AnaDinis
Mensagens: 4
Registado: sábado, 16/mai/2015, 17:06

Caturra bebé a ser criada à mão - pais morreram [dúvidas]

Boa Tarde
Há anos que tenho caturras e na terça-feira passada começaram a morrer todas. O viveiro estava cheio de piolho e matou cerca de 5 caturras. Agora fiz o tratamento e já está tudo bem, mas morreram uma femea e um macho que estavam a criar, deixando um bebe que, segundo as minhas contas nasceu na segunda-feira dia 11 de Maio pois ajudei o pequeno a sair do ovo. Agora estou a cuidar à mão desde quarta-feira(quando os pais morreram, fomos logo ao viveiro para garantir que não havia bebes, mas havia). Estou a dar-lhe uma papinha própria, aconselhada pela dona da loja de animais, o Pretty Bird 19/8, esterilizo tudo antes de dar a papinha e faço-a com água fervida.
O que me preocupa é : ele ganha algum ar no papo, o ar fica por cima e a comida por baixo, faz duas bolsas de ar atrás das asas quando acaba de comer, mas quando está a ficar com o papo vazio o ar desaparece todo! É normal? Ele come muito bem, puxa a comidinha e tudo!
Depois, ele anda muito, mas arroja com a cabeça, parece que não tem força para a segurar, hoje parece que está muito melhor que ontem, também é normal??
Noto também que ele agora se senta e sopra, faz um barulhinho que não fazia, também é normal?
Começou a abrir um pouco os olhos ontem e hoje continua.
Peço desculpa por tantas dúvidas, mas não sei se estou a fazer tudo bem pois nunca me aconteceu tal coisa!
Obrigada
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: caturra bebe

Sim as bolsas de ar nas costas é normal é o papo ao dilatar faz esses 'bolsas' de ar , quanto mais comida deres menos ar fica eu 'guiava-me' exactamente por essas 'bolsas' para dar comer aos meus.
Quanto ao não segurar a cabeça perfeitamente normal, é como um bebé com 1 mês...
Quanto à papa que forneces nunca ouvi falar dela e duvido um pouco da qualidade da mesma, e pelo que vi na net parece mais indicada para psitacideos de grande porte, araras, papagaios cinzentos, cacatuas etc..
A papa que te aconselho é Nutribird A21 da Versele-Laga. Custa cerca de 10€ em boiões de 800gr(Dá perfeitamente para criar esse pássaro à mão e ainda te sobra para futuras eventualidades.)


Espero ter ajudado,
Cumprimentos
AnaDinis
Mensagens: 4
Registado: sábado, 16/mai/2015, 17:06

Re: caturra bebe

Vou procurar essa papa então! Muito Obrigada!
Sobre as bolsas de ar atrás, quando elas aparecem é porque devo para de dar comida?
Muito Obrigada pelo esclarecimento!

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”