duque
Mensagens: 6
Registado: sábado, 18/jan/2014, 02:56

Forpus - medo de mãos, criação e alojamento em ap. [dúvidas]

boas sou um novo utilizador, e desde ja envio os meus cumprimentos a todos!

ainda sou maçarico :( nestas andanças, e a minha duvida é a seguinte, á cerca de um mês adquiri um forpus femea(verde)
sò que ela tem um medo terrivel das mãos, como posso habituar a que ela seja lidada??
outra questão, estava interressado em fazer criação, mas não para já, o criador aconselho-me a juntar um macho azul?? mas vivo num apartamento no 7 piso, e onde faz bastante vento, não sei se será as melhores condições? penso que não!!

se alguem me poder dar umas dicas!

cumps
duque
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Forpus - medo de mãos, criação e alojamento em ap. [dúvi

Bom dia so deve juntar um macho Azul se a femea tambem for portadora de Azul senao as crias saem todas verdes.
o vento pode ate matar as aves mas se puser um ninho na gaiola ela dormira dentro dele e nao tera problema nenhum.
em relacao ao medo da mao se a ave nao foi criada a mao tera de ter muita paciencia para a domesticar nao e de um dia para o outro.
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Forpus - medo de mãos, criação e alojamento em ap. [dúvi

Para a amansar um pouco, pode todos os dias oferecer-lhe uma coisa de que goste muito e não tenha à disposição nos comedouros. Ex: espiga de milho painço eles adoram. Verduras ou sementes de girasol. Cada ave tem as suas preferências.

Todos os dia lhe oferece da sua mão, primeiro do lado de fora da gaiola, e a pouco e pouco do lado de dentro. Quando perder o medo de vir comer da mão, comece a fazer recuar a goluseima de forma a que de dia para dia ele se tenha que ir aproximando mais da mão e chegar ao ponto de ter que subir na mão. Isto é um processo que poderá levar um mês até que a ave suba no dedo ou vários meses.

Muito importante, nunca a agarre! Mesmo os que são criados à mão parece que ficam ofendidos quando agarrados contra vontade.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
tldrake89
Mensagens: 39
Registado: sexta, 27/jul/2012, 14:48

Re: Forpus - medo de mãos, criação e alojamento em ap. [dúvi

Boas,

Não é facil domesticar aves que não tenham sido criadas à mão, mas também não é impossivel :)

Eu ja domestiquei cerca de 4 caturras que não tinham sido criadas à mão e a tecnica foi sempre a mesma.
Primeiro mudei-lhes a alimentação de sementes para ração ( da marca nutribird ) e frutas e legumes.
Feito isto como elas estavam muito habitadas às sementes, depois de largos dias a comer ração, sempre que mostrava uma espiga de millet (não sei o nome em portugues) elas ficavam doidas. Traze-las para a minha mão a comer era uma questao de 2 ou 3 dias. Apartir daqui é sempre a evoluir, quanto mais as tirar da gaiola mais mansas elas vao ficar.

Tem de ter cuidado pois se adoptar esta tecnica, fazer o desmame duma alimentação de sementes para ração pode ser um processo doloroso. Se não tiver cuidado e atenção as aves podem mesmo deixar de comer, por isso use sempre um guia de desmamae que normalmente é dado pelo fabricante.

Se não quiser optar por este metodo, aconcelho-o a quando estiver em casa, retire a comida da ave por cerca de 2 a 3 horas. Depois vá então tentar dar-lhe as sementes à mão. Este metodo também funciona muito bem, tendo só de ter atenção para não deixar a ave sem comida e matar-lhe à fome :p

Como o outro colega disse e muito bem, nunca agarre a ave! Terá de ter muita paciencia quando ela sair da gaiola pelas primeiras vezes pois voltar para lá não será tarefa facil! Deixo aqui um video de uma que não foi criada à mão e eis o resultado

Cumps e espero ter ajudado!
Bruno Soares
Mensagens: 1
Registado: domingo, 23/mar/2014, 20:17

Re: Forpus - medo de mãos, criação e alojamento em ap. [dúvi

Boa tarde a todos entrei recentemente como membro deste site. Com o propósito de desenvolver o meu pequeno plantel de forpus pois quanto a questão de apartamento deve ter um cuidado com as correntes de ventos que prejudica muito o forpus, quanto a mão e questão de tempo para acostumá-lo.

Voltar para “Psitacídeos Americanos”