Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Nova aquisição - Timneh (fotos & vídeo) e Cacatua Alba

Finalmente, concretizei um sonho de muitos anos. Sempre quis ter um Papagaio Cinzento Timneh mas sempre considerei faltar-me experiência e maturidade para uma ave tão inteligente e em que tanta coisa pode correr mal, tanto a nível de domesticação como a nível de equilíbrio emocional da ave em si. E, claro está, Papagaio Timneh é muito menos comum que um Cinzento do Congo.

Mas, finalmente, decidi-me. E lá veio o Simão, uma ave com 3 meses, excelente porte muito equilibrada e, a cada dia que passa, mais dócil. Ainda está a uma/duas papas por dia mas tem sido uma experi~encia espectacular de facto.

Aqui têm umas fotos :wink:
image4.JPG
FullSizeRender.jpg
image1.JPG
image3.JPG
image2.JPG
E pronto, está apresentado!
Última edição por mafa_loureiro em segunda, 20/abr/2015, 16:20, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Nova aquisição - Timneh

Nem conhecia a espécie, visualmente é bastante diferente do cinzento do congo.
Em termos de inteligência também há diferenças?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh

Boa tarde

Visualmente, é praticamente idêntico, um pouco menor, o vermelho da cauda é mais escuro, assim como o cinzento das penas e a cor mais clara da parte superior do bico. Mas tem que ter em conta que é uma ave muito jovem, só podendo ser comparada com Cinzentos do Congo de idade idêntica. Este também sofrerá alterações até à idade adulta em termos visuais. Pessoalmente, nunca tinha visto um Timneh "ao vivo" até ir buscar este, mas ele encontrava-se com uma dezena de bebés cinzentos do Congo, da mesma idade e no mesmo local, e posso assegurar que são bastante parecidos visualmente e em comportamento.

Em termos de inteligência, é considerada idêntica. Mas considero que estes têm qualidades que os do Congo não possuem e, por isso, sempre procurei esta espécie e não a mais comum e conhecida.

Mesmo agora, não foi fácil encontrar.
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Nova aquisição - Timneh

Eu não acho nada idêntico ao do congo, nota-se bem as diferenças, mesmo para quem nunca viu esta espécie, mas está habituado a ver a do congo.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh

Como disse, está a olhar para uma ave bebé, um Congo bebé também é bastante diferente. Basta pesquisar e verifica que são bastante idênticos sim.
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Nova aquisição - Timneh

Pesquisar foi a primeira coisa que fiz e para mim são aves bastantes diferentes, dá para distinguir bem uma da outra, mesmo não vendo o rabo por exemplo. Mas percebo o que quer dizer.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos)

Deixe-me dar os meus parabéns pelo seu exemplar belissimo :D , por acaso ja conhecia a especie atraves de pesquisas que realizei mas nunca vi á venda, será que me pode dizer onde adquiriu a ave?
E mais uma vez parabens pela ave.
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos)

Primeiro que tudo, sim, são bastante parecidos visualmente. Mesmo eu, que conhecia há anos em teoria mas nunca tinha visto ao vivo, fiquei surpreendida: foi difícil encontrar o meu Timneh em tantos papagaios cinzentos, não fosse o bico e a criadora, ainda lá estaria. O meu ainda tem muito pouco vermelho dada a idade e os do Congo que viviam com ele, tendo a mesma idade, idem. O vermelho que está a aparecer até é bastante vivo e, dado o tamanho dele, grande para Timneh (segundo aquilo que fui pesquisando ao longo dos anos), não fosse o bico, estaria na dúvida. Mas, as diferenças físicas não me afectam, eu gosto desta espécie pelas diferenças comportamentais e temperamentais. Senão teria um do Congo, que basta ir ao OLX e existem "às paletes" além de conhecer quem crie. Mas eu nunca quis um Papagaio cinzento do Congo. E sim, posso dar o contacto da criadora mas acrescento que já vendeu os bebés Timneh e, segundo ela, nunca sequer os anuncia, assim que se sabe que ela tem acaba por ter logo compradores e são logo vendidos. Para encontrar o meu, tive de colocar anuncio de procura em diversos locais...

Mas posso dar o contacto por MP de qualquer forma, basta que me contactem...
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
ruileote
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos)

Boa tarde,
Quais são as diferenças comportamentais e temperamentais entre as duas espécies?

Obrigado
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos)

As diferenças são algumas. São mais vivaços, menos nervosos, mais independentes, conseguem estar sózinhos durante o dia desde que tenham com que se entreter, interagem bem com toda a família ainda que tenham um humano preferido, desde que bem socializados desde cedo e também reagem bem a estranhos. Existem muito menos casos de se depenarem devido ao stress, mudanças de rotina ou tristeza. São mais divertidos na minha opinião, gostam de interacção, de brinquedos novos. Os do Congo são mais sossegados e ao ver o meu no meio dos outros, realmente devia ser um aborrecimento para os restantes!

Também são mais pequenos o que,segundo alguns sites, significa que requerem uma gaiola menor. Neste ponto ,discordo, quando vi o meu no meio dos outros, todos com cerca de 3 meses logo com o porte praticamente de adulto, percebi que a diferença é pequena, por isso, acho que a gaiola deverá ter o mesmo tamanho de a de um cinzento. Claro que deverão existir Timneh de porte menor. Tive sorte porque o criador do Simão é de facto excepcional, ver as aves e as condições em que se encontram são "colírio para os olhos".

Claro que, cada ave tem a sua própria personalidade, o meu tem estas características e tem muita personalidade. Chegou a ser separado dos do Congo porque "batia" em todos, principalmente se acompanhado da irmã. A nível de inteligência são iguais, o meu aprende muito rápido, algumas coisas demasiado até :).

Estas foram sempre as razões que me fizeram procurar um Timneh e não um do Congo. Fisicamente, a nível de inteligência e apego são semelhantes mas estas pequenas diferenças eram, para mim, importantes. Afinal é uma ave com grande longevidade, convém que se adapte em pleno aos horários e rotinas de uma família e que se adapte a todos os seus membros sem desenvolvimento de problemas comportamentais.
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos)

Um artigo muito interessante e, curiosamente, com um Timneh e não um Congo nas fotos :).

http://www.parrotmag.com/index.php?opti ... e-of-greys
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos)

Coloco também um vídeo do Simão na hora da papa. Actualmente está sómente a uma papa por dia. Nem tanto porque precise, mais por mimo mesmo... Já come bem por ele próprio: granulado, sementes, frutos secos, etc.

Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos & vídeo)

Aqui vão umas fotos do Simão, já completamente desmamado:
image1.JPG
image2.JPG
image3.JPG
image4.JPG[/attachment [attachment=0]image5.JPG
]
Anexos
image5.JPG
image4.JPG
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos & vídeo)

Muito bonito.
Já fala muita coisa?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Nova aquisição - Timneh (fotos & vídeo)

Ainda só tem 5 meses e, tipicamente, é muito tímido. Ou seja, se julga que está sózinho em casa, já vai palrando sons e com diversas entoações. O que se torna engraçado porque o tom de voz dele é muito grave/grosso comparado com os ruídos que faz habitualmente, quase parece voz de homem. Nas primeiras vezes, até me assustei e custou-me a associá-los a ele, até porque se ouve alguém, cala-se logo. mas nota-se que já está nos treinos :lol: ás vezes escapa-lhe um "olá" mas até ele fica surpreso quando acontece :D.

Mas é uma ave muito inteligente de facto. Não é uma fama infundada. Muito exigente ao nível de atenção e de relacionamento.
Cumprimentos
Mafalda
Imagem

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”