joana_reis
***
Mensagens: 70
Registado: segunda, 17/abr/2017, 12:16

Coincidência ou azar? Agapornis arranca penas...

Boa tarde, há cerca de um mês o meu agaporni "sr. Bubu" começou a arrancar penas. As análises revelaram um problema no fígado. Infelizmente a ave não teve melhoras e acabou por morrer.
Entretanto passado estas 3 semanas, resolvemos adquirir uma ave nova para fazer companhia ao Floyd ( esta 4ªfeira). Esta ave que parecia calma na loja, não aceitou bem o meu Floyd, não queria aproximações e bicava-o. Já era dono da gaiola e o meu Floyd já fugia dele com medo. Isto não estava a ser nada bom. Ontem os dois já estavam mais amigos, já limpavam as penas. Ontem resolvi colocar germinado de ervilhas na gaiola e o pássaro com o contentamento arrancou penas do peito. Eu nem queria acreditar.
Hoje de manhã o meu namorado ficou de vigia, e verificou que ave tinha arrancado penas. E no fundo da gaiola vi 2 penas com canudos dessa ave . Liguei para a veterinária e ela confirmou-me que não seria normal cairem penas com canudos. É certo que a ave arrancou penas ou tem tendência para arrancar. A ave quando veio para casa faltava-lhe penas da cauda e do pescoço. Foi algo que nos intrigou mas não nos preocupou muito. Porque poderia ter perdido as penas na loja ou a brigar com outra ave. Resolvemos ir à loja devolver a ave. Estou muito cansada deste problema , e acho que mereço ser feliz com uma ave saudável, e o meu Floyd também.
A minha questão é....será muito normal este tipo de comportamento nestas aves?É assim tão comum?? Será que as aves que são vendidas nas lojas têm algum problema genético ou algum problema na alimentação?
Eu quando vivia com os meus pais eu tinha uns 10 agapornis, duraram todos imensos anos, comiam as sementes de girassol, nunca tive preocupações a nível de saude.

Cumprimentos

Joana Reis
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Coincidência ou azar

Esta domesticado ou em viveiro?

Creio que esse comportamento e mais comum em aves domesticadas quando os donos deixam de ter tanta disponibilidade para elas, sentem-se sos e entram em stress.

Sendo aves "normais" de gaiola, ainda mais tenho outro por companhia, nunca tinha lido acerca disso.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
joana_reis
***
Mensagens: 70
Registado: segunda, 17/abr/2017, 12:16

Re: Coincidência ou azar

Boa tarde, essa ave adquiri na 4 feira e não está domesticada. Já tinha falta de penas na cauda e na zona do pescoço.

Cumprimentos

Joana Reis
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Coincidência ou azar

Olá
Começa a ser cada vez mais "comum" este tipo de situações.
Crio agapornis há cerca de 12 anos e só este ano me aconteceu isso com um agapornis roseicollis "linha azul". Todas as minhas aves são "selvagens" e vivem em bando no descanso, nunca me tinha acontecido. Ainda tá por cá a ave e vai ficar mais uns tempos para ver o seu desenvolvimento.
O que é certo é que cada vez se vê mais destas situações, há 2 semanas fui a casa de um criador (cria às centenas de aves de várias espécies) e ele tinha lá algumas aves numa voadeira à parte com esse problema, tudo "linha azul", perguntei-lhe e ele disse que lhe acontecia todos os anos algumas aves se mutilarem a elas próprias, mas que só lhe acontecia na "linha azul" ou seja, aves mais seleccionadas.
Na minha opinião, aves mais seleccionadas têm mais problemas que não se vê a olho nu, aves criadas à mão ainda pior porque sofrem mais com a ansiedade e stress.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
joana_reis
***
Mensagens: 70
Registado: segunda, 17/abr/2017, 12:16

Re: Coincidência ou azar

Boa noite, por acaso cá em casa já tinhamos pensado nesta situação de ser realcionado com a linha azul.

Falei com um criador que me disse que a ave poderia ter pbfd e fiquei preocupada :(

Mas a ave não parecia doente, estava muito vivaça, arisca.

Cumprimentos

Joana Reis
Anexos
3º Pássaro
3º Pássaro
Bubu 2º pássaro
Bubu 2º pássaro
woody 1º Pássaro
woody 1º Pássaro

Voltar para “PSITACÍDEOS”