fluky
Mensagens: 17
Registado: domingo, 15/out/2006, 21:33

Ajuda com Loris Garrulus

Boa noite.

Adquiri um casal de Loris Garrulus, mas a minha experiência com loris é zero. Gostaria de vos pedir ajuda quanto à alimentação destas maravilhosas aves, bem como quais as medidas adequadas da gaiola e ninhos para um casal se reproduzir.
A fêmea que comprei tem as penas mal tratadas, tanto nas asas como no rabo, ainda não me apercebi se é a fêmea que as corta ou lhas cortaram. Poderá o problema ter a ver com a possivel alimentação deficiente que teriam?

Peço-vos então ajuda principalmente quanto à alimentação, que pelo que sei é algo complicada.

Aguardo os vossos comentários.
Obrigado, Pedro
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com Loris Garrulus

Boa tarde,

Antes de mais e desculpe as minhas palavras tenho de ser o mais sincero. Nunca compre um animal, neste caso um Lori, sem que antes tenha a plena noção das necessidades do mesmo. Sei que muitas das compras são por impulso, mas... quem sofre é o animal por não estar a ter as condições necessárias à sua sobrevivência. Posto isto.

A alimentação dos Loris tem de ser a mais variada possível. Nunca lhes poderá faltar fruta, de várias qualidades, e vegetais, atenção que isto é diariamente e não algumas vezes por semana. Sei de algumas pessoas que alimentam os seus Loris à base de sementes, mas não é essa a sua alimentação. Uma mistura de sementes, que eles comem com pouca frequência. Finalmente, no mercado existem algumas marcas a produzir alimentação especializada para Loris, essa também nunca lhes poderá faltar. Basicamente é esta a alimentação dos Loris:
  • - Frutas
    - Vegetais
    - Mistura de Sementes
    - Nectar para Lorys
    - Germinado
    - etc
Poderá fornecer algum alimento vivo de vez em quando e Papa de Ovo na altura da criação.

Visto que são aves bastante activas é necessário ter uma gaiola bastante grande (3m(c) X 1m(l) x 2m(a)). Como as fezes deles são liquidas é importante que a gaiola seja toda de rede e suspensa, para que não tenham contacto com as fezes. É importante uma limpeza constante à gaiola onde eles estejam.

Na internet tem bastante informação como manter as suas aves, faça uma procura e se tiver dúvidas posso tentar ajudar.
fluky
Mensagens: 17
Registado: domingo, 15/out/2006, 21:33

Re: Ajuda com Loris Garrulus

Boa noite antonio.

Tem toda a razão, devemos sempre informar-nos muito bem antes de comprar qualquer que seja o animal. Mas o que aconteceu foi que o casal de loris não era pra mim, era para entregar numa loja minha cliente, e infelizmente a fêmea foi-me entregue com as penas em muito mau estado, e devido a isso não pude entregar o casal, ficando com ele para mim. Penso que a causa de a fêmea ter as penas em mau estado possivelmente poderá ser de uma má alimentação que teriam.

Obrigado pela sua ajuda.

Cumps,Pedro
http://www.sitiodasaves.com
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com Loris Garrulus

fluky Escreveu:Penso que a causa de a fêmea ter as penas em mau estado possivelmente poderá ser de uma má alimentação que teriam.
Pode não ser devido à alimentação, se calhar estavam numa gaiola muito pequena e como eles são muito "enérgicos" levou a que as penas ficassem estragadas.
Ainda bem que tem essa opinião quanto a adquirir animais por impulso, mas infelizmente há muitos que o fazem e (penso) que nunca faz mal relembrar que essa nunca deve ser a opção.
fluky
Mensagens: 17
Registado: domingo, 15/out/2006, 21:33

Re: Ajuda com Loris Garrulus

boa tarde António.

Muito obrigado pela sua ajuda.
Neste momento estou-lhe a dar fruta (maça, que é o que me apercebi que mais gostam, meti melão e não ligaram), dou-lhe tambem a papa da Orlux, que foi a que encontrei mais rápido. Parece-lhe boa?

Mais uma vez obrigado.
Pedro
www.sitiodasaves.com
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com Loris Garrulus

Vou ser muito sincero. Produtos da Versele não gosto muito, tirando como é óbvio as sementes que são sem dúvida as melhores do mercado. Na mensagem privada que lhe enviei tem algumas marcas de Néctar bastante bons, diga-me depois se tem dúvidas.

Só mais uma coisa. Tente retirar da alimentação deles alimentos com bastante Ferro, eles dão-se bastante mal com esse mineral.
fluky
Mensagens: 17
Registado: domingo, 15/out/2006, 21:33

Re: Ajuda com Loris Garrulus

É a primeira papa para loris que experimento, e comprei porque precisava de uma e foi a primeira que encontrei. No primeiro dia não a comeram muito bem, penso que seria por estar um pouco grossa, ontem já a comeram toda.
Já estive a ver as várias papas que me enviou, reparei que na maioria são comercializadas em lojas no estranjeiro, eles enviam para cá?

Outra coisa, o rapaz disse-me que tambem lhe dava papa cerelac e nestum para criançãs, não sei se misturado com a papa para loris se sozinho, o que acha?

Cumprimentos, Pedro
www.sitiodasaves.com
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com Loris Garrulus

Pedro,

Não estou a dizer que fez mal, claro que se não tem um Nectar melhor à mão... siga com esse. Também já ouvi isso, das papas de criança servirem para os Loris, eu sinceramente... não vejo que traga benefícios. Se lhes der um bom Nectar, fruta e vegetais com fartura, algum alimento vivo, sementes germinadas e secas. Penso que não terá qualquer tipo de problema.

Quanto às marcas que lhe dei. A Nekton (uma das melhores, mas não diga nada a ninguém) cá em Portugal tem o mesmo distribuidor da Versele, por isso, qualquer loja de animais que comercialize produtos da Versele ira conseguir ter isso.

Voltar para “Outros Psitacídeos”