Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Bom dia sou adepto de criar o ambiente mais natural possivel para que as aves se sintam bem mas como para criacao o ideal e ter os casais de aves por gaiolas individuais tenho tentado procurar como tornar estas mesmas naturais começando pelos ninhos e pelo que tenho visto no nosso mercado nao existe nada logo gostaria da ajuda de todos com sugestoes para os ninhos como para todo o ambiente dentro da gaiola, ja agora as aves que tenho sao forpus coelestis.
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Olá Bruno,

No caso dos Forpus Coelestis, não é só o ideal ter as aves por casais. Se colocas as aves juntas vais acabar por perder alguns deles, é que como são extremamente territoriais vão acabar por guerrear. Por isso, Forpus... sempre em gaiolas individuais.

Para ajudar um pouco mais em relação a este assunto. Quando separo os pequenos tenho sempre o cuidado de os colocar por idade na voadeira, assim que fazem 5 meses separo os machos para um lado e as fêmeas para outro. Isto porque, muitas vezes entram em cio e depois há "porrada" na certa.

Eu também sou adepto do "natural" embora tenha de ter noção de que por vezes é impossível seguir isso. Vejamos, se reparares eu no meu site recomendo que se dê o máximo de alimentação variada, isto porque simula um pouco as aves na Natureza que não estão sempre a comer a mesma coisa. Agora a parte que podem não estar de acordo... utilizo muito pouco vitaminas, ou outros produtos sintéticos, como forneço sementes germinadas, frutas e verduras, etc, eles vão retirar dai as vitaminas. Para deixar um testemunho interessante. Este ano, para fazer um teste, não dei qualquer vitamina E a 3 casais. Os resultados não poderiam ser os melhores, tenho tirado excelentes aves, ovos galados e boas posturas. Quer isto dizer que a alimentação é a chave do sucesso.

Quanto aos ninhos. Os Forpus na Natureza utilizam qualquer buraco para fazer ninho. Sejam ninhos de João de Barro, quer buracos em postes, etc. Por isso, qualquer buraco serve para eles na Natureza. Eu gosto de utilizar ninhos grandes, isto porque quando eles têm ninhadas grandes, as aves estão mais à vontade. Podes ver no meu site o tipo e dimensões dos ninhos que uso.

Bem, vou ficar por aqui. Se precisares de ajuda diz que estarei sempre disponível para ajudar.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

boa noite e muito obrigado pela sua ajuda.
ja agora gostaria de saber que tipo de madeiras poderei utilizar para os poleiros?
tornei.me amante destas aves e decidi comecar a dedicar.me apenas a esta especie embora atualmente tenha apenas 3 casais o que mais noto nestas aves e que levam bastante tempo a se abituarem ao novo ambiente que as rodeia por isso a minha vontade de tornar as suas gaiolas o mais natural possivel facilitando a adaptacao e a satisfacao das aves para que possa ter bons resultados.
obg :)
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Olá Bruno,

Está descansado que não és o única apanhado por esta espécie. Eu comecei com dois casais e neste momento eu e o meu "sócio" da passarada temos praticamente 40 casais.

Em relação há habituação depende de casal para casal. Tenho aves que são bastante calmas e que se habituam a novos locais e outros que levam muito mais tempo. Como em tudo temos de ter muita calma.

Olha eu uso como poleiros os perfis em madeira que se vendem no AKI, são aqueles que têm as estrias, não utilizes os lisos. Vendem-se às varas de metro, salvo erro. Depois cortas à medida, nada mais fácil e personalisável.

As gaiolas que utilizo são os viveiros de madeira de canários. 75x40x40. São o tamanho ideal.

Abraços
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Ja agora visto voce ser bastante experiente nas aves eu gostaria que me ajudasse num comportamento que as femeas que ca tenho costumam ter, que e dobrarem a cabeça toda para tras varias vezes n compreendo pk o fazem
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Bom dia Bruno,

Esse não é um bom sintoma. Tirando isso elas costumam estar muito paradas, tipo emboladas?
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

nao as aves estao normais a unica coisa que estranho e que esperava que por esta altura ja tivessem feito alguma criacao e ate agora nada ne entram praticamente nos ninhos
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

quando digo dobrarem a cabeca para tras nao e como qd e para dormir que metem a cabeca para tras entre o corpo e formam tipo bola, dobram mesmo como nos para olhar para cima so que dobram bastante ate da para olharem para tras axei muito estranho porque nunca tinha visto uma ave fazer isso
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

OK, nesse caso é completamente diferente. Estava com medo que a ave quando acordada fizesse isso.

Retomando o tema deste tópico. O segredo está na "barriga" uma boa alimentação, uma gaiola em local calmo e está tudo pronto para se tirar aves.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Ja agora penso que a pouca informacao sobre alguns assuntos nos forpus como por exemplo a epoca do ano em que fazem muda da pena porque ainda nao encontrei em lado nenhum essa informacao.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

bem venho aqui deixar uma ideia que descobri agora a venda que pensso ser engracada e muito natural.
sao ninhos em forma de tronco para varios tipos de aves
http://www.petplanet.pt/ninho-em-forma-de-tronco-2.html
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

brunopereira Escreveu:Ja agora penso que a pouca informacao sobre alguns assuntos nos forpus como por exemplo a epoca do ano em que fazem muda da pena porque ainda nao encontrei em lado nenhum essa informacao.
Olá Bruno, geralmente fazem a muda em finais de julho princípios de agosto. No caso dos jovens fazem a 1ª muda aos 6 meses.
Avatar do Utilizador
brunopereira
***
Mensagens: 210
Registado: segunda, 06/jun/2011, 19:31

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda SR Castanheira
Mjrc
Mensagens: 1
Registado: domingo, 20/jan/2013, 23:02

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Boas tenho 1 casal de forpus e eles passam o dia todo dentro do ninho. Que se poderá estar a passar com as minhas aves
Brunommsilva
***
Mensagens: 84
Registado: sexta, 31/ago/2012, 04:04
Localização: Setúbal

Re: Criar Ambiente Natural para Forpus coelestis

Boas...

Parece-me que das duas, uma... ou estão stressados e por isso escondem-se, ou então poderão estar a querer reproduzir!
Mas convém dar outros detalhes.
Que outros comportamentos observa? Já espreitou a ver se já há ovos?
Crie um novo tópico para as suas aves, para não estar a ocupar o espaço do brunopereira!

Cumps,
Bruno Silva.

Voltar para “Psitacídeos Americanos”