Tiagomeireles89
Mensagens: 11
Registado: terça, 18/set/2012, 22:09

Forpus - iniciação à criação [dúvidas]

Boa noite.
Já tenho pássaros há uns anos, ja criei caturras, periquitos, agaponis, neste momento estou apenas com alguns casais de mandarins e bengalins, estive fora da criação por uns tempos e queria começar com uma espécie diferente.
Surgiu a ideia dos forpus porque além de bonitos são uma espécie ainda pouco banalisada, e por isso torna-se mais interessante de criar.
Depois de ter passado algumas horas pela internet a recolher informação restam algumas dúvidas, agradecia a quem me puder ajudar.

Como posso diferenciar o macho da fêmea?
Fiz uma gaiola em rede para porum casal, mas já vi que o ideal são gaiolas apenas abretas na frente, dessa apenas tenho gaiolas de criação de duas frentes, dão para por um casal ou são demasiado pequenas.
Esta em baixo aimagem de uma gaiola semelhante.
Imagem
Que tipo de mistura devo dar, ja li que mistura com muito girassol não é a melhor, a mistura para periquitos é boa?
Quanto a ninhos, os ninhos que geralmente se usam para agaponis dão para os forpus?

Quanto ao resto penso que passa pelo mesmo que qualquer outra ave, alguma fruta, calcio, muita limpeza e bem estar que eles devem ficar bem.

Já agora, podem ser colocados dentro de um local que tem outras aves tanto em gaiolas com soltas?

E para terminar, caso algum criador do norte tenha para ceder po entrar em contacto que ainda estou a procura do meu primeiro casal.

Obrigado a todos.
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Forpus - iniciação à criação [dúvidas]

Boa noite Tiago,

seguem respostas à tua longa lista de perguntas.
Como posso diferenciar o macho da fêmea?
O macho tem Azul Violeta nas costas e asas, a fêmea não.

Fiz uma gaiola em rede para porum casal, mas já vi que o ideal são gaiolas apenas abretas na frente, dessa apenas tenho gaiolas de criação de duas frentes, dão para por um casal ou são demasiado pequenas.
Essas são as gaiolas que uso, servem perfeitamente
Que tipo de mistura devo dar, ja li que mistura com muito girassol não é a melhor, a mistura para periquitos é boa?
Não. A melhor é a de Neophemas, sem girassol.
Quanto a ninhos, os ninhos que geralmente se usam para agaponis dão para os forpus?
Dar até dá mas prefiro os ninhos de Agas
]Já agora, podem ser colocados dentro de um local que tem outras aves tanto em gaiolas com soltas?

Não, as outras aves vão acabar por serem mortas

Voltar para “Psitacídeos Americanos”