wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Periquitos Australianos

domingo, 22/nov/2009, 15:15

Boa tarde, tenho 2 duvidas acerca dos periquitos..
A 1ª é se posso/devo por aparas de madeira ou outra coisa no ninho ou deixa-lo normal, porque da ultima vez que fiz criaçao com eles saiu-me uma periquita com as patas deformadas que nunca conseguiu andar.
A 2ª é se a papa de ovo é indicada para eles ou se a papa de criaçao é melhor, porque eles têm sempre a papa da criaçao de periquito e nunca lhe tocam e hoje pus a de ovo so para ver se comiam e nao param de comer.
Obrigado e boas criaçoes.

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Re: Periquitos Australianos

domingo, 22/nov/2009, 19:11

Boa noite,quanto a 1ª pergunta e falo por esperiencia propria nunca meti nada no ninho,em relação a 2ª pergunta como nunca dou nada de papas durante a criação não posso comentar,espero que tenha ajudado mas no meu caso unicamente os pais e que tratam deles,nunca entrevenho a não ser de vez em quando dou uma olhadela para ver se as patas tem lixo pegado. 8)
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquitos Australianos

domingo, 22/nov/2009, 19:20

Hmm ok, a papa deixo na mesma a de criaçao pa nao estragar quer eles comam ou nao e quanto ao ninho é isso que tenho feito e vou continuar a fazer entao, mas tive azar entao com a cria, espero que nao me volte a acontecer.
Boa noite obrigado

cmcl
***
Mensagens: 80
Registado: quinta, 29/jan/2009, 12:51

Re: Periquitos Australianos

segunda, 23/nov/2009, 11:11

Boas

Não meter nada no fundo do ninho não implica não ter cuidado com o fundo dos ninhos. É verdade que não se mete nada no fundo dos ninhos dos periquitos, e se mete, regra geral metem tudo para fora. O que lhe aconteceu é mais frequente do que possa pensar. Se o fundo for demasiado liso, o que acontece é que as crias não conseguem segurar-se e as patas acabam por arcar. Normalmente até acontece quando os ninhos são novos, na segunda postura como já têm excrementos colados no fundo, as crias já se seguram melhor e ficam perfeitas.
Cumprimentos;
Carlos Leal

Visite: http://avesdoleal.blogspot.com
Imagem

wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquitos Australianos

segunda, 23/nov/2009, 13:07

Pois talvez tenha sido disso, porque o ninho que comprei vinha sem aquele buraco no fundo e fui eu a faze-lo para eles mas provavelmente nao estava como devia .. Mas para a criaçao deste ano mandei esse para o lixo e comprei 2 ja com o buraco no fundo, mas ainda sao novos por isso espero nao ter problemas na 1ª postura :s
Obrigado

Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Re: Periquitos Australianos

terça, 24/nov/2009, 18:18

Olá wyspa,

Quanto a colocar ou não aparas de madeira nos ninhos.. isso depende das fêmeas :wink:

Eu inicialmente NUNCA colocava nada nos ninhos, presentemente depende dos casais, pois há fêmeas que colocam tudo para fora do ninho (nessas não vale a pena), mas nas fêmeas que aceitam as aparas, se colocares algumas (só a cobrir muito ligeiramente o fundo do ninho) pode ajudar a manter os ovos mais posicionados (não rolam tanto nos ninhos) e também mantêm uma melhor higiene dos mesmos..

Se a alimentação for correcta e os progenitores não estiverem infectados com coccidiose as fezes dos filhotes são bastante secas e estas nunca aderem às penas e aos pés dos filhotes.. já tive ninhadas de 8 e 9 filhotes e todos sobreviveram e saíram do ninho com uma plumagem impecável!! tanto mais que as próprias fêmeas se encarregam da limpeza do ninho (na maioria das vezes)

Claro que as inspecções (no meu caso diárias) aos ninhos é fundamental, podemos desse modo intervir se algo correr menos bem.

Relativamente "às pernas abertas" dos filhotes, segundo a minha opinião pode ser devido a 2 factores, o 1º (conforme refere o cmcl ) é devido ao piso demasiado liso dos ninhos (aí as aparas até podem ajudar) e ainda esse problema acontece mais quando as ninhadas são compostas apenas por uma ave.. como ela não encontra "apoio" por parte dos irmãos acaba por ficar com as patinhas deformadas, o que tem um risco menor de acontecer quando há mais aves no ninho, deste modo "amparam-se" uns aos outros..

Carlos Viegas

LiNkInBoY
***
Mensagens: 121
Registado: domingo, 22/mar/2009, 16:08
Localização: Caldas da Rainha
Contacto: Sítio web

Re: Periquitos Australianos

terça, 24/nov/2009, 19:12

Em relação a primeira sou mais um a dizer que nunca pus nada no ninho.
Em relação a segunda eu ao lado dos ninhos tenho um pequeno comedouro com papa de ovo, não sei se surte o efeito para o qual foi concebido mas ao menos por falta de mimos eles não morrerão. :lol:
Sérgio Miguel - Caldas da Rainha - Psitacídeos

Os meus pássaros:
http://www.osmeuspsitacideos.enovipixel.pt

wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquitos Australianos

terça, 24/nov/2009, 19:14

Muito obrigado pela explicaçao Sr.Carlos Viegas, sendo assim vou por as aparas e se a femea nao as quiser que as ponha fora e ja sabia de 1 razao para os meus periquitos terem as fezes pastosas porque os pais nunca tinham sido desparasitados interna e externamente e este ano ja lhes dei o tratamento de desparasitantes e de vitaminas e para alem disso essa tal periquita era a unica que nasceu daí a tal desamparaçao que o senhor disse.
Quanto a mexer nos ninhos só costumo mexer quando a femea esta la fora porque ela e muito irrequieta e faz um grande espalhafato dentro do ninho podendo danificar os ovos ou aleijar os filhotes.
Por ultimo a minha periquita ja esta a dormir no ninho por isso deve estar mesmo a por ovos e espero ter mais que um filhote para se ampararem e que corra melhor que no ano passado, e boa sorte para si com os personatas.
Um abraço

wyspa
****
Mensagens: 401
Registado: domingo, 23/ago/2009, 23:07
Localização: Cascais

Re: Periquitos Australianos

terça, 24/nov/2009, 19:15

Pois os meus á papa de criaçao deles nem lhe tocam, á papa de ovo dos agapornis limparam um comedouro num dia lol

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”