patriicia
Mensagens: 1
Registado: domingo, 09/ago/2015, 12:05

Devo arranjar companhia para caturra?

Boa noite :) Venho por este meio pedir ajuda para o problema em que me encontro.

Há cerca de 5 anos comprei uma caturra (fêmea) a uma colega que fazia criação. Essa caturra esteve na família desde cedo, sendo ela cheia de personalidade, adorada por todos, tratada com todo o cuidado.. Gostava tanto de nós como nós gostávamos dela.
Pouco tempo depois de a termos, talvez um ano e pouco, encontramos uma caturra (fêmea) na rua.. Colocamos avisos pela internet e pela zona, e não havendo sinal de dono ficamos com ela.

Desde cedo se notou que a tal caturra apanhada da rua estaria habituada a ter companhia, pois seguia e era meiga para a que já cá estava em casa. Os anos passaram e as duas fêmeas davam-se bem e habituaram-se uma à outra. Passavam o dia com o meu pai, o mais adorado por elas, onde quer que ele fosse dentro de casa, elas estavam sempre ao ombro dele.

Este ano o pior aconteceu.. A caturra que estava connosco desde nova acabou por desenvolver uma deficiência em que o corpo não absorvia cálcio (colocámos uma pedra de cálcio à disposição na comida e ainda fizemos calcio em agua e vitaminas).. A minha caturra acabou por falecer depois de tentar colocar um ovo mole e os órgãos saírem para fora (ainda foi feita cirurgia, mas no dia seguinte ela não resistiu). :cry: ficámos numa grande tristeza, pois perdemos um membro da familia :(

Agora só temos a caturra que apanhamos na rua, que é extremamente meiga para nós e para o meu pai em especial, e, apesar de passar os dias inteiros com ele, isola-se muito durante o dia e anda muito tristinha.. O meu pai irá voltar a trabalhar em breve, e custa-me imenso vê-la tão triste..

Já pensei em tentar arranjar uma companhia para ela, acham que seria o melhor? De qualquer das formas, depois do "trauma" que passámos com a outra femea, penso que gostávamos mais de arranjar um macho..

*Esqueci-me de referir que a caturra encontrada na rua pouco tempo depois de estar cá em casa começou a arrancar as penas, já fez tratamento mas o problema persiste.. e depois da morte da amiga temo que tenha piorado ainda mais.. (nós fizemos um genero de um "casaco" para tentar evitar que ela arranque as penas e agora só arranca as penas nas asas).. Não se preocupem, pois ela não está sempre com o tal "casaco" , estamos sempre a tirá-lo, e não a impede de se movimentar nem de voar, apenas proteje, e também não é feito com material quente.

Espero por alguma sugestão e agradeço desde já qualquer ajuda e opinião :)
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Devo arranjar companhia para caturra?

O melhor mesmo é arranjar um macho novo e ir aproximando os 2 aos poucos com cuidado.
Ela arranca as penas por stress e/ou desgosto.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Devo arranjar companhia para caturra?

Bom dia. Em relação à pergunta principal, eu acho que deva sim arranjar-lhe uma companhia. Em relação à caturra arrancar as penas, deve ser melhor arranjar um método que faça com que ela deixe de as arrancar.

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”