jmorais
Registado: domingo, 02/nov/2008, 22:21

Preciso de ideias para construir lugar para um casal de Faisões

segunda, 08/jun/2009, 20:18

Olá a todos,

Um colega meu caçou um faisão dourado, era para mo vender mas acabou por me ligar hoje a dizer que mo oferecia, há um senhor amigo que disse que me dá a fêmea, gostava que me dessem ideias para construir um lugar para eles. Não tenho ideias porque nunca tive nem vi lugares destas aves, apenas lhes quero dar conforto. Obrigado e abraços.

Zé Passarinheiro
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14

segunda, 08/jun/2009, 20:42

Boas amigo ,ora o espaço que tiver disponivél é que manda :)
Como os faisôes dourados e praticamente todos teem uma cauda fantástica e comprida ,penso que seja este ,mas existe uma especie mais clara ou seja todo dourado ,já tive desses ,recomendo um espaço com 2 metros de comprimemto ,1,50 de fundo e 1,50 de altura ,frente e um dos laterais em rede ,outro dos laterais com resguardo ou retiro nocturno ,situado num lateral sem rede com sensivelmente o,70 de comprimento ,050 de fundo e cerca de 1,oo de altura ,apenas com uma porta pra que se possa abrir pra limpeza e entrada da ave propriamente dita em arcada ,fica impecávél ,atenção aos materias que vai usar pra telhado e tente fugir de onde o sol bata a pico ,se tiver hipotese de fazer uma tubagem pra esgoto lfacilita-lhe muito a limpesa que é onde dá mais trabalho e o retiro nocturno serve tb para a procriação ,alguma questão tou por aqui ,abraço e cuide bem deles ,são animais brutais e afeiçoam-se bem ao dono
Imagem
Boa sorte pra estes bicharocos de uma beleza inconfundivél
Imagem
Existe um produto tipo spray que se pôe só na cauda pra que não se parta com facilidade ou roçar na rede e eventuais perigos pra cauda ,fico com pena que se criem aves destas especialmente só pra caça ou seja pra matar á fuscaçada por ser uma ave cinegética enfim :evil: :? :cry:
ABRAÇO

Zé Passarinheiro

segunda, 08/jun/2009, 21:21

Um pouco da história desta brutalissima Galliforme
Faisão dourado -Chrysolophus Pictus (procure por este nome no google imagens)

O Faisão Dourado é uma espécie mais pequena ,originária da China Central ,pesando menos de 900 gramas .O macho ,de um vermelho magnifico ,ostenta uma crista dourada e mede até 1,15 mt ,embora cerca de 80 cm do seu comprimento pertençam á cauda .A fêmea ,menos vistosa ,é castanha com manchas negras .No seu habitat original ocorre em vales com densas florestas de bambu e arbustros rasteiros.Durante a corte ,o macho atrai várias fêmes ,deixando-as logo de seguida .A sua introdução na Grâ-Bretenha foi bem sucedida
Imagem
Última edição por Zé Passarinheiro em segunda, 08/jun/2009, 22:41, editado 1 vez no total.

jmorais

segunda, 08/jun/2009, 22:01

olá amigo zé,eu adoro animais,eu aceitei esta ave para evitar a sua morte,esse meu colega iá comer,hoje fui busca-la ela estava junto com as galinhas num galinheiro minusculo,está magrissimo,sem cauda,coitadinho,trouxe um bocado de comida,mas amanha vou ver se encontro comida propria para ele,nao sei nada da especie,fico contente por eles se afeicoarem ao dono,eu vou tratar o melhor possivel dele e arranjar-lhe uma menina,este colega no inicio vendia-me quando fui buscala à bocado disse-me que me dava,agora mandou-me uma msg a dizer se nao me importava mas entao vendia,isto dá para entender?enfimfaço-o pelo animal,meteu-me tanta pena e bichinho,enfim

Zé Passarinheiro

segunda, 08/jun/2009, 22:52

Esse colega virou o bico ao prego :( :) Demora um tempo a endireitá-la mas fica boa ,primeiro vai pra o engorda e quando tiver mais forte começe a fazer-lhe limpeza ,tirando-lhe as penas danificadas que depressa virão as novas ,é uma questão de tempo ,veja tb se tem saúde ,uma vez que estava com as galinhas é preciso ver se não está infectado com alguma doença ,dê-lhe um fortificante que pode ser o PROTOVIT(á venda em farmácias ) ,usava-o nos pombos ,é muito bom pra todas as aves ,mas tem que ser dado com moderancia ,se preferir pode pôr tb óleo figado de bacalhau na ração (não toda )
O óleo de figado de bacalhau fica toda a noite misturado com a ração e de manhã dá-se ao faisão ,torna-o forte novamente
Abraço e boa sorte amigo

Imagem
:arrow:
avessilva.blogspot.com/2008/07/faises.html
Aves Silva: Faisões
pateodomateus.blogspot.com/
Aqui tem um perito nestas aves e tem lá o número de tel ,contacte-o e decerto obterá mais informação detalhada :) 918277609. (o número dele)
Espero ter ajudado algo e o que vier :)

jmorais

terça, 09/jun/2009, 12:25

olá amigo zé,gostaria de saber se posso ter o faisao e a fèmea de virá em ar livre,tenho um pedaço de terreno onde as galinhas e patos vao andar soltos,posso ter tambem os faisoes?era para estarem mais à vontade e fazia-lhes na mesma um abrigo,eles naturalmente vao para lá?ou é preciso levalos?desculpa a minha ignorancia,mas prefiro saber por quem sabe.abraço

tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

terça, 09/jun/2009, 20:05

Boas

Ainda bem que conseguiu fica com o faisão dourado, assim poderá dar-lhe mais cuidado e atenção. Eu começei por criar este tipo de faisões quando começei nesta paixão pelos galináceos, hoje em dia dedico-me a especies mais raras e dificeis de manter e reproduzir, já agora poderá ver algumas das minhas aves em http://tragopan.blogspot.com/ e algumas fotos em http://www.flickr.com/photos/26613698@N03/
Antes de mais quero-lhe dizer que estive a ver o blog que o nosso amigo Zé passarinheiro lhe indicou mas digo-lhe já que as informações que lá constam estão feitas para o brasil e antes de mais que a foto do faisão lady é a de um cruzamento de LadyXdourado.
Passando agora ao que interessa, posso lhe dizer que o espaço nunca é demais, as aves ficarão muito mais binitas e a sua reprodução será melhor e tornam-se mais resistentes a doenças estando num espaço grande. quanto ao abrigo deverá ser alto o suficiente para que se ponham aí poleiros para que as aves sejam encorajadas a dormir aí, caso contrario irão dormir num local no exterior.
Aconcelho-o a desparazitar a ave o mais breve possivel pois deve estar magro devido a parasitas, neste momento deverá estar a entrar em muda portanto necessita uma boa alimentação para que as novas penas venham saudaveis, existe varias rações adaptadas ás necessidades dos faisanideos, pode procurar na Versele-Laga que é a de melhor qualidade, ou outras marcas que têm rações para aves de caça que se adaptará bem ás necessidades dos faisões dourados.
Uma instalação média para eles será uma parte coberta de 2mt x 1.5mt com uma parte exterior de 3mt x 2 mts de largo, com vegetação na parte exterior e na parte interior com solo de areia, não há qualquer incoveniente que as aves tenham uma parte totalmente em rede sem proteção, desde que a parte interior seja totalmente fechada só com um acesso para as aves entrarem, como podem ver na foto.
Imagem
Neste caso é um Faisão Koklass (Pucrasia macrolopha) e +para esta espécie os requesitos são completamente diferentes, necessitam de uma grande quantidade de alimento verde por isso tenho-os em aviários de 8mts por 2 mts exterior e com uma parte interior só com apenas um boraco para entrarem como se vê na foto, com 2mts por 1,5mts.
Caso tenha mais alguma duvida queira expor pois é para isso que estamos todos aqui no forum, para trocar experiencias para não cair-mos todos nos mesmos erros.
Hugo Barbosa

jmorais

terça, 09/jun/2009, 20:26

muito obrigado pela ajuda,sabe neste momento sao só duvidas,gosto de tratar da melhor forma os animais que tenho,ainda estou a pensar como posso fazer as instalaçoes,mas tenho muitas duvidas,os locais tem que ser fechados,ou seja,para eles nao fugurem ou posso telos em area aberta?o local que tenho,tem arvores de fruto mas posso fazer um local de rede,sabe ele há pouco quando o fui ver,tinha um pouco de diarreia,como o posso tratar?quais os produtos,?

tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

terça, 09/jun/2009, 20:34

Os faisões são aves que voam muito bem e escaparam facilmente se o recinto não for fechado.
Quanto á diarreia terá de nos descrever para que possamos ter uma ideia do que será, possivelmente está só stressado e isso é só uma reação mas poderá ter alguma infecção intestinal devido a estar junto com galinhas e em más condiçoes de higiene.
Hugo

Zé Passarinheiro

quinta, 11/jun/2009, 10:13

jmorais Escreveu:olá amigo zé,gostaria de saber se posso ter o faisao e a fèmea de virá em ar livre,tenho um pedaço de terreno onde as galinhas e patos vao andar soltos,posso ter tambem os faisoes?era para estarem mais à vontade e fazia-lhes na mesma um abrigo,eles naturalmente vao para lá?ou é preciso levalos?desculpa a minha ignorancia,mas prefiro saber por quem sabe.abraço
Boas amigo Morais ,faço minhas as boas palavras do senhor Hugo :)
Esta é sem dúvida um ótimo esclarecimento duma pessoa sábia
Qualquer das maneiras desejo-lhe as maiores felicidades para com essa ave e todas as que tenha ,mande sempre amigo ,abraço daqueles :) :)
Felismente ainda temos pessoas humildes e que partilham com toda a naturalidade a amizade que aos poucos se vai criando :D
Sim os bicharocos vão concerteza recolher-se quando cai a noite ,eles habituam-se e já agora se por ventura tirar filhos destas maravilhosas aves ,gostaria de lhe comprar um casal :wink:
ABRAÇO E SAUDE

Zé Passarinheiro

quinta, 11/jun/2009, 10:22

Parabens amigo Hugo ,agora meteu-me com as vistinhas tortas :shock: com o seu blog LINDO!!! o que apresenta sim senhor ,concerteza que o visitarei com mais afinco ,não esperava que em Portugal houvesse alguém que criasse estas lindas aves BOA !!!!
Abraço e muito sucesso

jmorais

quinta, 11/jun/2009, 12:51

olá amigos,antes de mais,obrigado por me ajudarem neste novo desafio,sabem,estou preocupado porque o meu faisao está com diarreia,tom amarelado,ele está a comer mistura de galinha e um tipo de granulado,como posso tratar dele?ele veio muito magro,sem cauda,coitadinho,ainda assim,está mais mexido que há 3 dias.vou-lhe tirar uma fotoe ver ser consigo enviar.abraço a todos.digam-me sff como envio uma foto,obrigado

Zé Passarinheiro

quinta, 11/jun/2009, 14:58

Boas e coitado do animal ,mas agora tá concerteza em boas mãos ,tire a foto que tenho alguma curiosidade em vê-lo
Crie uma conta no Photobuket e transfira a imagem ,do lado direito tem as medidas da foto escolha uma adequada e faça a tranferência ,obtendo assim um link que será posto aqui no meio :arrow: [img][/img]

jmorais

quinta, 11/jun/2009, 16:23

ola zé há alguma forma mais simples de colocar fotos?nunca o fiz e nao percebo muito disto

jmorais

quinta, 11/jun/2009, 16:44

ola zé há alguma forma mais simples de colocar fotos?nunca o fiz e nao percebo muito disto

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”