José Marques
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Diamantes de Gould não comem as papas

terça, 19/nov/2019, 18:18

O assunto é o seguinte , porque será que os meus diamantes de gould não comem a papa que lhes ponho á disposição ? Já usei a papa orlux e a cede , quer uma quer a outra para exóticos . Eles comem a mistura de sementes mas a papa não , ou se comem é muito pouca. Qual a melhor forma de os " obrigar "a comer a papa ? Se eles não comerem a papa, na altura de ter filhotes vai ser uma desgraça . Só com as sementes o desenvolvimento das crias vai ser muito lento e a taxa de mortalidade elevada. Se alguém quiser dar alguma sugestão para solucionar este problema fico agradecido. Cumprimentos, José Marques.

Carlos S.
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Contacto: Sítio web

Re: Diamantes de gould não comem as papas .

terça, 19/nov/2019, 18:51

Boas.

Para garantir que todas as minhas aves comem a papa e grit, desde que me lembro sempre misturei um pouco de grit na papa e assegurei sempre que comessem ambos.
Quanto aos goulds eles proprios fora da criação nao comem muita papa, eu quando criava so dava papa mesmo quando os punha a criar, e eles assim que começassem a criar comiam bastante.
Fazer a mistura de grit na papa em pequenas proporções é uma coisa que sempre fiz e muito pouco foram os criadores que vi fazerem o mesmo. Por isso com certeza que havera por ai outras ideias.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

José Marques

terça, 19/nov/2019, 19:05

Obrigado pela ajuda . Os meus estão na fase de construção de ninho. Eu grite tenho sempre á disposição deles , mas num comedouro á parte. Vou experimentar misturar um pouco na papa para ver como eles reagem . Já agora , se misturar também um pouco de sementes para os " enganar " será uma boa solução ? Cumprimentos , José Marques .

Carlos S.
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06

terça, 19/nov/2019, 19:09

Sim tambem pode ajudar, nada como experimentar :)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com

José Marques

terça, 19/nov/2019, 19:30

Obrigado pela disponibilidade para ajudar . Cumprimentos, José Marques.

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Re: Diamantes de Gould não comem as papas

domingo, 24/nov/2019, 18:21

Olá,

Estás a usar papas secas, húmidas, humedecidas?
Misturar sementes na papa ajuda mas depende do tipo de sementes se usares sementes trituradas ou partidas é preferível mas nem todas se prestam a isso. Aveia descascada e girassol descascado (ambos triturados) podem ajudar mas nem todos os exóticos lhes pegam facilmente.
Misturar grit na papa é um truque que funciona bem, sempre fiz isso com africanos por exemplo MAS em fase de criação pode ser uma opção arriscada já que o valor nutricional do grit é zero e algumas aves habituam-se a encher as crias com "pedras".

De qualquer forma não é completamente essencial que comam papa para conseguires criar.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

José Marques

segunda, 25/nov/2019, 18:30

15747064617606797651736030233907.jpg
Boa tarde Ricardo. No ano passado usei a papa de ovo seca para exóticos da cede , que eu umedecia com cenoura ralada. Este ano optei pela gold patee de ovo para exóticos úmida da orlux . Quer uma quer a outra não os vejo com grande interesse , também ainda só estão na fase de construção de ninho. Quanto às sementes, estou a misturar só um pouco da mistura para exóticos para os obrigar a entrar em contacto com a papa . Penso que é uma forma de os motivar a comer a papa, mas posso estar errado . No ano passado as criações até não me correram muito mal , mesmo eu achando que não comiam papa suficiente. Mas enfim eles é que sabem se é suficiente ou não. Já quanto a misturar um pouco de grife vou experimentar e logo se vê. Eles tem sempre á disposição grife, mas é num comedouro á parte. Obrigado pela disponibilidade em ajudar. Cumprimentos, José Marques.

José Marques

segunda, 25/nov/2019, 18:39

Só uma pequena correção ,por distração escrevi "grife" como é lógico o que eu queria escrever era grit .

Barbieri
Registado: quinta, 25/abr/2019, 17:04

segunda, 13/jan/2020, 15:50

Boa tarde
Tenho 1 casal de phyrruras Molinae gostaria de saber se são compatíveis com diamantes Gould
Pois tenho um viveiro grande e gostaria de la por 1 casal ? Obrigado cumprimentos

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

quarta, 15/jan/2020, 22:24

Boa Tarde,
Não aconselho. São aves com um porte muito diferente. Psitacideos com exóticos (bico curvo com bico direito) não costuma dar bom resultado para o lado dos exóticos :lol:
E já não estou a entrar no campo da alimentação, alojamento adequado, etc
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Barbieri
Registado: quinta, 25/abr/2019, 17:04

quarta, 15/jan/2020, 22:31

Ok muito obrigado pela dica vou utilizar outro viveiro e tentar arranjar um bom casal p/conseguir criar os Diamante Gould...pois é uma ave com a qual não tenho experiência

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

José Marques

sexta, 17/jan/2020, 18:44

Boa tarde, a minha opinião é idêntica á do José Jesus. Muito provavelmente as phyrruras molinae iriam matar os diamantes de gould. Portanto o indicado é colocar as duas espécies em viveiros diferentes. Outra situação os diamantes de gould não são muito resistentes a baixas temperaturas. Já quanto a arranjar um bom casal é como jogar no euro milhões . Umas vezes eles criam directo , outras vezes tem que se recorrer a "amas" (bengalins do Japão). Eu por acaso também sou "criador" dessa bela espécie . Alguns criam directo sem quaisquer problemas , já outros é completamente impossível, ou seja só com os bengalins do Japão é que tenho sucesso. Cumprimentos , José Marques .

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”