Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Gaiolas por medida

terça, 13/fev/2007, 13:02

Bom dia,

Algum dos membros conhece ou me pode aconselhar alguém que construa gaiolas por medida?

Seria para algo mais ou menos do género desta da foto que segue, mas mais em comprimento do que em altura. Esta da foto foi feita em casa por alguém com jeito para o bricolage, o que não è própriamente o meu caso :cry:
Foi feita com a armação em tubo de alumínio, com os tubos fixos entre eles com umas coisas que parecem chamar-se 2 D, 3 D e uns cubos de plástico que se fixam aos tubos de alumínio, e com rede de 19 X 19.

Se fôr mais indicado enviem-me uma MP por favor.

Obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo

Imagem

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Gaiolas de rede

terça, 13/fev/2007, 21:35

Olá,

Possivelmente não necessitaria da estrutura dependendo das dimensões e espécies a que se destina.
Fazer gaiolas/voadouros de rede metálica é bastante simples.

Qual é a finalidade?

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

terça, 13/fev/2007, 23:09

Boas esprimenta por exemplo ir ao AKI onde eles tem umas cantoneiras galvanizadas de varios tamanhos perfuradas (tipo das prateleiras)onde tem tambem taboleiros ja feitos de diversas medidas para os fundos das gaiolas e tetos onde e so aparafusar com parafusos e comprar rede quadriculada que e na minha opinião a melhor para faze as gaiolas ,e so recortar nas medidas e aparafusar nas cantoneiras e simples e praticas. :P :P
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

terça, 13/fev/2007, 23:18

Boa noite Ricardo,

Também já me falaram da hipótese de a fazer sem estrutura, mas parece-me que sempre ficará melhor e sobretudo mais sólida se tiver uma armação.
E há outra coisa, sem estrutura como vou pôr um tabuleiro por baixo? Claro que poderia improvisar uma forma de pousar a gaiola só de rede sobre 4 pés a uma certa altura do chão e improvisar também um tabuleiro pa meter por baixo dela, mas se já com uma como a que tenho, daquelas compradas no comércio, è semente e penas à volta a aspirar todos os dias... :(

A finalidade seria para uma gaiola de interior para um casal de Rosellas omnicolores, e como não tenho espaço para uma maior teria que ter 1,5m de comprimento X 1m de altura X 60cm de largura. È o máximo que consigo fazer caber no único espaço com essas dimensões ainda disponível.

Qual a sua opinião?

Andei hoje a ver preços do tubo de alumínio (o indivíduo disse-me que o alumínio "galvanizado", ou será "ionizado"?, ou "acetinado"? ou coisa do género, seria muito mais resistente que o alumínio vulgar que se deterioraria muito depressa, mas também não lhe perguntei qual o tempo de vida de um e do outro!), rede e junções na minha zona, vou ter que fazer cálculos e ver em quanto ficaria, e depois ver noutros fornecedores para comparar preços.

Se tiver alguma dica ou sugestão não hesite :wink:

Dolfo

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

terça, 13/fev/2007, 23:39

Olá Vitor,

Pois, ainda não fui ao AKI e outros do género, mas essa será em princípio a próxima etapa.

Por exemplo, para a gaiola da foto acima, quem a fez (mas isto são fotos dum Forum francês) usou este género de junções para fixar umas barras ás outras; onde fui hoje não havia destas (que eles consideram "de plástico, fracas e de má qualidade, isso ao mínimo toque vai tudo abaixo", palavras do vendedor) mas havia umas para o mesmo efeito (só não têm a peça + pequena que parece um cubo com 3 buracos, mas dizem que não è preciso), para vários tipos de junções, mas em ferro forjado por dentro com o exterior revestido com o que parecia ser um plástico muito forte. Claro que só podem ser + caras que estas da foto, mas para uma gaiola de interior parece-me que não è necessàrio um super material e que destas em plástico poderiam dar perfeitamente. Enfim, digo eu que sou um leigo nestas andanças...

Imagem

Outra coisa que não havia no sítio onde estive hoje são estes "rivets" (não sei mesmo como se chamam em português! :oops: ) da foto abaixo, que servem entre outras coisas para fixar a rede à estrutura d'alumínio.

Imagem

O que ainda não percebi muito bem è como se fazem encaixar como na foto a seguir os tubos verticais aos horizontais!

Imagem

Nesta outra foto vê-se como se seguram as extremidades dos tubos de alumínio horizontais a um tubo vertical, mas também não estou seguro a 100% que percebi como se faz isto :oops:

Imagem

Mas o que acha amigo Vitor, arranja-se este género de coisas no AKI ou outros do género?

Eu confesso que de cada vez que vou cá ao AKI à procura de coisas que sei que existem à venda no estrangeiro saio de lá sempre desapontado e frustrado por raramente encontrar o que procuro! :x

Dolfo

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

quarta, 14/fev/2007, 00:08

Boas na foto que faz referencia e simples de entender esse"tubos de aluminio" são na realidade o chamado perfil tipo " U "e quadrado masa abeto por tras como um " U " esse encaixe que mostra na futugrafia serve para colucar na parte de tras desse tubo quadrado"U" e faser a ligação dos vericais e orizontais como ves na imagem e eu "T" que fixa o tubo que esta navertical e os que estão na orizontal o otro encaixe mais a cima tipo " L" normalmente e utilizado em cima e em baixo para fixar os cantos da estrutura,não sei se me fiz entender mas e simples no AKI se não ha igual a parcido mas provavelmente sera um pouco caro se poder ajudar em mais alguma coisa e so dizer :P
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

quarta, 14/fev/2007, 14:46

Olá Vitor,

Obrigado pela resposta.

Bom, pelas fotos, estas e outras, da construção desta voadeira, não há nenhum tubo d'alumínio que seja aberto, em "U", todos os tubos (ou perfis, em português, se percebi bem) são quadrados de 20mm X 20mm, e fechados dos 4 lados. O que há è que a pessoa em questão usa uns com um rebordo simples e outro com um rebordo duplo. No meu caso não precisaria do de rebordo duplo, e em princípio tão pouco precisaria do de rebordo simples. (Veja fotos abaixo)

Preciso è de 1 sistema de "L" (creio que ouvi chamarem "cantoniras" a isso) para a parte de baixo da gaiola, onde fazer correr o tabuleiro. Aliás, dadas as dimensões da gaiola tou a pensar aranjar um sistema para pôr 2 tabuleiros, ou se preferir dividir a base em 2, para poder dividir em 2 tabuleiros em vez dum só, para dividir o peso em 2 e facilitar a retirada dos mesmos.

Dolfo

Tubo (ou perfil?) com rebordo simples (ou só dum lado):

Imagem

E com rebordo duplo, dos dois lados:

Imagem

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

quarta, 14/fev/2007, 18:25

Vitor e Ricardo,

Acabei de pôr aqui um esboço do que tenho em mente, as vossas opiniões são bem-vindas:

viewtopic.php?p=1797&sid=aa265b102a333b ... 6ffeb#1797

Obrigado,

Dolfo

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

quarta, 14/fev/2007, 21:38

Boas antes de mais as minhas desculpas por não ter visto bem os tubos mas essas abas servem basicamente para fixar aqueles"encaixes" como fiz referencia nos tubos em " U" para unir os tubos verticais e orizontais. :lol:
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

quarta, 14/fev/2007, 22:20

Boas Vitor,

Tudo bem :)

De qualquer modo eu no caso da minha gaiola não creio que precise nem do tubo com rebordo simples nem do tubo com rebordo duplo.
Penso que a pessoa que fez esta gaiola só usou estes tipos de tubo para poder fazer divisórias na gaiola, como no meu caso será para fazê-la ampla, sem divisórias, acho que so preciso de tubo simples.
Ontem vi umas junções para unir os cantos que me resolvem o problema, quanto aos apoios para os tabuleiros acho que se podem resolver com umas "cantoneiras" (acho que è isso) em forma de "L", aparafusadas aos tubos da base mais perto do chão. Não sei se me fiz entender, a ver se consigo depois fazer um esboço para isso.

Dolfo

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

quarta, 14/fev/2007, 23:15

Olá,

Eu acho sinceramente que para um casal de roselas com essas dimensões podias dispensar a estrutura... Uma boa rede galvanizada, malha 19x19 serve bastante bem e tem resistência suficiente para essa dimensão.
Obviamente que com estrutura podes emebelezar mais a gaiola, mas não é complicado de fazer.

A rede tem normalmente 1m de altura (existe com mais)
Para uma gaiola com 150x60x100, eu faria apenas em rede (aliás tenho uma parecida para separar agapornis e funciona bem, só não é tão alta.

Com a altura da rede, tens a altura da gaiola feita (precisarias de 4.2m lineares) Basta dobrar a rede 60+150+60+150. Deixas os arames de uma das pontas e com um alicate de pontas servem para atar na propria rede. Depois basta cortares o topo e fundo com 150 x 60. Podes ficar com o mesmo método ou com grampos. Está feito.

Em relação ao tabuleiro, existem várias formas de o fazer, uma folha de chapa para essa dimensão é capaz de ficar um bocado grande demais, mas dividido em dois não tens problema algum. Podes usar um segundo fundo ou fazer apoios em forma de L com a propria rede, depende do peso da chapa que usares.

Para evitar o lixo, bem isso é outra coisa, com gaiolas de rede ou que tenham parte em rede e tabuleiro vais sempre ter algum lixo! Para mais com aves da envergadura das roselas.

Só uma dica, se encurtares a largura para 47-50cm, poupas uns metros de rede e a diferença é minima.
Para pendurar, nada melhor que uns bons grampos numa parede.

Os tubos de aluminio e ligações nas imagens são práticos e bons, existem uns para fixação da rede mesmo, mas ficam bastante mais caros!
Eu colocaria o ninho e comida numa das zonas de 100x60, um poleiro ao fundo no extremo oposto.
A minha área não é roselas, mas acho que poderias tentar visitar alguns criadores antes de fazer a gaiola, acho que estás a complicar um bocado a coisa, as gaiolas para psitacideos médio porte são na verdade muito simples. Um caixa fechada toda em rede, e pouco mais!!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

quinta, 15/fev/2007, 04:59

Olá Ricardo,
Eu acho sinceramente que para um casal de roselas com essas dimensões podias dispensar a estrutura... Uma boa rede galvanizada, malha 19x19 serve bastante bem e tem resistência suficiente para essa dimensão.
Só com rede aguenta mesmo firme? Não fica muito instável?
È que pelas dimensões do espaço onde estou a pensar pô-la ainda me parece que fica relativamente grande, com 150 X 60 X 100 .
A mim, tanto os criadores onde comprei as Rosellas como outros criadores por essa Net fora, aconselharam-me um mínimo de 2m X 70cm X 1m, mas isso è demais para o espaço de que disponho, e isto è o melhor que se consegue arranjar.
Obviamente que com estrutura podes emebelezar mais a gaiola
Também è bem verdade, além de a tornar mais sólida, né? :P
A rede tem normalmente 1m de altura (existe com mais)
Sim, foi dessa que devo ter visto ontem, em rolos com 1m de altura.
Para uma gaiola com 150x60x100, eu faria apenas em rede (aliás tenho uma parecida para separar agapornis e funciona bem, só não é tão alta.
Não fica muito maleável, só com a rede, tipo com peso lá dentro se fôr preciso deslocá-la não tem tendência a ceder, mesmo que só em forma e enquanto não è de novo pousada?
Com a altura da rede, tens a altura da gaiola feita (precisarias de 4.2m lineares) Basta dobrar a rede 60+150+60+150. Deixas os arames de uma das pontas e com um alicate de pontas servem para atar na propria rede. Depois basta cortares o topo e fundo com 150 x 60. Podes ficar com o mesmo método ou com grampos. Está feito.
Sim, mas com essa quantidade de rede não consigo cortá-la e prendê-la a uma estrutura simples? No fundo è um caixote com armação. A rede só fica presa à estrutura com uns quantos daqueles "rivets" (não faço ideia do nome em português mas quando os vir reconheço-os) ao longo dos tubos..
Não deve ser fácil para mim de certeza que nunca me meti numa coisa parecida, mas também não deve ser nada que com os instrumentos certos não se consiga fazer.
...mas dividido em dois não tens problema algum. Podes usar um segundo fundo ou fazer apoios em forma de L com a propria rede, depende do peso da chapa que usares.
Pois, isso è a mesma ideia que estava a pensar para o fundo, 2 tabuleiros em vez dum será bem mais prático, até porque tenho pouco espaço de manobra para os retirar no sítio onde a gaiola vai ficar! :idea:
Para evitar o lixo, bem isso é outra coisa, com gaiolas de rede ou que tenham parte em rede e tabuleiro vais sempre ter algum lixo! Para mais com aves da envergadura das roselas.
Acho que os psitacídeos em geral têm todos tendência para fazer uma maior ou menor xafurdice à volta das gaiolas, variando d'intensidade com as espécies, por isso è que agora se vendem umas (daquelas de salão, em altura) com umas protecções metálicas em V no fundo.
E as Rosellas gostam de voar, muito mais do que as Caturras. Mesmo naquela onde estão agora, só com 91cm de comprimento elas arranjam forma de se mover voando, enquanto que as Caturras utilizam muito mais deslocarem-se ao longo da rede.
No fundo tanto umas como outras xafurdam o perímetro exterior, mas as Rosellas como voam mais ao agitar as asas têm mais tendência a fazer voar isto e aquilo :roll:
Só uma dica, se encurtares a largura para 47-50cm, poupas uns metros de rede e a diferença é minima.
Não vejo lá muito bem o que ganho com isso, apesar da rede me parecer o que sai mais caro no meio disto, o alumínio sai mais barato que a rede ao que me parece.
Pois, todos me dizem 70cm seria o ideal, a que tenho (+ em altura, não em comprimento como esta) faz 52,5cm, por isso como o espaço è pouco baixei para 60cm.
47-50cm não ficará muito estreito?
Embora á frente só fique com uns 30cm disponíveis! Por isso preciso das rodinhas, para a poder mover e ficar mais à vontade quando fizer a limpeza semanal.
...existem uns para fixação da rede mesmo...
O quê? Tubos de alumínio já preparados para fixação da rede? Parece prático, como è isso?
Eu colocaria o ninho e comida numa das zonas de 100x60, um poleiro ao fundo no extremo oposto.
Pois, isso è o sistema que uso na gaiola das caturras, para um ninho, ou para 2 um em cada extremo da parede traseira da gaiola, e por certo pelas dimensões dela acho que fica tudo muito apertado, infelizmente não tem porta nem janelas laterais (quem a fez nunca viu decerto um pássaro na vida, além deste tem outros poroblemas de acessos) para pôr os ninhos por fora, por isso pensei nesta para lhes dar mais espaço livre (já que ainda por cima baixo o comprimento ideal de 2m para 1,5m :) ) arranjar forma de pendurar os ninhos à rede pelo exterior com acesso pelas portinholas do interior.
A minha área não é roselas, mas acho que poderias tentar visitar alguns criadores antes de fazer a gaiola, acho que estás a complicar um bocado a coisa, as gaiolas para psitacideos médio porte são na verdade muito simples. Um caixa fechada toda em rede, e pouco mais!!
Bom, os criadores onde comprei as Rosellas, e os de cujas instalações vejo fotos na Net, claro tudo voadeiras exteriores, mas para estes pássaros tudo na ordem dos 2m X 1m X 70cm ou mais, com espaço coberto e espaço resguardado e protegido, e claro, parte rede, parte estruturas de vários tipos, desde o metal a paredes, etc.

Vou ver em quanto isto fica, se consigo todo o material de que preciso, o mínimo de utensílios para poder executar, e logo se vê.
Mas como dizia, pelo menos em € o alumínio parece-me o que fica mais em conta nisto.

Cumprimentos,

Dolfo

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Gaiolas de rede

quinta, 15/fev/2007, 10:38

Olá,

Depende da rede que usares, não sei qual que tens em mente, mas se for uma 19x19 normal não tens problema com a estabilidade. Vais é ficar com os lados de comprimento um pouco "curvos", mas isso acontece com ou sem estrutura e só depende de como esticares a rede.

Essas dimensões à partida chegam para roselas, não são o ideal, mas isso é outra questão!
A questão principal é que, por experiência, quer uses estrutura com rebites ou não uses estrutura a diferença a esticar a rede é pouca ou nenhuma. Se usares apenas rede e fores cravando/ligando as malhas mais proximas consegues uma boa estabilidade acredita. Um truque, em vez de medida conta os quadrados de malha em cada comprimento.
Eu tenho algumas gaiolas de rede que lá têm uns anos e levaram uns bons trambulhões, foram alteradas, acrescentadas, encolhidas e continuam perfeitamente estáveis e sólidas.

O melhor é mesmo teres o ninho por fora e uma porta para tratar da comida/água.

O maior problema é capaz de ser essa quetsão do espaço, se tens tabuleiros com 60/50cm mas só tens 30cm para os retirar é um bocado complicado e vais perder muito tempo com esse processo.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

quinta, 15/fev/2007, 17:15

Obrigadíssimo mais uma vez Ricardo :)

Rebites! È isso o nome daquela espècie de "parafusos", para fixar a rede à armação, certo?
O maior problema é capaz de ser essa quetsão do espaço, se tens tabuleiros com 60/50cm mas só tens 30cm para os retirar é um bocado complicado e vais perder muito tempo com esse processo.
Bem sei! Por isso è que preciso mesmo de lhe pôr umas rodas! Com as rodas só precisaria de mover um bocado a gaiola para um dos lados e já fico com espaço disponível para tirar e voltar a pôr os tabuleiros à vontade.

Agora tenho de arranjar uma ocasião para ir ver do material e preços no AKI e/ou noutros do género e comparar os custos.

Pelas contas por alto que fiz com os preços que me deram na única casa onde me informei até agora, entre o alumínio (13,2m) + a rede (4,5m2) + os encaixes (8 para os 8 cantos, sendo que isto è o que sai mais caro, pelo menos os tais de ferro forjado com cobertura de plástico rígido!) a coisa fica pelos 120€. Sem contar os rebites, nem eventualmente a placa de "plexiglass" para a parte de tràs da gaiola, nem os tabuleiros...

Vamos a ver.

Cumprimentos,

Dolfo

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Gaiolas de rede

quinta, 15/fev/2007, 22:39

Olá,

Sinceramente, parece-me um exagero esse valor para uma gaiola desse tipo, com ou sem estrutura.
Conseguias fazer uma gaiola para essa zona disponivel (sem contar tabuleiros/coberturas) na casa dos 30-40eur. E algum trabalho claro!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”