Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Galinhas, Faisões, Perdizes, Codornizes, Etc.

Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Mensagempor lanheses » sábado, 14/jan/2012, 17:01

Antes de mais um saudoso comprimento a todos os membros de Avespt.com.

Como o titulo do tópico refere sobre o dimorfismo sexual da galinha de angola eu vim aqui vos questionar sobre umas duvidas ás quais me deparei na sexta feira passada ao colocar o meu suposto casal de "fracas" nas novas instalações que eu lhes proporcionei.

As instalações tem duas divisões ás quais uma das divisões é a nova casa das "fracas", ao colocar lá o suposto casal o suposto macho começa a cantar ESTOU-FRACA ESTOU-FRACA (com um tom de voz um pouco baixo) ora a suposta fêmea também começa a cantar para não deixar de ser solidaria ESTOU-FRACA ESTOU-FRACA, logo pensei: Vou ter de arranjar um macho para estas meninas... De repente a suposto fêmea começa a fazer o dito som do macho CARRA-CARRA-CACA-CARRA-CACA ora o suposto macho que tinha passado a ser a fêmea começa também com a mesma conversa CARRA-CARRA-CACA-CARRA-CACA.... :?

Ora a minha pergunta é a seguinte; Será que pelo cantar das galinhas de angola destingir o dimorfismo sexual é um pouco inseguro?

Anatomia:

1- O casal tem o mesmo tamanho.

2- O suposto (para mim) macho que canta o CARRA-CARRA-CACA-CARRA-CACA a bom som .

2.1 Tem o chifre mais pequena que a fêmea.
2.2 Não tem esporo.
2.3 Tem a pena branca na asa.
2.4 Tem as cenas por baixo do bico pequenas. (Não me ocorre o nome de momento)

3- A suposta fêmea que canta a bom som ESTOU-FRACA ESTOU-FRACA .

3.1 Tem o chifre maior que o suposto macho.
3.2 Não tem esporo.
3.3 "Acho" que também tem a pena branca.
3.4 Tem as cenas por baixo do bico maiores que a suposto macho.

Nota: Sobre a pena branca na asa da fêmea, tenho quase a certeza, acho que a minha vista não me pregou uma partida ou sou eu que nem quero acreditar como é que me vou desvendar este mistério... :?

Será que estas diferenças podem ser da idade de cada ave?

Existe outro método de ver o sexo dos dois, qual e como?

Sei que existe muita informação pela web, mas quanto mais leio, mais confuso fico... Peço que me ajudem com isto. Já que está aqui uma contradição ...

Desculpem o "testamento".

Obrigado e bom fim de semana...
Pjsm
lanheses

Registado: quinta, 29/dez/2011, 22:47

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Mensagempor tragopan » domingo, 15/jan/2012, 23:46

Boas

Em adultas as fracas são facilmente identificaveis, o macho é maior, tem o corno e as duas "orelhas" maiores de meias abertas para fora, as femeas são mais pequenas, tem o corno mais pequeno e essas "orelhas" são mais pequenas y mais direitinhas. O cantar é como têns referido e muito bem, as femeas é o "ESTOU-FRACA" e o macho o "CARRA-CARRA..." mas quando estão assustadas poderão fazer todas este CARRA-CARRA... assim as femeas poderão cantar como os machos mas os machos nunca cantam o ESTOU FRACA..
Se conseguires por umas fotos aqui era bom para podermos ver melhor essas diferenças
encontrei uma foto em que se distingue o macho da femea ( macho esquerda e femea á direita da foto)
http://arpose.blogspot.com/2011/12/merc ... tadas.html
tragopan

Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19

Mensagempor lanheses » terça, 17/jan/2012, 01:37

Boas Sr trogopa.

Realmente se é como me diz sobre o macho não cantar de forma alguma o "ESTOU-FRACA" deduzo que sejam duas fêmeas... Mas, neste caso tem um mas: Hoje de manha andei a olhar com mais atenção para as penas da ponta das asas e em ambas tem a pena branca, o que significa que são machos, certo? :?

Elas cantam as duas o "Estou-fraca", o que posso interpretar que sejam duas fêmeas e uma delas é deste ano e a outra supostamente tem dois anos de vida... Só assim encontro explicação para uma ter o chifre consideravelmente maior e os brincos por baixo do bico também maiores que a outra, que cantava mais o "estou-fraca"....

Amanha vou tentar tirar umas fotos para depois colocar aqui, pode ser que me consiga ajudar. :oops:

Obrigado, Cpts.

Pedro
Pjsm
lanheses

Mensagempor tragopan » quarta, 18/jan/2012, 13:09

Boas

É melhor colocar aqui umas fotos para vermos melhor e chegarmos a alguma conclusão.
tragopan

Mensagempor lanheses » quinta, 19/jan/2012, 04:02

[url]Imagem[/url]
Esta é a suposta fêmea que canta a bom som o "ESTOU-FRACA".

[url]Imagem[/url]
Este é o suposto macho que canta com alguma frequência o "CARRA-CACA"

O que me está a parecer é que são as duas fêmeas, pois a primeira imagem a fraca tem o chifre e os brincos maiores que o da segunda imagem, o que tem como explicação a idade delas. Uma deve ser mais velha um ano +/- a da imagem de cima...

O que me deixa mais alarmado é que ambas tem a pena branca nas asas e ambas cantam o "CARRA-CACA". Embora não tenham esporo, cantam também como as fêmeas "ESTOU-FRACA"...

Supostamente se o macho é impossível cantar como a fêmea, devo de ter a resposta aqui! São duas fêmeas... :?

De qualquer das formas se precisares de mais fotos das aves mais detalhadas diz, para eu poder saber com o que contar....lol

Cpts
Pjsm
lanheses

Mensagempor tragopan » quinta, 19/jan/2012, 23:08

Boas

Pelas fotos não tenho duvidas que a da primeira foto é uma femea. a da segunda foto parece um macho jovem, apesar de dizeres que tem o corno mais pequeno parece mais largo do que o da femea e os brincos são pequenos mas mais largos, ou seja, estão apontados para os lados e não para baixo como na femea.
tenta tirar umas fotos da cabeça de frente para poder ver os brincos.
tragopan

Mensagempor lanheses » sábado, 21/jan/2012, 19:57

Boas tragopan.

Aqui ficam as fotos, foi o melhor que consegui...lol

"MACHO"
Imagem

Imagem

A "FÊMEA"

Imagem

Imagem

A pena branca na asa da dita fêmea.

Imagem

Hoje estive a falar com o individuo que me vendou, e questionei sobre o dito macho cantar de vez em quanto o "ESTOU-FRACA". ELE RESPONDE: Podem cantar mas não é um som muito definido.
Realmente é uma som um pouco mais fraco que o da fêmea mas mesmo assim parece o "ESTOU-FRACA" convencional... Também me garantiu que era um casal...

O que achas disto camarada? Faz a tua analise mediante as fotos e o que vires ir de acordo aos teus conhecimentos...lol
Espero que as fotos sirvam, se não diz que eu vou tentar tirar mais...

Bom fim de semana, Cpts.

Pedro.
Pjsm
lanheses

Mensagempor tragopan » domingo, 22/jan/2012, 00:42

Estas ultimas fotos vêm reforçar a minha ideia de que é um casal, no entanto o macho ainda é jovem e deve ser dos ultimos do ano pelo estado de desenvolvimento.
Quanto ás penas brancas não tem nada a ver com o sexo, tal como o facto de não terem esporões é normal, pois normalmente não têm esporões, só no caso das pintadas vulturinas é que estão presentes uns pequenos esporões.
Outra questão que podes ver a diferença entre machos e femeas é o facto de que os machos estão sempre numa postura mais vertical, ou seja, estão mais alerta enquanto as femeas têm uma postura mais horizontal. Assim deves reparar que o macho anda sempre mais atento ao que se passa em redor deles enquanto a femea só vai ficar alerta quando ele der o alarme.
tragopan

Mensagempor lanheses » terça, 24/jan/2012, 02:13

Boas tragopan

Já fiquei mais esclarecido sobre as minhas fracas "pintadas", desconhecia por completo como as distinguir... Agora já estou mais elucidado, e grato pela tua ajuda! :o

Já agora, elas começam a postura por volta de Março não é?

Obrigad e cpts.. 8)
Pjsm
lanheses

Mensagempor tragopan » terça, 24/jan/2012, 13:29

Boas

Normalmente começam por volta dessa altura, no entanto depende muito de varios factores . O macho se for muito jovem poderá não fecundar os ovos. Espero que tenhas exito com as tuas fracas.
tragopan

Mensagempor lanheses » quarta, 25/jan/2012, 01:34

Boas.

Pois realmente se ele for muito novo... Sou capaz de ter alguma sorte e ele copular a femea lá para Maio/Junho... Quero pensar desta forma para não pensar que elas levam 11 meses a atingir a maturidade sexual, vai dai que so lá para Agosto, ou não...

Obrigado.

Cpts.
Pjsm
lanheses

Mensagempor lanheses » quinta, 12/abr/2012, 18:37

tragopan Escreveu:Boas

Normalmente começam por volta dessa altura, no entanto depende muito de varios factores . O macho se for muito jovem poderá não fecundar os ovos. Espero que tenhas exito com as tuas fracas.

Boas tragopan.

Vim aqui dizer que tinhas razão sobre o sexo das fracas. No dia 6deste mês(4) começaram a postura; parti um ovo para ver se tinha galadura e lá estava a galadura... Realmente era o macho o mais novo...lol

Obrigado! 8)

Cpts
Pjsm
lanheses

Mensagempor lanheses » quarta, 18/abr/2012, 17:48

tragopan Escreveu:Ainda bem :D :D :D :D :D :D

Boas tragopan..

Surgiu-me uma duvida se poderes dar "uma luz"...lol; cá vai... :arrow:

Quantos ovos por semana as galinhas de angola põem?

As minhas tem posto um ovo por dia... O problema é que neste url (http://www.manera.feis.unesp.br/fazenda%20escola/aves.htm) dizem que elas só põem 3 por semana...

Será que são as duas fêmeas?

Nota: Aparece um por dia sem interrupções, e nunca vi dois no mesmo dia... Também abri um ovo dos primeiros que ela colocou e estava lá a galadura ou pelo menos pareceu q era aquilo, uma pinta "branca" no ovo... Hoje estive a olhar pelo ovoscopio e não vi nenhum embrião a desenvolver (coloquei alguns ovos à 7 dias)...

Cpts
Pjsm
lanheses

Mensagempor tragopan » quarta, 18/abr/2012, 20:21

Podes facilmente saber se são 2 femeas, basta separar os 2 e vês se aparece ovos nos 2, mas pelas fotos parecem mesmo um casal.
Não é normal porem todos os dias, normalmente fazem-no com um intervalo de 1 ou 2 dias, as vezes fazem-no seguido mas por qq alteração hormonal.
se puseste os ovos à 7 dias já devias ver o embrião.
tragopan

Próximo

Voltar para Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes