filipe149
Mensagens: 22
Registado: terça, 26/jan/2010, 19:32

duvidas

Canarios satine, que papa lhes dou?

Canarios mosaico (vermelho), que papa lhes dou?

Dia 20 troquei a divisoria de madeira entre o macho e a femea por divisoria de rede para eles se "verem", fiz bem? Agora vou dar dez dias de vitamina E, dou ao macho e à femea, certo?la para o meio de fevereiro junto o macho com a femea, certo?depois quando meto o ninho? o macho quando o volto a separar da femea?

Ajudem-me obrigado

Filipe
Carlos Ramos
Mensagens: 48
Registado: segunda, 16/out/2006, 00:03
Localização: Peniche

Re: duvidas

Olá Filipe

Deverá dar papa vermelha a todos os canários de factor vermelho, sejam eles lipocromos vermelhos, mosaicos ou satinets.
Deverá dar papa branca a todos aqueles que não tem factor amarelo ou vermelho e papa amarela aos de factor amarelo que não sejam mosaicos. Durante a criação, aos canários mosaico vermelho deverá administrar papa vermelha a partir do 45.º dia de vida. Aos lipocromos vermelhos, sem factor mosaico, deverá ser dada a papa, vermelha desde o primeiro dia de vida. Nos canários lipocromos amarelos sem factor mosaico, deverá ser dada papa amarela com luteína, nas crias entre o 3.º e o 15.º dia de vida para que seja possível a pigmentação correcta das remiges e rectrizes, ou seja, o amarelo deverá atingir a extremidade das penas. Se colocou a grade divisória desde dia 20 do mês passado já poderá retirá-la e acasalar as aves, colocando o ninho e o material de construção. Não exagere na administração de vitamina E e não se esqueça que a preparação deve passar pela desparasitação das aves etc.
Espero ter ajudado. :D

Um abraço
Carlos Ramos
filipe149
Mensagens: 22
Registado: terça, 26/jan/2010, 19:32

Re: duvidas

muito obrigado pela sua resposta, mesmo assim algumas duvidas persistentes...

Nos mosaicos vermelhos nao é necessario um corante qualquer?dou a papa a partir do 45ºdia, e ate la que papa dou?

Nos satine branco que papa dou?

Apos os juntar.Meto o ninho nesse momento?e logo o material para o ninho?e quando os volto a separar??


Desculpe tantas perguntas.
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

Re: duvidas

boa noite

há papas vermelhas que já trazem corantes, eu uso papa branca, sem ovo, e adiciono o corante vermelho

quanto aos satinés brancos deves dar papa branca

os ninhos podes meter logo, tal como o material, isto se vires que as aves já estão prontas a acasalar, quanto a separar macho da femea não é aconselhável, pelo menos na minha opinião, a não ser que uses um macho para várias femeas
filipe149
Mensagens: 22
Registado: terça, 26/jan/2010, 19:32

Re: duvidas

Obrigado pela sua resposta.


Tenho um macho para cada femea. Por isso so os volto a separar quandO?

aos satine brancos dou papa branca? OU daquela amarela?

Como administro a papa durante a criaçao?
filipe149
Mensagens: 22
Registado: terça, 26/jan/2010, 19:32

Re: duvidas

Ninguem ajuda?
Carlos Ramos
Mensagens: 48
Registado: segunda, 16/out/2006, 00:03
Localização: Peniche

Re: duvidas

Olá Filipe

Se o macho já está com a fêmea só os volta a separar no fim da criação, a não ser que ele coma os ovos, destrua o ninho, não fecunde os ovos, ou arranje qualquer outro problema.

A papa para os satinets brancos é.... branca.

Durante a criação a papa é administrada diariamente em recipiente próprio todosos dias.

Mais alguma questão, estamos á sua disposição. 8) 8)

Um abraço
Carlos Ramos
filipe149
Mensagens: 22
Registado: terça, 26/jan/2010, 19:32

Re: duvidas

como funciona isso dos corantes??


Fico muito grato pela ajuda disposta ate agora
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

Re: duvidas

boas

os corantes juntam-se à papa para avivar as cores das aves, que eu conheça há corantes para aves de factor vermelho e para aves de factor amarelo
Carlos Ramos
Mensagens: 48
Registado: segunda, 16/out/2006, 00:03
Localização: Peniche

Re: duvidas

Pode comprar o corante numa loja de animais, existem várias marcas no mercado, como por exemplo a QUIKON, e administrar na papa conforme o que diz a embalagem ou a um criador que faça a sua própria mistura. É assim que funciona.

Abraço :D
Carlos Ramos
m.lu
Mensagens: 11
Registado: segunda, 09/nov/2009, 23:22
Localização: rio tinto gomdomar

Re: duvidas

boa noite espero quealguem me possa responder pois sou novata nestas coisas de criaçoes de canarios equais as suas raças.tenho um casal de mosaicos julgo eu pois sao brancos com as asas vermelhas o mach tem mascara vermelha e afemea tem os olhos pintados,ja tiveram tres passarinhos mas passado cinco dias estavam mortos pareçiao ter sido esmagados estao agora a por ovos queria pedir o favor se me esplicava como faser se nascer algum sera que tenho de tirar o macho para ele nao ir para o ninho'? pedia para me diser cual a papa que devo dar toda branca ou outra que eu nao sei por favor indice me pois e a primeira ves que tenho este casal.obigada cumprimentos .m.lu

Voltar para “Canários (geral)”