jonylouis
Registado: domingo, 22/jan/2012, 22:10

A minha primeira vez!! (criação de canários)

terça, 06/mar/2012, 19:08

Boas amantes de aves, sou novo aqui
Sou um jovem de 18 anos,sempre fui fã de canários até que há cerca de 2 meses adquiri um casal de canários(amarelos nevados penso eu...), ah umas semanas comprei um ninho e até comprei um livro sobre canários...

Entao é o seguinte, apesar dos livros eu continuo com duvidas, muitas duvidas, e eu gostava de fazer isto bem, desta vez nao vou fazer aquilo de trocar os ovos por artificiais, quero ver como é isto tudo primeiro, e aprender mais...
Ontem antes de ir para a escola, fui dar comer ao casalinho, quando ia embora, reparei que ela estava dentro do ninho, como se estivesse a chocar(nunca tinha estado assim), hoje de manha a mesma coisa, hoje quando cheguei fui ver o que tinha o ninho, e so tem um ovo(penso que era suposto ela ter 2), e o ninho parece muito pequeno...
Será que vai meter mais ovos ?
Li que elas metem um ovo todos dias, isso pode variar de canário pa canário ?
Na imagem em baixo está a foto do ninho, com um revestimento de corda que comprei, e alguns materiais que lhe forneci, nomeadamente lã, está muito pequeno, ou está normal ?
Li que o ultimo ovo custuma ser mais escuro, a cor dele está normal ?
Desculpem tanta pergunta, mas gostava mesmo de fazer isto em condiçoes... :|

Imagem
Cumps,
João Luís.

jonylouis

Re: A minha primeira vez!! (criação de canários)

sexta, 09/mar/2012, 18:09

ok, já vi que me percipitei um pouco, já estao la 4 ovos! :mrgreen:
Cumps,
João Luís.

jonylouis

domingo, 11/mar/2012, 12:57

é normal a femea nao sair do ninho quando está a chocar ?? há dois dias que nao a vejo fora do ninho, e quando la vou trocar a agua e meter comida ela olha para mim, mas nao reage, apenas olha... alguem me pode responder ? -.-
Cumps,
João Luís.

Flávio Santos
Registado: terça, 08/mar/2011, 19:17

domingo, 11/mar/2012, 15:01

Boas,

Em relação ao material eu adquiro o material normal que se compra em qualquer loja de animais, normalmente composta por fibras de côco e pêlo de cabra penso. Acho que não faz mal nenhum ter o material que tem.
Em relação a ela sair do choco é normal, ela vai passar 90% do tempo do ninho a chocar os ovos, apenas irá sair para comer e beber. Por vezes há machos que dão de comer à fêmea no próprio ninho, depende muito do pássaro.
Simplesmente teve "azar" de ainda não a ter apanhado a ir-se alimentar eheh ;). Observe de mais longe e durante mais algum tempo e vai ver que a apanha a cuidar-se.

Cumprimentos,
Flávio Santos

BRUNO FERREIRA
Registado: terça, 11/nov/2008, 17:37

segunda, 12/mar/2012, 13:33

boas

tira se os ovos e coloca se ovos de plastico desde o 1 ao 3 depois volta se a colocar os ovos verdadeiros
porque quando nao sao retirados o primeiro a nascer ja tem 4 dias do ultimo a nascer normal mente os primeiros a nascer sao logo alimentados mais vezes o ultimo e sempre mais debil

por volta dos 7dias de choco eu costumo fazer uma ovoscopia
para ver se os ovos estao galados
se for na primeira postura e os ovos nao estiverem galados costumo deixar a femea chocar os ovos ate a altura em que eles deviam nascerem

podem por so um ovo como podem por ate cinco ovos varia de femea para femea

a lã nao e muito boa para os ninhos porque se agarra as unhas dos passarose e pode ate haver enforcamentos
se ultilizar lã deve cortar em pedassos pequenos

jonylouis

terça, 13/mar/2012, 21:34

Ok, muito obrigado, na proxima criaçao vou fazer a cena de trocar os ovos, nesta vez nao consigo mecher muito bem no ninho, mas para a proxima vou comprar um daqueles para meter fora da gaiola...
que papa me aconselham para dar às crias caso elas nasçam ???
Cumps,
João Luís.

Voltar para “Canários (geral)”