alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Q&A - Maestro & Rainbow

Viva! vou tentar pôr fotos a seguir ao meu Q&A mas primeiro uma apresentação dos meus 2 rapazes... dado nao querer ovos nem crição e o stress de haver crias eu optei por 2 machos jovens... o branco azul bébé é novinho ainda com patas rosas e olho negro sem iris dilatado - ele é o MAESTRO com 3 meses por ter sido o primeiro a piar ao entrar no carro ao som de musica classica / o outro jà teenager com 9 meses chamas-se RAINBOW e com sua narina azulada e patas cinza já apresenta o iris branco!

tenho sorte que se deram bem logo no primeiro dia do encontro dado nao ser do mesmo conjunto. Foram adequiridos no mercado de Tires por um criador da antiga loja "Ave Rara" mas nao estao anilados na pata nem tem as asas cortadas porque tenho intenção de os deixar sair da gaiola e interagir com eles. hoje ao fim de 48H ja perceberam como ir buscar comida à minha mão mas nao estao habituados ao calmo da casa dado que eram uma duzia na gaiola do vendedor e certamente nao conhecem mobilias e lampadas e musica mas cantam ao ouvir passaros de rua e ficam colados à janela!

Vamos as perguntas então:
Q1: como sei se tem piolhos e outros germes de aviario devido contacto com outros passaros de onde vieram?
Q2: poderei mais tarde trazer 1 femea mas nao instalar ninho afim de ela ignorar o ovo, não fecundado por um macho?
Q3: porque é que não tocam no Osso de Choco para afiar o bico em vez de ranger seu bico sozinhos?
Q4: conseguem me dizer se sao comuns, ingleses, australianos e sua derivação pela cor?
muito obrigado pela ajuda!

eis fotos dos meninos M&R:
https://imgur.com/wd9Sd65
Última edição por alex_budgie em segunda, 08/abr/2019, 17:48, editado 7 vezes no total.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

Se os budgies (periquitos) tiverem piolhos, passam o tempo a coçar-se e até a arrancar as penas .Se tiverem algum desses sintomas eu aplicava um desparasitante contra piolhos e ácaros , por exemplo o pulmosam da beaphar ou outro. Quanto a comprar a fêmea , penso que não haverá problema. Já a questão que faz , sobre não tocarem no osso de choco, provavelmente não estavam habituados a tê-lo á disposição. Com o tempo vão habituar-se a ele. A última pergunta não posso responder não tenho acesso ao link. Caso não saiba pode postar directamente fotos e vídeos em anexo , basta ir ao campo anexar ficheiro, escolher ficheiro e adicionar o ficheiro é mais fácil para os utilizadores do fórum. Cumprimentos.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

É a isto que eu me refiro . É só um exemplo.
Anexos
WR2.jpg
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

muito obrigado pelas respostas 1, 2 e 3

gracas a deus o azul / amarelo Rainbow coço-se só primeiro dia e agora limpa penas com bico tal como o novo numa routina sem usar patas!

esqueci mencionar a gaiola que comprei no chinês 19,90€ mas roxa.
https://www.pet4you.net/aves/alojamento ... milly.html

vou usar IMGUR para as fotos e ja corrijo links para o Q4 ;) e tenho novas perguntas que vou numerar a seguir!

grata +1 vez!
Última edição por alex_budgie em segunda, 08/abr/2019, 17:49, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

Bom dia,

O "link para share" não aparece, mas a imagem aparece. É só clicar em "anexar ficheiro" e depois "escolher ficheiro" e depois "Adicionar ficheiro".
Imagens externas acabam sempre por desaparecer...
Em relação ao comprar uma fêmea, se fosse a si não comprava porque não tem a certeza do sexo da ave mais nova. Como não fez a primeira muda a única forma de ter certeza é sexando, mas no seu caso mais vale esperar mais 2 ou 3 meses.
Em relação à gaiola não foi uma boa opção, gaiolas redondas não servem para as aves voarem, vão estar sempre no poleiro. As aves voam na horizontal e como tal a gaiola deve ser retangular em que a a parte mais comprida tem que ficar na horizontal.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

wow agradeco muito a dica da gaiola, vou comprar outra entao porque estao sempre no poleiro e em 72 horas tem mdo sair porta aberta e so confiam poleiro e voltam para a gaiola os pobres! ok vou aguardar madurecer o jovem mas o adult nao mostra interesse nemamor nem beijinhos ao novo por nao ser femea, e discutiram pelo baloiço no 1# dia. a pergunta 4 é sber se é uma periquito co um nao de poupa, na variante de texas, fallow, ou outro???
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

Bom dia,pela fotografia parece que o Maestro está a começar a ficar com a cera azul como o Rainbow . (Entenda-se como cera , o local onde se encontram os orifícios respiratórios)Confirma-se ou não? Quanto á situação da gaiola, a minha opinião é a mesma do sr José Jesus . Quanto á última pergunta não vou responder,não tenho conhecimentos suficientes para o fazer. Espere mais opiniões. Cumprimentos.
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

muito grata! de facto a cera do Maestro esta a mudar de rosa para azul claro = macho
quanto à gaiola encomendei uma maior e rectangular e só chega Sabado e ronda os 40€
comprei um bebedouro vertical e eles nao vao lá mas o basico cristal da gaiola já bebem
o mais frustrante é as barras de sementes com mel para eles fazerem o bico - nao tocam!!!
vida de aviario, só conhecem as sementes soltas da saqueta - uniforme, seco, sem cor nem cheiro
adoraram o poleiro de madeira natural em Y e nao se importam com cordagem multicolor
nao jogam com o espelho nem com o sino no topo interior da gaiola, ainda menos com o choco
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

mais 2 imagens dos rapazes

https://imgur.com/cX1hdXr - o branco Maestro é novo e curioso
https://imgur.com/KPbgewL - o azul Rainbow é idoso e medricas
Última edição por alex_budgie em segunda, 08/abr/2019, 17:35, editado 1 vez no total.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

Se a cera está a mudar para azul ,como é lógico é um macho.Quanto ao restante eles com o tempo vão habituar-se. Boa sorte com eles. Cumprimentos.
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

mais umas perguntas:

Q5 - as fezes deles tem boa cor? nao tem muito liquido - nao bebem = nao urinam?
Q6 - quando comprar a femea, tem ficar numa gaiola isolada, perto dos rapazes?
Q7 - qual o melhor livro handbook/guia sobre periquitos (portugues ou em ingles)?
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

foto das fezes para pergunta Q5:
https://imgur.com/yDuYE0c
Última edição por alex_budgie em segunda, 08/abr/2019, 18:59, editado 1 vez no total.
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

*snif snif* tenho tristeza de concluir que só conheceram um inicio de vida em cativeiro sempre em gaiola.

nunca conheceram o sossego, o contacto humano e a brincadeira de domesticação caseira, porque dão um voo à volta do salão de medo de ver um pombo a passar à janela e aterram no topo da gaiola à pápo-seco e depois escalam fachada exterior à procura da entrada para encontrar o conforto e proteção das grades e nao descem do poleiro!

mal posso esperar o primeiro kiss, quando subirem pelo braço até descansarem no meu ombro <3 como a minha Fluo (rip) fazia ao fim de 1 mês, comprada em loja de animal num centro comercial.
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

ok, vi um youtube sobre fezes de periquito, e quanto mais agua mais medo tem do 1º encontro ou estao doentes
por isso concluo que a consistencia da foto Q5 é boa, aceitavel em cor e solidez, yeahhhhhh !!!
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Q&A - Maestro & Rainbow

Se comprar a fêmea, o melhor é separar os machos,pois possivelmente vão lutar pela atenção dela. Quanto aos livros há muitos e bons escolha você ao seu gosto , tem alguns exemplares aqui no site na secção de livros.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”