inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Criar periquito à mão [dúvidas]

Boas pessoal,

Eu sempre gostei muito de periquitos e decidi criar um à mão que está dentro do ninho. Já tem as penas todas, deve estar quase a sair de lá. Queria saber como o posso criar, o que devo de fazer para ser bem sucedido.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Mas quantos dias tem? Se for como diz, que está quase a sair do ninho então já é muito grande para criar à mão, não se vai habituar à seringa. Tire uma foto das crias.
Para o criar à mão, como ele já está bastante desenvolvido, não deve necessitar de nenhuma lâmpada para aquecimento, como tal necessita de comprar papa própria para o alimentar, seringa e um caixa onde o colocar, ah, e disponibilidade para o alimentar de 3 em 3h.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Boas de momento do tenho esta cria no ninho
Anexos
20160203_175828.jpg
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

No meu ver já é demasiado grande para criar à mão, mas é uma questão de tentar a ver se a consegue alimentar.
A cria tem sempre assim as patas ou foi coisa de momento?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Boas e isso que me preocupa ela ter as patas assim não sei se será alguma deficiência ou se será por ser pequeno ainda. O que me aconselha fazer
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

As patas ficaram assim por falta de cálcio ou falta de apoio para as patas, ou até porque as outras crias calcavam o irmão.
De qualquer das formas agora não há nada a fazer, a não ser que leve a um VET, se fosse mais cedo e coloca-se uma espécie de tala nas patas elas iam ao sitio, agora já é tarde para isso.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Boas este era o único que nasceu . você tem 100% certezas que sairá deficiente ou o passar o não tem forca deficiente para se levantar . sempre tive cria ao e nunca aconteceu isto
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Já tentou pegar nele e ver se ele se segura de pé? Pode fazer criação à imenso tempo e sempre saírem saudáveis. Mas esta pode ter vindo num momento de fragilidade do casal. Coisas que acontecem.
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Este casal so iniciou a criação este ano e este é a segunda cria que sai deste casal ou tentar experimentar a ver se ele fica de pé
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Um periquito dessa idade basta fazeres festas e andares com ele na mao que fica mansinho. Ja tive montes deles assim e ate andavam na rua a voar e voltavam para mim.
Esse problema resolves facil. Metes uma anilha de encaixe em cada pata e atas uma linha a cada anilha de modo a que as patas fiquem numa posicao normal. Fornece calcio e vitaminas e com o tempo e crescimento vai ao sitio .
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Boas ja tive com ele na mão e ele ainda não se consegue levantar e as patas já tentei as meter por baixo dele direitas mas ele comeca.logo a mexer se é as patas ficam logo como esta na foto e ele por baixo ainda não tem as penas todas
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

O ser cria única também pode ser a razão para ter ficado assim com as patas, provavelmente o piso do ninho escorregava e como não tinha irmãos onde se amparar acabam por ficar com as patas assim, já me aconteceu com crias em que só tinha uma no ninho, mas como reparei cedo deu para resolver, o seu na minha opinião nunca vai ficar normal.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Vou tentar fazer o que aqui me disseram e vou ver se resolve a outra cria que tive anteriormente também era só uma e não tem nenhuma deficiência
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Claro que uma vez não é vez, pode ser uma conjugação de factores, de qualquer das formas nas próximas ninhada fique mais atento.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
inicianteaves
***
Mensagens: 186
Registado: sexta, 30/jan/2015, 00:36

Re: Criar periquito à mão [dúvidas]

Sim erei ficar mais atento mas o problema é que só metem um avô de cada vez logo irá nascer ao uma cria

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”