ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Periquitos ingleses - fêmea mata as crias. Já aconteceu?

oas

será que já aconteceu a alguém....?

tenho um casal de ingleses spangle DF amarelo e uma opalina azul já com 3 anos de idade, vao na segunda postura e como tal tenho vindo a aperceber-me de uma situação um pouco estranha com esta femea....

ou seja

as crias assim que começam a ganhar a penugem esta fémea começa a ataca-las , na 1ª postura tive de retirar-lhe as crias e passar para os australianos para que os criassem tendo eu que por fim á vida de 2 dessas creias, nesta postura a mesma coisa, arrancou literalmente o bico a uma delas e já ia começar a atacar as outras, tive de abater esta cria , pois não havia nada a fazer, e retirar as restantes para novamente as amas australianos......

será que alguém me poderá ajudar a ter uma noção do que possa fazer?

estou seriamente a considerar ' despachar ' aquela femea e a adquirir uma nova.....
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: femea mata as crias

A fêmea tem 3 anos, presumo que a adquiriu, certo?
O que aconselho é dar descanso à ave e experimentar colocar o ninho daqui a uns meses, entretanto dar umas vitaminas.
O mais certo é ser vicio e não haver nada a fazer, mas pode ser cansaço ou stress.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
fabio lopes
***
Mensagens: 113
Registado: terça, 15/set/2009, 22:35

Re: femea mata as crias

Boas. Isso acontece normalmente por causa da fêmea estar a querer começar uma nova postura e não querer mais ninguém no ninho, muitas fêmeas não tem problema em iniciar uma nova postura com crias no ninho mas outras tem essa reação.
Se gostar da fêmea e não se quiser desfazer dela pode tirar a fêmea que o macho alimenta as crias sozinho.
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: femea mata as crias

obrigado pelas dicas

já retirei a femea da gaiola e coloquei na voadeira juntamente com todas as outras, por agora apenas tenho os machos a tratar das crias, vamos ver o futuro, pois tenho que estar de olho a ver se o macho trata bem delas :)

vou aproveitar e efetuar um tratamento, ou seja, salmocoli, complexo B , e 2 vezes por semana dar aveia descascada com anima-strah fortificante, para ver se elas recuperam algum peso ( mas não em demasia )

tive um casal de australianos que conforme disse em cima ainda tinha crias no ninho e já estava a colocar ovos e não teve esta reação...

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”