Página 1 de 1

Criação de travessos [dúvidas]

Enviado: quarta, 08/jul/2009, 18:01
por vitor gomes
Boa tarde alguem me sabe dar umas dicas para criar travessos?
Dizem que para além de sorte é necessario que a canaria seja malhada, é verdade?
Para além disso gostaria de saber quantos machos pintassilos são necessarios para juntar a canaria? Um ou mais?
Quais as dimensões que são necessarias para criar?
Se alguém me poder ajudar agradecia muito.
Ah e ja agora que genero de alimentos para além da habitual é necessario dar?

Re: criação de travessos

Enviado: quarta, 08/jul/2009, 19:23
por Zé Passarinheiro
vitor gomes Escreveu:Boa tarde alguem me sabe dar umas dicas para criar travessos?
Dizem que para além de sorte é necessario que a canaria seja malhada, é verdade?
Para além disso gostaria de saber quantos machos pintassilos são necessarios para juntar a canaria? Um ou mais?
Quais as dimensões que são necessarias para criar?
Se alguém me poder ajudar agradecia muito.
Ah e ja agora que genero de alimentos para além da habitual é necessario dar?
A canaria pra mim a melhor é mesmo a Timbrada pelo seu elevado sentido de cuidar dos filhos ,mas a que gosto mais e mais dificíl e a mosaico tipo 2 por ter uma boa mascara vermelha e tem que ser nova ,mas o que mais interessa aqui é mesmo o macho ,eu sempre tirei só com um macho ,mas cheguei a ter por perto um canário para que ela peça galadura e o macho pintassilgo salte pra cima dela ,tal como fiz com dom fafes ,depois da terceira ou quarta galadura o canário desaparece da zona de criação ,é obvio que nem todos os machos galam por este método ,depende tb do cio de cada um e ser a altura certa ,penso que este ano ,as criaçôes já estão findadas ,portanto pró ano e os pintassilgos machos são mais tardios ,primeiro têm que namorar :D :D
Mas tens aqui mais pessoas que tb são peritas nisto de mestiços .decerto verás o tóipico a crescer
Boa sorte

Enviado: quarta, 08/jul/2009, 19:58
por vitor gomes
Muito Obrigado, Zé Passarinheiro, pelo teu contributo, mas queria deixar aqui mais uma questão acerca da criação de travessos que é a alimentação e a preparação em termos de vitaminas e estimulantes que é dada aos passaros.
Obrigado

Enviado: quarta, 08/jul/2009, 22:31
por Edu Matos
Olá Vítor Gomes..
Optar por híbridos é um bom começo. Então é assim, híbrido de pintassilgo x canária não é difícil, o que te vou dizer serve para tudo. Os pintassilgos acasalam bem com as canárias. Se o macho pintassilgo for de cativeiro não é necessário este trabalho todo, para tirares híbridos basta coloca-los numa gaiola espaçosa com separador a meio deixa-los assim durante o inverno até meados de Abril retira a divisória voltas ajunta-los a natureza faz o resto. Também é necessário na altura certa ajudar o casal lentamente a partir de Fevereiro com sementes germinado ovo etc., se tiveres dúvidas pergunta.

criação de travessos

Enviado: quinta, 09/jul/2009, 20:11
por vitor gomes
boas Edu,
Gostaria de saber onde posso arranjar pintassilgos ja com alguma reputação na área da reprodução. Se souberes ou se tiveres, diz alguma coisa, pode ser atraves de mensagem privada eu também sou do Porto.
Obrigado

Enviado: quinta, 09/jul/2009, 20:33
por Brancolas
Boas,

Costumo utilizar o seguinte método:

Apesar de existirem teorias que afirmam que é mais fácil com canárias novas não creio que seja importante pois nem sempre criam bem nas primeiras posturas.

Também não costumo utilizar pintassilgos novos, normalmente utilizo os mais antigos que tenho em casa, mas também já me aconteceu por duas vezes ficar com pintassilgos da ortiga e 4 meses depois estavam a tirar mestiços ou travesso conforme lhe queiram chamar.

Como as cánarias enchem primeiro, normalmente aproveito para tirar uma ninhada de canários na primeira postura e na segunda (meados de Abril) depois de os pintassilgos estarem bem cheios (bico todo branco), utilizo um gravador ou mesmo um canário a cantar, para que as canárias comecem a pedir galadura e raramente falha, quando a canária já esta agarrada ao choco com a postura completa, removo o pintassilgo e deixo a canária sozinha a criar a ninhada, porque normalmente os pintassilgos não se portam bem com os ovos e com os filhotes, embora tivesse alguns que não faziam nenhum mal e podiam estar juntos sem problema.

Com este método, já tirei hibridos das seguintes espécies:
Pintassilgo
Pintaroxo
Lugre
Chamariz ou Milheira
Verdilhão
Canário de Moçambique

Nunca consegui de Tentilhão e de Dom Fafe

Saudações
Brancolas

Enviado: sexta, 10/jul/2009, 16:07
por pintatuga
Boas nos hibridos eu utilizo o metodo do edu , deixos juntos durante o inverno pra q se forme o casal ( sem dar qualquer papa a canaria ) , la para fevereiro coloco a divisiria de rede a meio da gaiola ( macho de um lado , canaria do outro ) faço isto durante um mes aproximadamente depende do pintassilga e de quando entra em çio , quando reparo q o pintas canta bastante e da beijinhos a femea atraves da grade junto-os , costuma funçionar bem , ja tirei travessos de quase todas as espeçies , no proximo ano vou tentar o famoso don fafe x pintassilgo , a nivel de beleza pra mim um dos mais bonitos

Enviado: sexta, 10/jul/2009, 18:16
por Edu Matos
É isso mesmo Espinho, este metodo não é meu é mais velho como o caraças, era sim que os antigos faziam. Outra coisa, os híbridos de d.fafe x pintas, são mesmo lindos. Eu tenho d.fafes abdiquei de criar com eles a ver se conseguia híbridos pintassilgo x D.fafe e até agora as duas posturas não foram galadas, neste andamento nem uma coisa nem outra vamos lá ver.
Cumpr..

Enviado: sexta, 10/jul/2009, 21:03
por vitor gomes
Edu Matos Escreveu:É isso mesmo Espinho, este metodo não é meu é mais velho como o caraças, era sim que os antigos faziam. Outra coisa, os híbridos de d.fafe x pintas, são mesmo lindos. Eu tenho d.fafes abdiquei de criar com eles a ver se conseguia híbridos pintassilgo x D.fafe e até agora as duas posturas não foram galadas, neste andamento nem uma coisa nem outra vamos lá ver.
Cumpr..
uito Obrigado Edu, vou seguier as tuas indicações e ver o que vai dar no final.

Re: criação de travessos

Enviado: sábado, 05/dez/2009, 20:56
por joaofontanelas
Mais uma e porque adoro escrever e amo a criação de hibridos tenho que dar uma opinião , olha não te preocupes com as canarias elas so teem que ser boas mães acor apenas condiciona os hibridos serem mais escuros ou mais claros mas mesmo assim não e uma ciencia exata o grande problema , são na realidade os pintassilgos que asvezesdemoram a resolver galar a canariaslguem escreveu uma coisa muito verdadeira cada passaro e um passaro tanto podes ter um com os 4 meses de casa a galar como pode demorar 2 anos mas na normalidade e ao fim de um ano quanto ao encostar um canario para ela pedir galadela não precisas nada disso basta ela estara afazer o ninho que quando quease acabado ela pede galadela e quem tiver coragem que lhe salte para cima temos duas situações muito diferentes uma são os galadores, os galadores, nunca se acasalam com as canarias , nos limitamos a polos la galam e tiram se para fora basta la irem 2 ou 3 dias ao fim da tarde , a outra situação são os que se acasalam com as canarias mas esses se ostiraremde ao pe delas eles murcham e apagam se o ideal e nunca os separar pelo menos emquanto estiverem a criar depois acabando passando o cio não faz mal nenhum quanto aos hibridos de tentilhão e dom fafe eles só cruzam sendo os machos canarios as femeas e que são as do campo abraço alguam duvida contactem

Re: criação de travessos

Enviado: segunda, 02/abr/2018, 11:54
por ribeirodasilva
Olá, boa tarde!

Eu estou criando mistos e tenho 4 com 9 dias de vida.
A minha pergunta é: será melhor tira-los do canaril para que não aprendam o canto de Canário?

Obrigado.

Re: criação de travessos

Enviado: sexta, 06/abr/2018, 21:34
por José Castro
fale comigo por privado

Re: Criação de travessos [dúvidas]

Enviado: sábado, 11/mai/2019, 23:04
por katar_26
Boa noite,

Tenho uma canária com um pintassilgo, que já pôs ovos 3 vezes mas nenhuma das vezes estava galado!! Mudei agora de canária, que aconselham?

Re: Criação de travessos [dúvidas]

Enviado: segunda, 13/mai/2019, 08:34
por Carlos S.
Não devia ter trocado a canária, para tirar travessos, o primeiro truque é ter muita paciencia