Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Sim, tem entre os 18 um e o outro 20 :)
O criador disse que era canela ;) O outro é azul.

Sim, eu vou colocando fotos aqui, também para partilhar a experiência :D
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Sofia-Fonseca Escreveu:Eu sigo-me pela regra: 1ml+- de papa por hora de intervalo entre papas. Ou seja, a cria tem <25 dias, terá que papar 4X ao dia. Logo darei 6 a 8ml. O aumento da quantidade de papa vai sendo progressivo). Ao papar 8ml, a cria está com cerca de 35 dias e começo a dar 3X ao dia. Vou novamente aumentando progressivamente até papar 12ml. 13ml é o meu limite!
Depois de uns dias onde tudo corria bem, chegou o primeiro dia difícil... O canela não comeu quase nada hoje na hora do almoço. Papou só 2,5ml. Depois começou a abanar a cabeça (como quem não quer mais) e depois de eu "forçar" um pouco, ele deitou para fora... Não sei de devo forçar até ele comer o que é recomendado ou não... Preciso mesmo de ajuda :?

Já o azul, esse só quer é comer :wink:
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Ai céus...eu não quis dizer nada para não alarmar desnecessariamente,mas pela fotografia percebi logo que esse pequenote não estava em boa forma.

- Vera,trate de separar já esses dois.
- Se usar a mesma seringa para os dois,alimente primeiro o azul e depois esse.
- Quando for dar a papinha ao canela,acrescente mais um pouco de agua quente,OU faça à parte da essa cria a diluição de 1 de papa + 2,5 de agua.
- Compre na farmácia Mycostatin e pode dar aos dois 1 gota por cada 10ml de papa. Dizem que o ideal é dar a gota no bico 15 minutos antes da papa, mas eu misturo mesmo na papa e guardo o frasco no frigorífico.
- Siga a minha regra noite e dia,à noite aumente uma hora no intervalo.Ou seja,se comeu 2.5ml volte a dar daí a 3 horas (4 à noite). Não force,pois a cria pode não estar a querer engolir e ao respirar vai aspirar tudo para os pulmões. Coloque o bico da seringa fora do biquinho, se ele abrir o bico deixe cair as gotas de forma a escorrer bico abaixo para cima da língua.
- Pese-os todas as manhãs à mesma hora e aponte a quantidade de comidinha que comem, a esse aponte a quantidade que come todas as vezes para não "perder o norte"...

Outra coisa que depois deverá ver, consistências das fezes. Devem ser tipo um tubinho enrrolado e à volta liquido transparente. Não devem cheirar mal, quanto muito um cheiro a cereais. Se apresenta umas fezes tipo papa como se não tivesse sido ingerida, e se tiverem um cheiro enjoativo é porque andam aí bactérias. Espero que não sejam salmonelas.

Vá dando noticias.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Sofia-Fonseca Escreveu:Vá dando noticias.
Em principio as noticias são boas, mas continuo preocupada... Ontem, tanto de tarde como a noite o canela já comeu como devia. Hoje de manha também. Será normal ele não ter comido nada bem ontem ao meio dia, e agora já estar a comer novamente bem? Vi as fezes que fez, e é como disse a Sofia, em forma de tubo enrolado e tem um liquido a volta, e também não têm nenhum cheiro. São iguais as fezes do azul.
Mesmo assim, fiz o que disse, separei-os e hoje já comprei o medicamento para dar na hora do almoço.
Em relação a seringa com que dou a papa, eu uso uma diferente para cada um, porque normalmente encanto eu alimento um, o meu marido alimenta o outro.
Fiquei bem assustada ontem :( Espero que corra tudo bem... Vou ver se lhes tiro umas fotos hoje para ver o desenvolvimento deles...
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Ótimo! :lol:

Pode ter sido só uma indigestão. Eles têm isso muito isso, acho que é da mudança de alimentação...
Dê o mycostantin 1X ao dia durante 3 dias só pelo sim, pelo não, depois pode dar 2 a 3 X por semana. Este medicamento tem-me sido recomendado por vários criadores quando lhes exponho alguns problemas, até criadores de grandes papagaios e araras usam. No inicio eu tinha receio, mas agora uso sem medo.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Obrigada Sofia, fico um pouco mais descansada :)
Sim, vou dar a medicação, mais vale prevenir ;)
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Apesar da medicação, o canela não aguentou... :cry: :cry:
Nem sei que diga, estou mesmo em baixo em relação a isto...

O que poderá ter levado a esta situação? Será que já veio assim do criador, ou poderá ter sido qualquer outra coisa?
Sofia-Fonseca Escreveu:Ai céus...eu não quis dizer nada para não alarmar desnecessariamente,mas pela fotografia percebi logo que esse pequenote não estava em boa forma.
Como conseguiu ver na fotografia que ele não estava bem, para que eu possa (tentar) ver também?

Em relação ao azul, eu dei-lhe a medicação também, para prevenir... Ele parece-me bem. Come muito bem e é muito enérgico.
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

:( Lamento muito. Sei o quanto é triste passar por essa situação. :cry: :cry:

Tirei algumas fotografias dos meus para tentar mostrar alguns detalhes.
Na primeira foto realcei os pontos que notei no canela:
- Penas eriçadas com tamanho para ave com 22 dias
- Tamanho do corpinho dava ideia de ser muito mais novo do que o tamanho das penas indicava.
- A "pálpebra" parecia não estar toda aberta, tipo o olho parecia o olho de um pequeno com uns 15/18 dias.
- Dá ideia de uma palidez à volta do olho e de uma face magra/um pouco encovada.
3.png
Na segunda foto temos as idades da esquerda para a direita: 21, 23 e 24 dias. Note a robustez da cabecinha e o quanto redondinho é o olho.
1.jpg
E se no futuro preferir jogar pelo seguro e preferir criar uma cria com mais alguns dias, eu guio-me pelo tamanho das penas do rabito:
- 20 dias canas
- 22 dias um pelinho a espreitar
- 24 dias uns 3mm de pelinho
2.jpg
Lamento não poder ajudar mais.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Sim, a tristeza é enorme, porque com muitos ou poucos dias, nós ganhamos carinho pelos pequeninos e depois é complicado... :cry: :cry:
A Sofia tem ajudado imenso! E eu agradeço-lhe muito por isso!
Ao ver as suas fotos, realmente a diferença é notória... Se eu tivesse mais experiencia, poderia ter ido a tempo ainda com a medicação... :(
A dica das penas do rabo é muito boa :)
E deixe-me dizer-lhe k são lindos esses 3 pequenotes! :)
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Isso do ir a tempo... é complicado... Muitas vezes vi os sintomas irem chegando a pouco e pouco, fui atacando com o que sabia e mesmo quando não sabia, passei horas a pesquisar na net e a perguntar a criadores, a pedir ajuda a testar chás, remédios caseiros, antibióticos... Assim de repente posso dizer que apenas 60% se safaram (dos que adoeceram). É muito triste!

O mais novo destes 3 pequenotes ainda o deixei no ninho mais uns dias, tirei ontem os outros dois. Estou muito contente pois são os primeiros do meu casalinho de azuis.

Quando puder tire umas fotos ao azulinho.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Pois, acho que as vezes, por mais que tentemos "cura-los", não o conseguimos... Cheguei a perder alguns canarios, e as vezes de maneira tão subita que nem dá para imaginar...
Hoje quando cheguei a casa o meu marido (depois de ver como eu tinha ficado) tinha-me esta "prendinha".
Deixo as fotos do azul e deste novo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que acha, parece-lhe que estão bem?
Como lhe disse, dei o Myconstatin ao azul e vou dar tb ao arlequim.
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Estão os dois muito lindos! :D

Pode dar como preventivo 2 ou 3X/semana.

Agora vai correr tudo bem :D
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Obrigada Sofia :)
Espero que sim, que corra tudo bem :)
Vou dando noticias ;)
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Bom dia,
Preciso de ajuda... O Azul hoje não comeu como deveria... Comeu só 4ml... Ele continuava a pedir papa, mas não abria o bico, e quando abria, deitava tudo para fora... As fezes dele estão liquidas e não em tubinhos, mas não cheiram mal... Ele parece-me bem, mas eu não sei... :? O que lhe parece pela foto?

Imagem
Vera Ferraz
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Ele nesta fotografia parece abatido, mas não percebo se aquela pálpebra tapa o redondo do olho, ou se é ilusão de ótica devido ao ângulo.

Espreite o "rabinho" (cloaca), está obstruído? Se sim, humedeça com agua morna e limpe.

A barriga está inchada? Passe o dedo sobre o peito desde o papo até à cloaca. Vai sentir o papo, depois o osso do peito e quando chegar à barriga esta não deve dar a sensação de estar endurecida e inchada. Espreite a cor da barriga, deve ser toda da mesma cor rosada. Diga-me se nota alguma mancha mais escura do lado esquerdo Ou se se notam as entranhas escurecidas. Ao passar o dedo no peito, de ambos os lados desse osso (esterno ou quilha) sentem-se os músculos. Se sentir o osso muito afiado a ave está a emagrecer e aperder massa muscular tem que agir rapidamente.

Tem reparado se o papo esvazia bem antes de dar a próxima dose? Papa acumulada faz desenvolver bactérias e fungos, mas o Mycostatin previne isso... Não sei se lhe tem dado diariamente, ou com intervalos...

É tão novinho para dar antibiótico :( devem ser salmonelas...

Se quiser arriscar dar antibiótico, procure o Zooserine. Esmague 1 comprimido e dilua em 1 ml de papa e dê-lha bem morninha. De seguida dê o restante de papa... Faça a papa um pouco mais liquida 1 para 2.5 (ou 3!) de agua.

A temperatura é importante! Tem medido?

E o peso, tem registado? Se sim notou perda?
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”