Olá Ricardo,
Eu acho sinceramente que para um casal de roselas com essas dimensões podias dispensar a estrutura... Uma boa rede galvanizada, malha 19x19 serve bastante bem e tem resistência suficiente para essa dimensão.
Só com rede aguenta mesmo firme? Não fica muito instável?
È que pelas dimensões do espaço onde estou a pensar pô-la ainda me parece que fica relativamente grande, com 150 X 60 X 100 .
A mim, tanto os criadores onde comprei as Rosellas como outros criadores por essa Net fora, aconselharam-me um mínimo de 2m X 70cm X 1m, mas isso è demais para o espaço de que disponho, e isto è o melhor que se consegue arranjar.
Obviamente que com estrutura podes emebelezar mais a gaiola
Também è bem verdade, além de a tornar mais sólida, né?
A rede tem normalmente 1m de altura (existe com mais)
Sim, foi dessa que devo ter visto ontem, em rolos com 1m de altura.
Para uma gaiola com 150x60x100, eu faria apenas em rede (aliás tenho uma parecida para separar agapornis e funciona bem, só não é tão alta.
Não fica muito maleável, só com a rede, tipo com peso lá dentro se fôr preciso deslocá-la não tem tendência a ceder, mesmo que só em forma e enquanto não è de novo pousada?
Com a altura da rede, tens a altura da gaiola feita (precisarias de 4.2m lineares) Basta dobrar a rede 60+150+60+150. Deixas os arames de uma das pontas e com um alicate de pontas servem para atar na propria rede. Depois basta cortares o topo e fundo com 150 x 60. Podes ficar com o mesmo método ou com grampos. Está feito.
Sim, mas com essa quantidade de rede não consigo cortá-la e prendê-la a uma estrutura simples? No fundo è um caixote com armação. A rede só fica presa à estrutura com uns quantos daqueles "rivets" (não faço ideia do nome em português mas quando os vir reconheço-os) ao longo dos tubos..
Não deve ser fácil para mim de certeza que nunca me meti numa coisa parecida, mas também não deve ser nada que com os instrumentos certos não se consiga fazer.
...mas dividido em dois não tens problema algum. Podes usar um segundo fundo ou fazer apoios em forma de L com a propria rede, depende do peso da chapa que usares.
Pois, isso è a mesma ideia que estava a pensar para o fundo, 2 tabuleiros em vez dum será bem mais prático, até porque tenho pouco espaço de manobra para os retirar no sítio onde a gaiola vai ficar!
Para evitar o lixo, bem isso é outra coisa, com gaiolas de rede ou que tenham parte em rede e tabuleiro vais sempre ter algum lixo! Para mais com aves da envergadura das roselas.
Acho que os psitacídeos em geral têm todos tendência para fazer uma maior ou menor xafurdice à volta das gaiolas, variando d'intensidade com as espécies, por isso è que agora se vendem umas (daquelas de salão, em altura) com umas protecções metálicas em V no fundo.
E as Rosellas gostam de voar, muito mais do que as Caturras. Mesmo naquela onde estão agora, só com 91cm de comprimento elas arranjam forma de se mover voando, enquanto que as Caturras utilizam muito mais deslocarem-se ao longo da rede.
No fundo tanto umas como outras xafurdam o perímetro exterior, mas as Rosellas como voam mais ao agitar as asas têm mais tendência a fazer voar isto e aquilo
Só uma dica, se encurtares a largura para 47-50cm, poupas uns metros de rede e a diferença é minima.
Não vejo lá muito bem o que ganho com isso, apesar da rede me parecer o que sai mais caro no meio disto, o alumínio sai mais barato que a rede ao que me parece.
Pois, todos me dizem 70cm seria o ideal, a que tenho (+ em altura, não em comprimento como esta) faz 52,5cm, por isso como o espaço è pouco baixei para 60cm.
47-50cm não ficará muito estreito?
Embora á frente só fique com uns 30cm disponíveis! Por isso preciso das rodinhas, para a poder mover e ficar mais à vontade quando fizer a limpeza semanal.
...existem uns para fixação da rede mesmo...
O quê? Tubos de alumínio já preparados para fixação da rede? Parece prático, como è isso?
Eu colocaria o ninho e comida numa das zonas de 100x60, um poleiro ao fundo no extremo oposto.
Pois, isso è o sistema que uso na gaiola das caturras, para um ninho, ou para 2 um em cada extremo da parede traseira da gaiola, e por certo pelas dimensões dela acho que fica tudo muito apertado, infelizmente não tem porta nem janelas laterais (quem a fez nunca viu decerto um pássaro na vida, além deste tem outros poroblemas de acessos) para pôr os ninhos por fora, por isso pensei nesta para lhes dar mais espaço livre (já que ainda por cima baixo o comprimento ideal de 2m para 1,5m

) arranjar forma de pendurar os ninhos à rede pelo exterior com acesso pelas portinholas do interior.
A minha área não é roselas, mas acho que poderias tentar visitar alguns criadores antes de fazer a gaiola, acho que estás a complicar um bocado a coisa, as gaiolas para psitacideos médio porte são na verdade muito simples. Um caixa fechada toda em rede, e pouco mais!!
Bom, os criadores onde comprei as Rosellas, e os de cujas instalações vejo fotos na Net, claro tudo voadeiras exteriores, mas para estes pássaros tudo na ordem dos 2m X 1m X 70cm ou mais, com espaço coberto e espaço resguardado e protegido, e claro, parte rede, parte estruturas de vários tipos, desde o metal a paredes, etc.
Vou ver em quanto isto fica, se consigo todo o material de que preciso, o mínimo de utensílios para poder executar, e logo se vê.
Mas como dizia, pelo menos em € o alumínio parece-me o que fica mais em conta nisto.
Cumprimentos,
Dolfo