Catarina F.
Mensagens: 22
Registado: terça, 14/abr/2015, 17:26

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Espero que corra tudo bem com ela, tenho-a a uma semana e já me afeiçoei imenso a ela, carinho e dedicação não lhe falta mas infelizmente só isso não chega. Se puder e souber podia me responder sobre as outras questões que coloquei. sobre a sexagem e desparasitação. em que altura já se pode brincar com eles sem receio da temperatura? só quando tiverem com as penas todas?
Obrigado
catarina
Avatar do Utilizador
Veralof
***
Mensagens: 123
Registado: sábado, 26/abr/2014, 18:25
Localização: Gondomar

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Está com boa "cara" :)

Em relação a sexagem, eu faço na stabvida. Assim que ele tenha o corpinho completamente cheio de penas, eu costumo fazer as sexagens. Mas há quem faça mais tarde...
O mesmo acontece com as brincadeiras com ele, assim que tenha as peninhas já pode brincar com ele "a vontade". Eu sou da opinião que cada um é cada um, nem todos desenvolvem da mesma maneira, logo é dificil dizer a nivel de dias quando deve brincar com ele ou não. Mas você vai reparar, porque ele vai dar-lhe todos os sinais, ele vai começar a querer explorar tudo (são muito curiosos lol)! E ai é que você lhe deve dar toda a atenção do mundo, porque é nessa fase que eles se afeiçoam mais a nós. Brinque com ele e habito-o ao barulho, para que mais tarde ele não se assuste por tudo e por nada.
Depois ele vai começar a bater as asas, e pouco tempo depois vai começar a bicar em tudo :) nessa hora pode começar a fazer o desmame. É das fases mais engraçadas, quando eles começam a dar voos pequeninos lol
O primeiro é sempre mais dificil (e eu que o diga...), mas o seu esta bonito, e espero que corra tudo bem.
O criador disse-lhe qual era a mutação dele?
Vera Ferraz
Catarina F.
Mensagens: 22
Registado: terça, 14/abr/2015, 17:26

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Desculpae a minha ignorância mas sou mesmo novata nisto. A mutação é a cor? Se for disse q ñ sabia o irmão era azul. Mas confesso q estou ansiosa por saber como ele irá ser. Ele agora no fim de papar quer sempre vir um pouco ao meu colo e sobe e fica quietinho a piar e a olhar para mimpor vezes dorme por breves instantes. É mt boa a experiência. Quanto a desparasitadesparasitação quando devo fazer e como?
obrigado.
Catarina
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Não precisa de desparasitar... se puder fazer acompanhamento no veterinário ele dirá quando e se realmente é necessário.

Quando ele tiver uns 6 meses pode levar a um vet de exóticos uma amostra de fezes e pede o exame coprológico, eles vêem ao microscópio se tem parasitas.

A mutação é a ''cor'', chama-se mutação porque a natureza só fez roseicollis verdes de face vermelha e rabo azul, mas por vezes atrapalhou-se e modificou essas características. Isso é uma mutação. Em cativeiro os humanos separaram essas aves mutadas e cruzaram umas co outras e por isso hoje em dia temos uma palete à nossa disposição.

Esse bebé é arlequim e Turquesa ou AquaTurquesa.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Catarina F.
Mensagens: 22
Registado: terça, 14/abr/2015, 17:26

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Bom dia
o meu roseicolli deve de estar com 37 dias. Ainda não ofereci sementes estava a pensar fazer isso no fim de semana, não sei se é correcto. Também tenho a terminar a papa e queria mudar para a nitribaird não sei se é assim q se escreve peço desculpa. Já vi na net 19 e 21. Qual delas é melhor? Como faço para fazer a habituação de uma papa para a outra?
eu ainda o tenho numa caixa com botija de agua quente com esta idade já o posso retirar a botija e ele estar a vontade ou é melhor aguardar até aos 45 dias?
Obrigado!
Catarina
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Sobre a botija se ele estiver dentro de casa não necessita de mais nada com 37 dias, nos pais estaria quase a sair do ninho.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

A papa chama-se Nutribird A21 da Versele-Laga e quanto a mim é a melhor, para fazer a habituação é fácil, trocar para melhor não custa a ninguém, se é que me faço entender ;)

Ofereça-lhe a A21 ele simplesmente vai gostar e comer..

Botija de água quente já não necessita pelo menos durante o dia, à noite se quiseres meter por "descargo de consciência" também mal não vai fazer..

Quanto às sementes e água vai introduzindo a partir dos 40 dias.. Que era quando ele ia começar a voar e sair do ninho para procurar comida com os pais.

Coloca umas fotos se for possível, para vermos como está. :)
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Ruben, não é bem assim...

Não sei se tem cãe ou gatos... mas se tem o que é para si a melhor ração:
- Eukanuba
- Friskies
- Marca branca

Portanto, na minha opinião a Nutribird é o equivalente à friskies, eu prefiro dar Zupreem ou Pscittacus, estas sim estão no topo das melhores.

Quanto a mudar de marca, é preciso muito cuidado tem que se fazer a habituação à papa, vai-se misturando 50% de cada durante uns dias antes de passar para a nova. Mudar de uma toma para a outra pode trazer complicações digestivas GRAVES!

Se a ave já está tapadinha de penas exteriores, não precisa do aquecimento, apenas uma toca para se enfiar e ficar aconchegada.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!
Catarina F.
Mensagens: 22
Registado: terça, 14/abr/2015, 17:26

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Na loja onde vou tem a nutribird e a outra de marca espanhola que estava a dar. Como a estou a terminar é q optei por ir comprar esta. Penso pelo li ser melhor que a anterior. Espero!!!
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

O melhor seria manter a mesma marca de papa para não sujeitar a ave a ter problemas gastrointestinais ou não consegue arranjar a mesma?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Catarina F.
Mensagens: 22
Registado: terça, 14/abr/2015, 17:26

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

quando passo na loja esta encontra se fechada hoje como é feriado encontra se igualmente fechada. E afinal ñ é a nutribird a21 e sim a19. Dei-lhe a pouco misturada com um resto da outra papa
ele comeu-a bem, mas agora tem estado a piar de uma forma estranha. O que me deixa preocupada. É nutribird A19 Porque era a que havia noutra loja. Como não sei se a loja que se encontra fechada vai abrir no fim de semana trouxe esta que havia. E também a papa que ele estava a comer nenhum de vós conhecia e andava com receio de ñ ser a apropriada e q ñ lhe desse o q ele necessitava para ser saudável. Agora esta vou pesquisar e vejo q ñ era apropriada para ele e sim para aves maiores. Só espero ñ estar a fazer uma grande asneira.
É normal ele estar a uns dias sem aumentar ou diminuir o pes? Eles chegam a um limite que edtabelizem o peso? Ele está com 47g e tem a volta dos 38 dias.
Obrigado
Catarina
Avatar do Utilizador
Sofia-Fonseca
****
Mensagens: 452
Registado: terça, 28/mai/2013, 22:21
Localização: Azeitão
Contacto: Sítio web

Re: Criação à Mão de Roseicollis [dúvidas]

Com esse esse peso está ótimo, agora quando desmamar vai perder uns 5Gr mas não é preocupante, depois recupera. Como mudou de papa esteja atenta a alterações. Se nada ocorrer, tudo bem.
Sofia Fonseca
http://www.facebook.com/sofiarcfonseca -> Visite e encante-se!

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”