Joana batista
Mensagens: 7
Registado: domingo, 01/mar/2020, 09:23

Primeira vez a criar filho de Agapornis [dúvidas]

Boa noite,

Primeiramente dizer que este forum é espetacular e já li muito nele, mas sinto que tenho que ser eu a fazer as minhas próprias perguntas, mesmo que já tenham sido perguntadas...

Veio há dois dias, um roseicollis com 23 dias. Chama-se Alice. A Alice primeiro não quis comer a papa e demora algum tempo ainda para comer.. E só lhe consigo dar aproximadamente 6ml de papa, as vezes não chega, no entanto ela já pica uma ração que me disseram para dar quando eles ainda são pequenos...

Será que faz mal? Tão pequenina e já bica aquela ração? Ela quando come, faz logo cocó
2- Reparei que ela não bebe água.. E foge.. A agua da papa é suficiente? Já molhei o dedo com agua e ela aí ate vai buscar a gota no meu dedo..
3- Já a posso tirar do ninho? Neste momento só a deixo no ninho para dormir, durante toda a noite.. De resto, está numa caixinha forrada com papel de cozinha e alguns fios de lã
4- Com que idade a posso colocar na gaiola?
5- Com que idade ela começa a querer voar?
6- Estou a dar papa de 3 em 3horas, estou a fazer mal?

E por fim, ela hoje conseguiu subir e sair da caixa.. E é mais alta que ela.

Obrigado.
Anexos
IMG-20200301-WA0005.jpg
_20200302_004657.JPG
hrodrigues
***
Mensagens: 138
Registado: quarta, 04/nov/2015, 14:25

Re: 1a vez a criar filho de agapornis

Bom dia,
Primeiro desculpe que lhe diga, mas nunca devia ter ido buscar essa ave sem ter a mínima noção de como tratar dela.
Com essa idade ainda não come sozinha, só quando começar a dar os primeiros voos. Nunca lhe de agua, pois eles não necessitam, a agua que lhe vai dar com a papa chega.
A papa que lhe esta a dar é a da foto? Se for essa é para aves já adultas. Para aves com dias tem que ser uma tipo Nutribird A21 (ou outra da mesma gama).
Nunca esquecer, ao fazer a papa, esta tem que estar morna, senão eles não a comem e tem que lhe dar 4 vezes ao dia.
Pesquise no forum, existem muitos tópicos sobre esta matéria.
Boa sorte.
Cumprimentos,
Hugo Rodrigues
Joana batista
Mensagens: 7
Registado: domingo, 01/mar/2020, 09:23

Re: 1a vez a criar filho de agapornis

Obrigada pela resposta!
Eu tenho uma mínima noção.. as minhas perguntas são só uma forma de me confirmarem. Eu dou-lhe a papa morna, alimento-a de 3 em 3h (tenho atenção ao papo dela), tenho atenção as fezes dela, tenho atenção ao facto de a manter quente no ninho, limpo o bico quando acabo de lhe dar a papa, separei o ninho de forma a ela ter um local mais escuro e outro onde apanha luz do dia, tiro-a do ninho e vem para o meu colo quentinha, à noite a papa deve ser um bocadinho mais espessa porque vai passar mais tempo sem comer e mesmo assim levanto-me durante a noite.
Sei que com esta idade ela não come sozinha.. estou a dar papa pela seringa e estou a dar a papa que referiu 'Nutribird A21' , aquela ração que anexei foi uma ração que comprei para rosicolor depois de recem-nascidos.. ainda não tem sementes.. mas ela já consegue comer alguma quantia.
Obrigada!
hrodrigues
***
Mensagens: 138
Registado: quarta, 04/nov/2015, 14:25

Re: Primeira vez a criar filho de Agapornis [dúvidas]

Olá,
Pelo primeiro post, a minha interpretação não foi essa, mas se assim é, melhor!!
O horário de alimentação pode começar a dar apenas 4 vezes ao dia, mais ao menos de 6h em 6h (não precisa de ser tão rigoroso, nem se levantar de noite, pode dar á meia noite e depois as 7h da manha, por exemplo), e vai ver que ele começa a comer pelo menos 10ml. A papa tem que estar sempre quente, senão eles teimam em não comer. Não precisa de a fazer mais grossa, faça sempre com uma boa consistência.
Sementes e agua só lhe forneça quando ele tentar dar os primeiros voos, ai começa a fazer o desmame.
Cumprimentos,
Hugo Rodrigues
Joana batista
Mensagens: 7
Registado: domingo, 01/mar/2020, 09:23

Re: Primeira vez a criar filho de Agapornis [dúvidas]

Bom dia!!
Sim eu percebi, daí ter-me explicado melhor, à sua resposta!
Sim, ontem já o fiz. Dei papa à meia noite e dei hoje às 7h, no entanto ela ontem comeu bem 6ml mas depois ja não deixou dar mais.. e eu também lhe apalpei o papo e achei-a satisfeita.
Mas hoje estive aqui a ler umas coisas nuns sites e não sei se é 'verdade', li que quando eles estão muito quentes, podem perder a fome.. e não sei se realmente será disso.. agora ela dorme embrulhada num gorro polar.. tirei a lã, porque fica presa nas patas..
Sim tirei tudo, agora só papa!! faz 1 mês dia 8

Obrigada!!

Voltar para “Exclusivo: Agapornis”