JoaoRR
Mensagens: 30
Registado: segunda, 25/jan/2016, 22:35

Periquitos ingleses com "queda de penas"

Bom dia todos.

Alguns dias estive a fazer a mudança das minhas 8 crias de ingleses para o viveiro. Mas quando fui ver os últimos 3 crias deparamos que 3 três tinham falta de algumas penas.
Pensei eu que fosse atrasado no crescimento como eram as ultimas 3... Acontece que agora ja mudei uma porque ja vi os resultados das penas das costas a crescer mas as da barriga ainda um pouco lentas, mas decide passar esse para o viveiro dos outros.

Agora tenho 2 crias mas uma delas tens falhas de penas. "como e que eu explico".

- Quando a gente olha para um periquito sem lhe pegar, no inicio das asas ou seja a parte do ombro esta sem penas, em ambas as partes.
(
Deixei um exemplo de imagem onde tem as falhas) porque de momento nao me encontro com eles.

A ave ja esta completamente "jovem Adulta" e nao sei se creche penas ali. Parece que cresce e nao cresce.... Digamos que entrou na muda so na quela zona especifica...

A outra ave esta com o crescimento das penas um pouco lento.

Eu ainda nao movi estas 2 crias porque possa ser algo que se pegue e nao quero dar cabe das outras 20 que ja tenho.

Alguém tem ideia do que possa ser ou ja aconteceu algo.
Anexos
InkedPeriquito-Ingles-Branco-Filhote-para-amansar-2_LI.jpg
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquitos ingleses " Queda de penas"

Na foto não dá para perceber a falta de penas.
Os pais arrancaram as penas quando eles eram pequenos?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
JoaoRR
Mensagens: 30
Registado: segunda, 25/jan/2016, 22:35

Re: Periquitos ingleses " Queda de penas"

Nao. O problema e mesmo esse... Eles esta a desenvolver-se sem penas.

A branca o azul estam com falta de penas no iiníciode cada asa, e um pouco entre o peito e pescoço.
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Periquitos ingleses " Queda de penas"

Boa tarde, poderão ser diversos os factores que estejam a causar essa muda falsa, entre eles estão os ácaros das penas, mas pouco provável já que não são todas as aves afectadas, pode ter haver com a alimentação alguma carência que houve quando cria, que agora com a mudança da alimentação seja resolvida e pode também ser alguma situação genética que acho menos provável.
Aconteceu aqui em casa com a Tica uma mandarin, quando já estava grandinha começou a ficar sem as penas das assas, as assas partiam-se assim que nasciam, houve uma vez que até sangrou, pensamos que se trata-se de alguma mazela, já que ela é órfã mais o irmão e passaram fome. Agora que já se alimenta com as sementes proprias para eles já está boa, voa tão bem já como o irmão.
Talvez no caso dos seus piriquitos também se trate de um caso de alguma carência na alimentação, mas que com o tempo tende a resolver-se. Se não prejudicar o vôo não é tão grave, caso contrário terão que estar num lugar que lhes dê fácil acesso à água e comida.
Em caso de dúvida ou agravamento dos sintomas deve ir a um veterinário especializado em aves.
As melhoras rápidas para os seus periquitos, muito bonito o que mostrou na fotografia!🐦🌼
JoaoRR
Mensagens: 30
Registado: segunda, 25/jan/2016, 22:35

Re: Periquitos ingleses " Queda de penas"

Ola @ SZJoanaaAlmeidaSZ pelo que vejo foi desde a ultima ninhada o ultima e mais recente cria nao esta assim os 4 últimos e que estam com um ligeiro atraso nas penas...
Já estou a começar a dar suplementação para muda de penas e a levar banhos para ajudar na limpeza o que agora noto e que esta a começar a vir mas muito devagar.

Agora só mesmo com o tempo.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”