Gabriel.Silva
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Periquito: Mutação e Sexo [esclarecimento]

terça, 02/jul/2013, 20:40

Obrigado Pedro por divulgar as fotos do seu casal.
Apesar de ainda não ter a cera bem no tom da do seu macho, está mais inclinado para macho do que para fêmea!
Mais uma vez obrigado! :D
Outras opiniões serão bem vindas! :)

Cumprimentos Gabriel

Frederico
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48

quinta, 04/jul/2013, 02:01

Podem ser 2 machos e trocar caricias... Mas para mim é fêmea. Por exemplo este meu casal ainda e novo e ja sei que sao um casal: viewtopic.php?f=105&t=9473&start=15
A cera quando fica esbranquiçada pronto, se ficar sempre rosa e roxo e porque depois vai ficar azul, menos no caso de arlequins e inos.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem

PedroVieira
Registado: domingo, 01/mai/2011, 20:20

quinta, 04/jul/2013, 15:42

Daqui a umas semanas ou meses vê-se :)
Cumprimentos,

Pedro Vieira.
STAM: DO91

Imagem
http://avesdovieira.blogspot.pt/

Gabriel.Silva

quinta, 04/jul/2013, 16:24

Boas,
Neste caso estou um bocado confuso exatamente por ele ser Arlequim... Mas sim, daqui a uns meses já se vê. De qualquer modo não tenho intenção de o reproduzir nos próximos tempos devido às elevadas temperaturas, apenas queria saber o sexo para arranjar um companheiro do sexo oposto para ver se conseguia tirar algumas aves desta mutação...

Já agora outra dúvida, isto da cera ficar rosa nos machos adultos Arlequim Recessivo também se verifica nos Arlequim Dominante?

Frederico

quinta, 04/jul/2013, 22:49

sim e nos arlequins e inos
Imagem

Gabriel.Silva

sexta, 05/jul/2013, 17:59

Boas!

Obrigado pelo esclarecimento! Já agora, há umas respostas atrás, sendo a ave fêmea, aconselharam-me a formar casal com um ancestral, lutino ou arlequim para tirar aves semelhantes, sendo macho, as mutações "compatíveis" mantêm-se?

Cumprimentos Gabriel

Frederico

sábado, 06/jul/2013, 02:37

Sim mantenho a mesma opiniao, no meu caso era o que faria.
Imagem

Gabriel.Silva

segunda, 02/dez/2013, 16:09

Boas!

Mais uma vez volto com a mesma dúvida. Mais de 4 meses se passaram e continuo sem saber o sexo do bicho! Até agora pensava eu ser macho, como tal tenho-o sempre junto com fêmeas. No entanto, no casal que formei com ele, reparei que um dos membros do casal entrava para o ninho, mas nunca lá vi nenhum dentro pelo que deduzi que fosse a fêmea. Agora que o separei da fêmea com que estava, vejo que era ele que entrava para o ninho e não a fêmea porque a serradura que ponho o fundo do ninho para controlar a entrada das aves no ninho nunca mais foi remexida desde que o tirei da gaiola.

Começou há mais ou menos 4 dias a fazer a muda e, de um dia para o outro, a cera dele, que até então era meio rosada, começou a ficar castanha! Quererá isto dizer que afinal tenho uma fêmea e não um macho?

Deixo algumas fotos, são o melhor que consigo. Nenhuma das fotos tem flash, são todos com luminosidade natural.
Aguardo respostas!

Cumprimentos, Gabriel
Anexos
2013-12-02 15.27.09.jpg
2013-12-02 15.26.44.jpg
2013-12-02 15.22.00.jpg
2013-12-02 15.21.55.jpg
2013-12-02 15.21.45.jpg
2013-12-02 15.21.36.jpg
2013-12-02 15.21.26.jpg
2013-12-02 15.20.27.jpg

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

segunda, 02/dez/2013, 17:30

A qualidade das fotos não é muito boa, mas na ultima foto realmente parece castanha, se é como diz tem de ser fêmea.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

fabio lopes
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

segunda, 02/dez/2013, 22:50

boas...
a cera do periquito e cor de rosa? na ultima foto vesse castanho por causa da luz que esta a bater no periquito.
para mim e um macho, ate pela postura da ave no poleiro e de um macho. e ja agora o periquito que aparece na foto com este e uma femea, ja tem ai um casal. para tirar crias iguais ao macho tem que ter uma femea tambem ela malhada recessiva ou entao uma femea portadora.

cumprimentos
fabio lopes

Daniel Almeida
Registado: terça, 03/set/2013, 23:12

segunda, 02/dez/2013, 23:49

Na Mutação arlequim recesivo nos periquitos o macho tem a cera das narinas rosa/purpura quer seja jovem ou adulto e não possuem iris no olho, nas Fêmeas é castanha(adulta) tanto o macho como a fêmea não têm iris no olho
(normal nesta mutação).

Sexo dos periquitos jovens:
a partir das 6/7 semanas de vida a membrana da fêmea apresenta-se de cor azul celeste enquanto que nos machos de cor purpura rosada ,a mesma coisa nos a.r e inos.

Pela minha opinião acho que muita gente não sabe isto e muitas das fezes vê que um macho juvenil tem a cera rosa e diz que é fêmea e vê uma fêmea juvenil com cera azul celeste e diz que é macho,de facto é muito fácil de trocar.
Visitem:http://avesdanielalmeida2000.blogspot.pt/

cumprimentos
Daniel Almeida

Gabriel.Silva

terça, 03/dez/2013, 15:44

Boas!
borllock Escreveu:A qualidade das fotos não é muito boa, mas na ultima foto realmente parece castanha, se é como diz tem de ser fêmea.
Compreendo mas são o melhor que consigo sem flash de modo a não alterar a cor da fotografia... :/ Este ave está a dar-me cá umas dores de cabeça! Começo a achar que será mesmo fêmea, mas acho estranho só se estar a "revelar" agora, uma vez que já o tenho para aí há 5 meses...
fabio lopes Escreveu:boas...
a cera do periquito e cor de rosa? na ultima foto vesse castanho por causa da luz que esta a bater no periquito.
para mim e um macho, ate pela postura da ave no poleiro e de um macho. e ja agora o periquito que aparece na foto com este e uma femea, ja tem ai um casal. para tirar crias iguais ao macho tem que ter uma femea tambem ela malhada recessiva ou entao uma femea portadora.
Até agora sim, era cor de rosa. Agora que esta a fazer a muda parece-me estar a ficar meio acastanhada :/
Isso é outra questão, a sua postura bem como o comportamento em relação aos machos, indicam que é macho, mas agora com esta situação fiquei novamente na duvida!
Sim, é uma fêmea. Mas duvido que venha a procriar. Nasceu aqui em casa há já 7 meses fruto de um casal que eram irmãos e não sabia e, como tal, nasceu deficiente. Para além disso a cera dela nunca ficou castanha, desde que ficou branca nunca mudou...

Daniel Almeida, eu sei dessas situações, mas parece que esta ave é uma exceção! Até agora tudo indicava que era macho e de repente fica-me com a cera acastanhada!

Cumprimentos, Gabriel

Daniel Almeida
Registado: terça, 03/set/2013, 23:12

terça, 03/dez/2013, 18:04

boas,
Pela minha expriencia e pela foto é um macho, se fosse fêmea nas primeras fotos não tinha a cera das narinas rosas mas sim azul celeste ou já castanha caso fosse adulta,tenho um macho albino que durante a criação "ganhou" cera castanha mas nunca chegou a escurecer totalmente e acabou por voltar ao normal. :?
Eu juntava uma fêmea com esse "macho".
Visitem:http://avesdanielalmeida2000.blogspot.pt/

cumprimentos
Daniel Almeida

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”