RuiCosta
Mensagens: 26
Registado: terça, 18/dez/2012, 21:32

Dúvida - Sexo e reprodução de canários

Boa tarde.

Duas dúvidas.

1. Gostaria de saber com quantos meses podemos ver qual o sexo dos canários e a partir de quando os machos começam a cantar.

2. Ao ter dois casais já com filhotes cada um, pode haver troca de casal sem que mais tarde haja problema na criação dos filhotes? Ou seja, apesar de serem mães diferentes e o mesmo pai, ou vice-versa (dois pais e uma mãe), se podemos juntar os filhotes para criar um dia mais tarde (se são considerados irmãos e se vai existir problema de consanguinidade).

Obrigado
Rui Costa
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida - Sexo e reprodução de canários

Em relação à primeira duvida não te consigo ajudar, mas em relação à segunda se tiverem um progenitor em comum são meios irmãos e como tal não deverias juntar essas aves para criar, claro que seria bem pior se fossem ambos filhos dos mesmos progenitores (pai e mãe), mas mesmo de um são irmãos à mesma, tal como nos humanos :lol:
Mas se tens 2 casais porque não juntas uma cria do casal 1 com uma cria do casal 2?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
RuiCosta
Mensagens: 26
Registado: terça, 18/dez/2012, 21:32

Re: Dúvida - Sexo e reprodução de canários

Boa noite.

Vou então tentar explicar a situação.

Eu tenho 4 casais de canários. De um casal tenho 7 filhotes de duas posturas e de outro tenho até agora 4 filhotes também de duas posturas (nasceu um ontem). Dos outros dois não tenho nada. Um deles teve filhotes mas acabaram por morrer.

O que acontece é que queria separar os casais que ainda não fizeram nada e trocar com outros, isto para perceber se o problema pode ser do macho ou da fêmea.

No último casal que adquiri a fêmea é mãe de um macho e uma fêmea dos outros casais (que não estão juntos nem vão ficar juntos com a mãe).

(Segue a imagem em anexo) A minha ideia passa por juntar o macho (6) que teve menos crias com a última fêmea (1) que adquiri e a fêmea (5) que morreram os filhotes com o último macho (2) que adquiri. Ficando o 3M e o 4F na voadeira.
Isto porque o 7M e o 8F é o casal que tem mais crias e ao juntar qualquer um destes dois com outros, mais tarde não irá ser possível juntar crias destes com meio-irmãos, certo? Caso juntasse um destes dois iria ficar com quase toda a criação com o mesmo sangue, o que não iria para procriar mais tarde, certo?

Qual a vossa opinião?

Obrigado
Rui Costa

Peço desculpa pelo texto mas não tenho forma de me especificar melhor.
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (6.86 KiB) Visto 6500 vezes
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida - Sexo e reprodução de canários

Se fosse eu não separava o casal 7Mx8F, se têm bons resultados não vale a pena separar.
Os casais que não criam estão juntos há quanto tempo? Quantas posturas fizeram, se é que fizeram?
A questão aqui é que não se deve juntar aves com parentesco, não se deve é diferente de não se poder, desde que se tenha objetivos e se saiba o que se está a fazer. Por juntar aves com parentesco tem de ter a noção que vão nascer aves mais débeis e que podem até nem se vingar. Mas por norma os casos mais graves acontecem em aves onde a consanguinidade já vem de algumas gerações e a diversidade genética é tão pobre que as crias nem sobrevivem.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
RuiCosta
Mensagens: 26
Registado: terça, 18/dez/2012, 21:32

Re: Dúvida - Sexo e reprodução de canários

A troca foi feita.

Tinham feito 2 a 3 posturas, na qual saíram crias mas morreram.
Acabei por trocar um macho que estava com uma cria num ninho, deixando lá apenas a fêmea e troquei esse casal que morreram as crias, deixando o macho na voadeira, junto com todas as crias deste ano.
Não separei o 7 e o 8. Deixei estar.

Foi boa decisão?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida - Sexo e reprodução de canários

Não sei se deixar a fêmea sozinha com uma cria foi boa decisão.
Mas trocar o casal que deixa morrer as crias acho que fez bem.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Canários (geral)”