Hugo Coelho
Mensagens: 2
Registado: segunda, 01/out/2012, 18:20

Adquirir um Poicephalus [dúvidas]

Boa noite

Vou adquirir um papagaio e estou indeciso entre um papagaio do senegal (poicephalus senegalus) ou um papagio meyer (poicephalus meyer).

Nas pesquisas que tenho feito relata que o papagaio do senegal é um optimo animal de estimação mas que por vezes pode ser muito agressivo, tem tendência a criar laços com uma unica pessoa e ser agressivo com os restantes habitantes de casa... se ele desata a morder a minha esposa e o miudo eu ganho uma guerra entre eles e o papagaio e sobra pra mim.
No entanto quase todos o videos que encontrei mostra o senegal sempre muito afectuoso, gosta de mimos e festas, pode-se pegar e mexer nas asas, no bico, etc... dá-se bem com todas as pessoas, ou seja quase o oposto do que diz nos artigos... e os artigos são quase todos iguais, quase que parecem (ou são!) cópias uns dos outros.

No caso do papagaio meyer maioria da informação que encontrei diz que é um pássaro muito docil, dá-se bem com a familia toda e fala melhor que do senegal.
Nos videos vê-se um papagaio que nem parece muito afectuoso, mostra um pássaro que gosta de estar entretido sozinho a brincar com algo, gosta de alguma atenção mas parece muito desligado e nem liga muito a festas e a grande interecção com os humanos, nem parece docil, apenas mostra ser calmo.

Também encontrei alguma informação contraditória, mas a maioria descrevia o que escrevi.

Gostava de saber algumas opiniões de membros do forum sobre quem teve ou tem alguma destas aves e qual a sua experiência com estas espécies para me decidir sobre qual comprar.

Também sei que cada pássaro pode ter a sua personalidade, mas por norma existem certos traços e caracteristicas próprias de cada espécie.

Obrigado, Hugo Coelho
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Adquirir um Poicephalus [dúvidas]

Olá, do que conheço (papagaios cinzentos) são dóceis se forem habituados dessa forma... Se forem criados pela família toda, deve ser amistoso para com toda a família.
No entanto se fores apenas tu o interessado no bichinho e fores tu apenas a cria lo é normal que ele ganhe apenas laços contigo.

Tens casos de papagaios naturalmente simpáticos para todos os humanos/ até outros animais...

Isso talvez tenha que ver também com a própria personalidade, uma questão individual, que varia de pássaro para pássaro.
Cumprimentos,
Alberto Peixoto

Voltar para “Psitacídeos Africanos e Asiáticos”