Tomasferreira
Mensagens: 6
Registado: segunda, 16/set/2013, 23:12

Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvidas]

Boas,

Nas últimas semanas tenho considerado adquirir um papagaio cinzento.
A razão porque ainda não o fiz, foi porque tenho algumas dúvidas que gostava que fossem esclarecidas.

Eu provavelmente vou passar grande parte do dia (das 8h às 17h) fora de casa e o papagaio ficará sozinho - por isso, será uma boa opção adquirir um ou este poderá entrar em stress e começar a arrancar penas?

A minha outra dúvida é em relação ao preço mensal da comida para o papagaio: alguém me sabe dizer mais ou menos quanto é que fica?

É tudo e obrigado!
Tomas ferreira
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Aquisição papagaio cinzento

Vou ser sincero, não percebo ponta disto. Mas acho que desde que quando chegues a casa lhe dês atenção, ele fica feliz, acho apenas, pelo menos a minha ring neck era assim.
Quanto à comida, acho que é a mesma que a do ring neck, portanto deves gastar aí uns 10€ por mês com comida, mas dá-lhe fruta e amendoins também.
Apenas a minha opinião, mas não percebo ponta disto, por isso espera pela opinião de outra pessoa mais entendida.
Tomasferreira
Mensagens: 6
Registado: segunda, 16/set/2013, 23:12

Re: Aquisição papagaio cinzento

Ok, assim farei mas obrigado pelo interesse!
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Aquisição papagaio cinzento

A minha opinião também vai ser de quem está um bocado a margem, visto que apenas li sobre o assunto nunca tive um papagaio cinzento. Tente todos os dias guardar uma horinha para ele! Interagir com ele mas também deixar ele explirar o espaço circundante. Durante o dia tenha vários brinquedos para ele se entreter. Mas não deixe sempre os mesmos la se nao vai ficar monótono e perde o interesse neles. Por exemplo o brinquedo 1, um dia, depois dá uma folga mete o brinquedo 2 e por ai fora sempre intercalando 3 ou 4 brinquedos. Na alimentação existem vários granulados e os preços variam consoante a marca. Mas deve tambem dar a mistura de sementes e fruta (deve ser retirada passado 24h). Basta criar um pequeno menu e ir variando. Deve gastar um pouco mais que 10€ por mês.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Tomasferreira
Mensagens: 6
Registado: segunda, 16/set/2013, 23:12

Re: Aquisição papagaio cinzento

Ok mas o meu maior problema continua a ser o tempo q vai ter de passar sozinho. Eu li q eles podem entrarem stress e começar a arrancar penas.. E eu antes de ter o papagaio queria certificar me que isso nao iria acontecer porque para ter um animal triste mais vale não ter compreende? Esse e o meu único senão de momento
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Sim, ainda ontem fui a uma loja de animais e vendiam la um papagaio cinzento todo depenado + gaiola por 475... Tenha uma variedade de brinquedos e nao os deixe sempre ao monte, e depois e preciso ter tempo para dedicar a ele todos os dias. Aconselhava também a fazer uma gaiola por medida.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Muito boa noite. Na minha opinião não ira ter grandes problemas ao deixar a ave tanto tempo sozinha, desde que ao chegar a casa lhe tente dar a maior atenção possível, sendo ele criado a mao, que suponho que seja o que o Sr ira comprar tente dar-lhe muita atenção e deixa-lo andar fora da gaiola com tudo fechado ai em casa para não sofrer nenhum desgosto... Nos momentos em que não vai estar em casa tente deixar-lhe um radio a trabalhar ou uma tv, e coloque brinquedos na gaiola... Quanto a alimentação dê-lhe frutas, legumes. Lave sempre a fruta e legumes pois podem conter veneno!!! A alimentação que dou aos meus e granulado, e quando vem o tempo frio dou-lhes de vez em quando mistura de girassol, não convem abusar no girassol... Nada que fique muito caro. Outra coisa se decidir adquirir a ave compre uma gaiola espaçosa, não o coloque naqueles poleiros que existem a venda que a ave fica amarrada a um cadeado, e um outro conselho que lhe dou sendo uma ave nova tenha cuidado com as correntes de ar que a ave possa apanhar... Pois se a ave apanhar uma corrente de ar e o bastante para se ir a baixo e depois muito dificilmente ira conseguir solucionar o problema. Cumprimentos e muito boa sorte
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Nunca tive um papagaio, mas do pouco que li, concordo com o que os restantes users lhe disseram. Mesmo que passe bastante tempo sem fazer companhia à ave, ela pode ser feliz na mesma, desde que dedique algum do seu tempo com ela. Penso que algumas aves são bastante intuitivas e sensiveis e os papagaios ainda mais. Trate-o bem, compre-lhe brinquedos, brinque com ela e será bem sucedido.
Assim espero.
:)
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
Tomasferreira
Mensagens: 6
Registado: segunda, 16/set/2013, 23:12

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Ok obrigado, agora estou certamente decidido a arranjar 1. Já agr em relação as penas de voo, deverão ser cortadas ou deixo o andar livremente? E alguém sabe de criadores perto de Coimbra? Não sei se e contra as regras do fórum mas se for e alguém vir apague esta mensagem sff
Mais uma vez obrigado!!
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Olá,

A questão de arrancarem penas com "stress" não se resume apenas a comportamento e mais ou menos tempo de atenção. Em muitos casos são situações que podem ir desde doenças (a maioria virais) a desequilíbrios nutricionais. Nessa parte é que te deves informar muito bem antes e quando comprares a ave já que alguns desses quadros só se manifestam mais tarde ou mesmo passado bastante tempo.
No que toca a tempo e atenção é perfeitamente possível que esteja bem de saúde sem qualquer problema mesmo que não tenha companhia todo o dia. Isso obriga claro a uma maior atenção quando estás em casa. Aliás, o excesso de atenção em alguns casos pode ser igualmente prejudicial sobretudo em desvios comportamentais de aves sozinhas criadas à mão.

Em relação a alimentação o "quanto" vais gastar não deve na minha opinião ser condição na escolha do animal. Pelo contrário deverá ser (como me parece o teu caso) uma preocupação de quem pensa em ter animais. Gastares 10 ou 100 euros por mês depende do que vais fazer. O normal e mais indicado para aves de estimação será uma alimentação com uma base de granulados. Uma dieta apenas de sementes é total e completamente desajustada. Pessoalmente não concordo nem te recomendo a opção por uma dieta unicamente de granulado. Podes e deves fornecer regularmente fruta, vegetais, sementes, nozes. Uma ave sozinha todo o dia que não tenha ocupação e com uma dieta de "bolinhas" todas iguais não é a melhor opção. Em termos de custo tens para vários gostos mas o custo da alimentação em si, para uma ave, não é nada por ai além.
Brinquedos é uma questão de opiniões mas há alguns úteis e estimulantes outros totalmente inúteis e até perigosos, que mais não fazem que encher a gaiola e retirar todo o espaço de movimento.

O vôo livre exige treino e trabalho. Mas não é necessário aparar as penas primárias para uma ave que não tenha acesso a vôo livre. Mas, também, exige treino e trabalho assim como preparação do tempo e local em que vás manusear a ave fora da gaiola. Além da ave em si, o maior investimento será numa gaiola decente em que a ave possa estar sossegada e tranquila mas com espaço e possibilidades de se "mexer" quando não está fora da gaiola.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Tomasferreira
Mensagens: 6
Registado: segunda, 16/set/2013, 23:12

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Em relação aos custos de alimentação era apenas para confirmar q tinha possibilidades econômicas para isso. Como irá ser o meu primeiro papagaio quero ter a certeza que terei tudo bem e não não conseguir comprar por exemplo o tipo de comida que devia e mais uma vez quero agradecer a colaboração de quem respondeu aqui. Agora em relação a criadores, vai contra as regras do fórum dizer aqui? E que não sei por onde começar e pelo que tive a ver e melhor comprar a um criador do que numa loja de animais
Cumprimentos
Tomas
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

No fim do forum tem alguns anuncios e no site mae também tem uma zona dedidaca a isso. Eu por acaso a semana passada contactei um senhor no olx ou custo justo que está a vender por 750€ com documentacao tudo direitinho. Mas isso era para vir para s.miguel, como sao ambos do continente acho que era 600€.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
caixeiro
Mensagens: 24
Registado: domingo, 03/jun/2012, 16:06

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Boas eu tenho um papagaio verde brasileiro a 25 anos e nunca tive grande stress com ele , fruta e dar num dia e tirar no outro para não ganhar diarreia ,uma boa mistura com amendoim e girassol e também uma que tem banana torrada ,comprei uma vez uma mistura que tinha piolho ele ficou completamente careca ,pensei que ele ia morrer mas não Maradona e forte .E nas ferias já correu Portugal de lés a lés .
Tomasferreira
Mensagens: 6
Registado: segunda, 16/set/2013, 23:12

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Desde já quero lhe dar os parabéns pelo companheiro que tem. Em segundo gostava de saber a idade a que deverei comprar o papagaio. Eu acho que são 3 meses. Alguém confirma?
Tomas
jovem criador
****
Mensagens: 403
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Aquisição de papagaio cinzento - antes de adquirir [dúvi

Boa tarde... Sim eu aconselho-o a comprar a partir dos três meses um que já tenha sido desmamado!!! Cumprimentos

Voltar para “Psitacídeos Africanos e Asiáticos”