RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

"Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A)

Boa tarde,

Como indica o tópico estou para fazer um viveiro exterior!!
Irei colocar aqui o projecto, será para fazer durante este verão aos poucos.
Objectivo é ter um viveiro comunitário, com alguma espécies diferentes, e para desfrutar o espaço em si, e ouvir o cantar deles e também alguma criação, pelos menos canários irá ter(e depois algumas espécies que vocês me iram ajudar a juntar aos canários).

Terá 3 metros de comprimento por 1,5 metros de largura e cerca de 2 metros de altura, o chão ainda não sei como será, de areia, grama brasileira ou em pavê.
A estrutura será em ferro galvanizado que irá ser colocado em cima de um murito que fiz, como indica na foto, e encostado ao muro da casa.
A traz vou tapar por completo com painel, e de lado irá ser tapado parcialmente, irá ter uma faixa tapada em baixo com cerca de 30 cm, e em cima também com cerca de 20 cm junto ao telhado, aqui será em toda a volta.
Porta será de abrir, e não devo ter contra porta, mas sim uma rede do lado de dentro(rede de pescador). Irei depois de ver uma maneira de evitar entrar no viveiro para dar alimentação, talvez aqueles tabuleiros que rodam, a rede estava a pensar colocar a de 50x13, e não a 13x13 para não parecer muito fechada.

Venham as críticas, novas ideias, e algo que possa mudar para melhor, e a ajuda nas espécies que juntar(não queria muitas, apenas umas três diferentes contando já com os canários).

Obrigado e seguem as fotos do projecto e local de implantação que já está feito.
Anexos
Desenho em pait
Desenho em pait
Já este rebocado, e chão nivelado com areia
Já este rebocado, e chão nivelado com areia
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Viveiro "projecto" (3x1,5x2)cxlxa

Boa tarde . A ideia no geral parece boa , se me permite se fosse eu faria o seguinte: 1- o chão seria em cimento , a nível de limpeza é o mais prático , você pega numa mangueira e está limpo ; 2 - quanto á rede tenha em atenção que não consigam entrar ratos,cobras,etc ; 3- fazia uma pequena zona mais resguardada, para as aves se poderem abrigar durante a noite do vento , frio,etc ; 4 - a situação da rede de pescador a fazer de contra porta , o único problema que vejo é você ao entrar algum fugir,o ideal seria um pequeno hall de entrada .Quanto ás espécies , visto que aquela que vai ser a base são os canários,as restantes têm que ser compatíveis com eles,e resistentes á temperatura ambiente. Aqui vai a minha opinião sobre algumas espécies que seriam compatíveis, mandarins, cantores de África ,etc .Digo-lhe já que quanto aos cantores de África se não conhece iria ficar surpreendido, não é nada bonito ,mas tem um canto melodioso, na minha opinião um dos melhores na ornitologia. O problema é que são difíceis de arranjar, e são caros , custam á volta de 70€ cada um. A sua criação não é fácil, mas como o viveiro é relativamente grande , você teria grandes probabilidades de sucesso . Isto tudo não passa da minha opinião , o projeto é seu a última decisão é sua. Junto vão em anexo algumas fotos dos cantores de África.Cumprimentos.
Anexos
WR.jpg
WR1.jpg
WR2.jpg
WR3.jpg
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

como vai a obra, josé? ponha lá umas fotos do trabalho arduo ;)
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

A obra não é minha é do RcrdPrnt.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

É para ir nas calmas, mas pelo menos o ferro para a estrutura já cá está em casa, 2 barras de 6 metros 40x40 para os pilares e 8 barras de 6 metros de 25x25.....

Mas como tá de chuva não se pode fazer nada na rua..
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boas,

Obrigado pelas ideias e criticas :) são sempre bem vindas...

1- Sim tem razão em relação ao chão, neste caso aqui se colocar cimento, só posso varrer e juntar com a pá o lixo, pois não tenho para onde vá a água, se calhar não vou por cimento por aguar e ver como se comporta, se ver se não resulta lá colocarei cimento.

2- Pois na rede ainda estou na duvida, se calhar aquela hexagonal pequena, mas será fina de mais, será resistente, ou então a quadrada 13 x 13, já não deve passar ratos nem cobras, a minha questão é se fica muito tapado aos nossos olhos.

3- Sim, na parte de cima, junto ao telhado vai levar em toda a volta um painel com cerca de 20/30 cm, e de traz tapado total e de lado em toda altura vai tapar cerca de 1 metro de cada lado, assim só fica a parte da frente aberto os 3 metros e tipo só uns 1,5 metros (pois leva painel em baixo e em cima cerca de 30 cm, e fica o resto de 50 cm dos dois lados.

4- Pois isso da contra porta vamos ver....não queria muito roubar espaço dentro do viveiro(vamos ver).

5- Sim, canários e também gosto de mandarins, quero espécies que não se cruzem entre eles, gosto muito dos diamantes sparrow, mas pelo que leio não gostam de frio e para ter num aviário exterior pode resultar em perdas.

Obrigado
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boa tarde . Quanto ao hall de entrada , não precisa de ser feito no interior do viveiro,pode ser criado para a parte de fora se for possível . Só há um pequeno problema , dá-lhe mais trabalho no telhado e tem mais desperdícios no ferro. Quanto ás espécies, também tem os bicos de lacre e as rolas diamante que são resistentes ao nosso clima, se gostar das espécies.Tem que ter em conta ,que têm que aguentar a temperatura ambiente , e serem mais ou menos do tamanho uns dos outros. É só a minha opinião , a decisão final é sua. Cumprimentos.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boas,

Hoje foi dia de avançar no projecto, o chão está feito,coloquei pavê pois dá para varrer bem e se quiser lavar a água aos poucos também desaparece e de certeza que os ratos não passam!!!

A seguir será soldar os ferros da estrutura que já estão cortados!!

Segue foto de antes e depois:
Anexos
59986320_418894528894761_7191952664484118528_n.jpg
60107258_587310398423335_1487563679611224064_n.jpg
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Viva . Já está a parecer melhor . Continuação de bom trabalho.
andre92
Mensagens: 1
Registado: sexta, 10/mai/2019, 23:02

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

boas malta

Sim está bom projeto força com isso.
Embora ja esteja projetado, aqui deixo outro projeto engracado que encontrei faz ja algum tempo e que irei realizar mais para a frente.

https://www.framebow.co.uk/shop/Arch-Bird-Aviary.html

:D
Avatar do Utilizador
A.Agostinho
Mensagens: 6
Registado: sexta, 19/abr/2013, 11:35
Localização: Rio Maior

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Já está a ganhar caminho, boa continuação :D.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Aqui vai mais um avanço, parte da estrutura feita...ver se esta semana avanço mais.

Segue fotos:
Anexos
..
..
.
.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Já estou a colocar a rede, por cima foi de 13x13 e o resto será de 8x8, não tirei foi fotos.

Agora chegou a parte de telhado ainda não sei o que colocar, aquilo tem 1,5 X 3 queria tapar 1,6 X 3,10, tem 5 cm de beiral só, pois como irá levar uma faixa de 20 cm em toda volta, pouca água entra ou Nenhum.

O que aconcelham?
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

No meu entender , o painel sandwich para telhados ficava bem e há outra vantagem , o isolamento que o painel tem. Cumprimentos.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boas,

Esta semana deu para avançar bastante no projecto, quer dizer está 95% completo, já tem um habitante pois os outros estão a criar neste momento e não convêm mexer né!!!

Agora falta pequenos ajuntes, por local para os ninhos, pensar numa forma de terem água sem entrar no viveiro, entre outras coisas que com o tempo uma pessoa vai alterando e colocando.

Sim optei por colocar telha sandwich, ficou um pouco mais caro mas ficou muito melhor.

Segue as fotos desta semana, espero que gostem e estou receptível a criticas :)
Anexos
......
......
.....
.....
....
....
...
...
..
..
.
.

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”