Mensagens: 6
Registado: sexta, 26/jan/2018, 18:12

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

boas
partilhem as vossas experiencias
sendo criadores ou não,eu acredito que é possivel criar sem medicamentos
cumprimentos
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

Olá

Os pintassilgos tal como qualquer ave ou ser vivo, necessitam de medicamentos no caso de se encontrarem doentes.

Antibióticos de prevenção são mito.

Cmpts
FILIPE1977
Mensagens: 6
Registado: sexta, 26/jan/2018, 18:12

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

boas
por isso criei este tópico para acabar com esse mito
é exatamente a isso que me refiro tratamento preventivo
muitos falam em ESB 3 baycox etc.
na minha opinião acho esse tratamento desnecessario
cumprimentos
EDSONXAVIER
Mensagens: 4
Registado: segunda, 18/dez/2017, 11:23

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

Bom dia
O uso do antibiótico como forma preventiva é contra indicado,pois quando for necessário administrar na ave a dosagem será maior, pois o organismo criou resistência ao antibiótico.
Um produto natural que pode ser usado é o própolis aquoso ,ajuda no sistema imunológico
FILIPE1977
Mensagens: 6
Registado: sexta, 26/jan/2018, 18:12

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

boas
pensei que haviam por ca mais criadores,ou havera mas não querem partilhar experiencias
enfim.
pelas participações ja se pode começar a concluir que realmente tratamento preventivo
é mesmo um mito
cumprimentos
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

Bem, tento criar pintassilgos parva desde que foram legalizados em Portugal e tenho tido montanhas de problemas.....muitas mortes dos adultos, e sobretudo nos recém-nascidos. Acho que já utilizei todos os preventivos, antibióticos e mezinhas de que se fala e nada resulta.
Agora estou noutra......a maior parte das mortes resultarão de uma deficiente alimentação e de falta de cuidado com a higiene; aqui e além, uma ou outra morte, acontecem sempre, mas não por sistema, como acontece comigo. O dilema será então acertar com a alimentação correta, porque no resto já tomei as minhas providencias. Uma boa parte das mortes acontecerão por problemas de fígado e intestinos.
RisingPhenix
Mensagens: 27
Registado: quinta, 27/jul/2017, 13:22

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

As substâncias com atividade antimicrobiana podem sim ser usadas como preventivo de diversas infeções causadas por microrganismos nos animais, no entanto, a aplicação destas drogas deve ser realizada por alguém experiente no assunto. E a ideia que o organismo do animal consegue criar resistência às drogas antimicrobianas é falsa, eu diria mesmo que é das maiores falsidades por aí propagadas seguida rapidamente pela ideia que a vitamina C ajuda a combater gripes
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

Acredito que seja possível criar aves sem medicamentos; mas para isso é preciso que não haja doenças. Como preventivo, acho uma treta. A prevenção faz-se através de uma boa alimentação, limpeza, e cuidados acrescidos para que não adoeçam.
Estou a chegar a conclusão de que a maior parte das doenças que temos nas aves somos nós que as provocamos, nomeadamente doenças do fígado e intestinos. Portanto a prevenção far-se-á com uma boa alimentação e uma boa alimentação não é a que é muito rica, nomeadamente em oleaginosas......linhaça, semilha, colza, cânhamo, girassol. Mas quando temos doenças é preciso trata-las, claro.
O maior problema que tenho tido é identificar a doença e trata-la de acordo; estou a concluir que tenho tratado as aves para a coccidiose e o que me parece que elas tem é problemas de figado, intestinos, doença da "faca", provocadas por proventriculite (doença do ponto negro). Vamos ver se acerto desta.
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

:) Ola a Todos,

O problema da sobrevivência de pintassilgos parva em ambiente domestico é semelhante ao que acontecia a alguns anos com os Cardinalitos da Venezuela. Nessa altura havia muitas aves traficadas da Venezuela e a adaptação ao ambiente domestico era difícil, porque o tipo de micróbios deste ambiente é diferente do da Natureza. Só com a progressiva selecção feita no ambiente domestico (sobrevivem os mais aptos dando continuidade a haver descendentes) é que o numero de baixas diminui. Isto só acontece se deixar de haver introdução de sangue selvagem no ambiente domestico. Esta medida só tem resultados com o passar do tempo uma população de pintassilgos domésticos consolidada demora e o criador tem de ser rigoroso na selecção dos seus reprodutores. Hoje os cardinalitos da Venezuela são muito mais resistentes e a população de pássaros em ambiente domestico é muito maior do que aquela que existe na Natureza.
O uso preventivo ou indevido de medicamentos tem como consequência aves intoxicadas pois todos os medicamentos tem efeitos secundários, além de criar micróbios resistentes a saúde humana. Não esquecer que o criador esta em contacto com as suas aves. Quando um criador aplica um medicamento tenta atuar nos sintomas que vê na ave. O problema é que há doenças provocadas por diferentes micro-organismos por exemplo vírus ou bactérias que se combatem de maneira diferente. Os virus curam se com anti-viricos e as bactérias com alguns antibióticos. Para complicar nem todos os antibióticos são iguais e poderemos estar a usar um que não atue na bactéria em causa. Por isso é que os veterinários na duvida usam meios de diagnostico para identificar a causa da doença e aplicar o tratamento correto. Pois mas isso custa dinheiro e disponibilidade de tempo, por isso uma ave domestica terá sempre o seu valor.

Cordiais cumprimentos a todos 8)
Avatar do Utilizador
antonio_aguiar
Mensagens: 40
Registado: segunda, 16/jul/2007, 19:01
Localização: Viseu

Re: Debate - utilização de medicamentos para Pintassilgos

No seguimento do que atrás foi referido, em cativeiro quando a ave adoece tem mesmo que se usar medicação.
Na natureza morrem milhares de pintassilgos e outras aves por doenças que elas não conseguem tratar com sementes e outros de forma natural.
Só que o planeta é grande e nós não nos apercebemos disso, quando um pintassilgo morre cai no arvoredo e nós não estamos lá para ver que ele morreu, diferente do que temos em casa e vemos todos os dias.
Poe isso quando uma ave adoece, o seu ultimo recurso somos nós… se não conseguimos acertar com a doença, ela acaba por morrer.
Por isso o conselho que deixo, é o de tratarem as vossas aves com medicamentos quando aparentam estar doentes, caso contrário sujeitam-se a observar um desfecho desagradável (morte da ave).
Só para que se saiba, o sol que as aves apanham na natureza, já é por si só um medicamento..
Cumprimentos

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”