Olá,
Percebo onde vocês querem chegar, mas desculpem a teimosia, continuo a achar que só leva barrete quem quer.
AvilandiaPT Escreveu: Contudo, isso não significa que estejam disponíveis no "mercado" para a maioria dos criadores.
Ricardo, estão disponiveis, a questão é disciplina, se me oferecem 10 aves a 10 euros cada e outro me oferece um casal a 100, eu no minimo questiono-me e vejo umas aves e outras, se calhar mais vale um só casal para aprender e bom!
Sabes tão bem como eu que o Pedro (ou o Luis) não é um bom exemplo de alguém a quem fazer essa pergunta porque saberia mais que bem o que procurar. Mas o problema não é "ele" em concreto ou tu, ou o Luis. Eu próprio se me desse essa ideia não saberia, mas saberia a quem perguntar e me aconselhar para começar "melhor". A questão é que a maioria não sabe e para saber/aprender tem que ter acesso à informação, às pessoas certas, ganhar experiência e ver as diferenças. Nesse sentido, não é fácil ou normal começar por cima.
No caso dos fischers em Portugal é extremamente dificil conseguir aves de qualidade, muito mesmo. Mas a questão é essa saber aconselhar-se, investigar,perguntar, a informação está disponivel para todos em varios formatos, continuo a achar inaceitável alguém comprar más aves, a falta de informação não pode ser desculpa.
Pedro121 Escreveu:
Pedro, quando começaste, como eram as tuas primeiras aves?
Como sabes quando começei já tu estavas farto destes bichos, mas posso dizer que nunca comprei hibridos, aves assim não, mas eu fiz o trabalho de casa, investiguei, informei-me, li.... e quando comprei sabia o que era um hibrido, só fui apanhado nos pastel,arlequins,lutinos tudo mutações que trazem o hibridismo embrulhado, quando nasceram as crias vi a surpresa desagradável, mas "voaram logo todas" , reprodutores incluidos, não ficou cá nada....
Pedro121 Escreveu:
Exacto, eu concordo, a questão para mim é que os criadores tem que ser incentivados a evoluir, e é isso que tem acontecido, e é por isso que hoje em dia temos em Portugal boas aves, porque alguns criadores fizeram o esforço de melhorar os seus planteis e com as suas boas aves tornaram claro para todos os que vão a exposições que existe o trigo e o joio e que se calhar o melhor é comprar o trigo porque com o joio não se vai lá.
portanto para mim quem começa deve começar com as melhores aves que conseguir encontrar. Quem já tem aves deve assim que poder ir melhorando, e isso diga-se é o que deve fazer qualquer criador, por melhor que sejam as suas aves, deve ir sempre melhorando.
Afinal estamos de acordo, incentivar a evoluir não é começar a criar com qualquer coisa, não hoje em dia, isso faz proliferar o criador de 100 casais tudo ao monte e fé em Deus.
Com certeza que deve começar com as melhores aves que conseguir encontrar, e hoje já encontra boas aves para começar, a preços decentes, eu quando começei os meus fischeres eram porreiros, hoje são muito bons cá em Portugal e no Mundo todo, não me envergonham em lado nenhum, mas quem vem ter comigo para comprar aves normalmente vem para evoluir não para começar, embora também aconteça. Eu para continuar a melhorar trabalho e seleciono incansávelmente as minhas aves e para adquirir aves vejo-me aflito.
Mas quem vá começar a criar por gozo não precisa de aves de topo, precisa de boas aves, de outro modo está a contribuir para um flagelo que felizmente já foi pior, se quiser criar para um dia expor, então deve pesquisar bem e poupar unstrocos para quando arrancar não começar na "cauda " do pelotão.
Acho que no fundo estamos de acordo, no entanto desculpem mas estas aves não me revejo nelas e não consigo dizer a alguém que crie com aves assim, é uma questão de critério.